quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Expectativas 4º ano

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM LÍNGUA PORTUGUESA – 4º ANO
Considerar o quadro de gêneros indicados para o 4º ano
  • Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas justificando suas respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as falas anteriores bem como respeitar a sequência temporal e causal;
  • Apreciar a leitura feita pelo professor como: curiosidades, verbete de enciclopédia infantil, carta, bilhete, manchete, notícia, conto tradicional; diagrama/explicação; para adquirir comportamento leitor e apropriar-se da linguagem que se escreve;
  • Ler, com ajuda do professor, textos para estudar os temas tratados nas diferentes
  • Reescrever e/ou produzir textos de autoria, com apoio do professor, utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero; fazer rascunhos, reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão temática quanto para melhorar outros aspectos – discursivos ou notacionais – do texto;
  • Compreender e construir regras de ortografia de acordo com a natureza regular dos erros trabalhados;
  • Segmentar o texto em palavras, bem como as palavras na passagem de uma linha para outra;
  • Pontuar final de frases e usar inicial, maiúscula, paragrafação, elementos de uma numeração, passagem do discurso direto, em razão das restrições impostas pelos gêneros;
  • Fazer uso da regra geral de concordância verbal e nominal.
MATEMÁTICA – 4º ANO

  • Ler, escrever, comparar, ordenar e localizar em intervalos, números naturais escritos com 4 ou 5 dígitos, pela interpretação do valor posicional de cada uma das ordens;
  • Ler e representar números racionais na forma decimal, principalmente em situações que utilizem o sistema monetário;
  • Resolver oralmente ou por meio de registro escrito, o procedimento de solução de uma situação-problema, estabelecendo comparações com os procedimentos desenvolvidos pelos colegas da classe, reconhecendo que um mesmo problema pode ser resolvido por diferentes estratégias;
  • Experienciar estratégias de verificação e controle de resultados utilizando cálculos mentais, estimativas e calculadoras;
  • Descrever, interpretar e representar a posição de uma pessoa ou objeto no espaço, pela análise e construção de itinerários;
  • Identificar planificações de alguns sólidos geométricos como: cubo, cone e paralelepípedo;
  • Reconhecer medidas de tempo como: ano, década, século;
  • Pesquisar jogos de diferentes nacionalidades

CIÊNCIAS NATURAIS – 4º ANO

  • Identificar origem e processos de produção de alimentos industrializados e não-industrializados, com base nas embalagens e outras referências;
  • Reconhecer que todos os produtos consumidos são uma combinação de materiais (plástico, borracha, madeira, tintas, metais, vidros), tecnologia e também de trabalho humano;
  • Compreender a necessidade do tratamento de água e seu diário na manutenção da vida;
  • Perceber a importância de alimentação saudável para o corpo, visando o desenvolvimento biopsicosocial;
  • Perceber a higiene pessoal como desenvolvimento da responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com o espaço que habita;
  • Construir e relacionar diferentes poluentes oriundos da relação humana com o meio e os problemas para a saúde local.

HISTÓRIA – 4º ANO

  • Organizar dados históricos compreendendo padrões de medida de tempo (calendário...), entendendo a ordenação temporal do seu cotidiano e comparando acontecimentos a partir de critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
  • Participar de situações e vivências integrando os diversos estudos sobre as relações estabelecidas entre presente e passado, entre o local, regional, nacional e mundial;
  • Identificar processos de produção, de conservação, de circulação de alimentos que abastecem as cidades, e os sujeitos históricos nelas envolvidos, considerando suas mudanças e permanências no tempo;
  • Identificar a relação da produção e abastecimento de alimentos entre a cidade de São Paulo e outras localidades e suas mudanças e permanências no tempo (feiras, supermercados, restaurantes, cantinas, formas de transporte das áreas agrícolas para a urbana - da carroça ao caminhão, entre outros);
  • Identificar diferentes relações de trabalho entre os moradores da cidade no presente e em outras épocas, distinguindo o trabalho escravo do trabalho livre;
  • Identificar mudanças e permanências nas relações de trabalho, nas ferramentas, nos materiais e nos equipamentos utilizados na produção de diferentes objetos presentes no cotidiano;
  • Identificar e comparar a produção e a coleta de resíduos na cidade de São Paulo e em outras localidades, e suas diferenças e permanências no tempo (sambaquis, lixo urbano, lixo rural...);
  • Relacionar atividades locais e acontecimentos históricos com a preservação da memória de indivíduos, grupos e classes do período colonial ao presente;
  • Identificar e utilizar marcadores de tempo de média e longa duração (décadas e séculos) e situar a história do aluno na história da cidade;
  • Identificar linguagens e meios de comunicação presentes na vida das crianças e da família, na escola e na cidade, estabelecendo relações de semelhanças e diferenças em diferentes culturas, épocas e localidades;
  • Coletar informações de registros produzidos em diferentes épocas da história brasileira, incluindo os produzidos pelos povos indígenas;
  • Estabelecer relações entre hábitos culturais e os meios de comunicação do século XX;
  • Conhecer e comparar e diferenciar a sua origem étnica através da construção da árvore genealógica com a dos demais amigos da classe
  • Apropriar-se dos conhecimentos sobre a influência da música em movimentos sociais tanto no Brasil como em alguns países africanos;
  • Conhecer e comparar os aspectos variados da cultura africana e indígena (lenda, costumes e curiosidades)

GEOGRAFIA – 4º ANO
  • Reconhecer e comparar o papel da natureza na construção das paisagens urbanas e rurais brasileiras;
  • Reconhecer semelhanças e diferenças entre o modo de vida do campo e da cidade;
  • Conhecer e compreender as conseqüências das transformações da natureza;
  • Compreender e comparar funções entre os meios de transporte;
  • Respeitar e tolerar modos de vida e valores de outras coletividades mais distantes;
  • Reconhecer exemplos de matéria-prima e indústria, tendo como referência produtos artesanais e industriais do cotidiano;
  • Identificar percursos dos alimentos desde a produção (plantação) até o consumo 
  • (comércio).
  • Elaborar mapas temáticos relacionados à história dos alimentos: origem, local da plantação, da produção e do consumo;
  • Identificar diferentes atividades profissionais que envolvem a produção e a circulação de produtos artesanais e industrializados;
  • Identificar os locais de comercialização dos produtos agrícolas (centrais de abastecimentos, feiras livres, supermercados...);
  • Reconhecer a partir de ilustrações e mapas, elementos do ambiente do campo ou da cidade;
  • Identificar principais atividades econômicas em diferentes estados brasileiros;
  • Identificar o uso de diferentes equipamentos e técnicas na produção de objetos artesanais e industrializados;
  • Reconhecer os tipos de coleta do lixo e como a percebemos nas atividades diárias na cidade: catador de latas, papelão, entulho de material de construção e outros;
  • Reconhecer os objetos produzidos como: material reciclado e industrializado, compreendendo a relação entre produção de objetos, consumo e desperdício;
  • Reconhecer a importância das tecnologias nos meios de comunicação do cotidiano, como: rádio, TV, jornais, revistas e Internet;
  • Reconhecer ao longo dos séculos como a produção artesanal e as técnicas empregadas contribuíram para a comunicação entre as pessoas;
  • Reconhecer e utilizar mapas como texto informativo para localizar e descrever objetos e fenômenos;
  • Descrever diferentes formas de comunicação no dia-a-dia, para obter informações sobre países, estados e cidades;
  • Reconhecer e comparar diferentes documentos, mapas, objetos, imagens e outros registros como meios de informação e comunicação;
  • Identificar os meios de comunicação como forma de aproximação dos lugares;
  • Identificar aspectos geográficos, físicos e humanos da África e do Brasil por meio das leituras e exploração de mapas das regiões pesquisadas;

ENSINO DO ARTE – 4º ANO
ÁREA DE ARTES CÊNICAS
  • Recriar e improvisar a partir de fragmentos de obras teatrais;
  • Improvisar a partir de jogos teatrais;
  • Associar, expressar por meio da música sentimentos e ideias;
  • Participar dos jogos de atenção, observação e improvisação;
  • Integrar-se com os colegas na dramatização de cenas criadas a partir de uma nova proposta.

EDUCAÇÃO FÍSICA – 4º ANO
 Interagir com os colegas nas brincadeiras, jogos e danças;
  • Criar diferentes jogos e danças;
  • Mudar as regras, inventar outras;
  • Inventar novas brincadeiras;
  • Pesquisar e compreender esportes e atividades físicas;
  • Posicionar-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo e de etnia;
  • Apreciar o próprio corpo e dele cuidar.
LÍNGUA INGLESA – 4º ANO
  • Participar de situações de intercâmbio oral, formulando e respondendo perguntas e respostas;
  • Ouvir com atenção a fala do professor ou de falantes nativos através de mídias tecnológicas;
  • Participar de situações de uso da linguagem oral, utilizando alguns procedimentos de escrita;
  • Apreciar textos literários e não literários;
  • Fazer uso da linguagem para conversar;
  • Ler, com ajuda do professor e dos colegas, textos, imagens, características de seu portador e outros;
  • Reescrever e planejar o que vai escrever, considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero;
  • Reconhecer e nomear partes da casa;
  • Identificar e diferenciar as letras do alfabeto em inglês;
  • Identificar e nomear diversos esportes.
in: http://tatianafernandesdecamargo.blogspot.com.br/2012/10/expectativas-de-aprendizagem-final-do-4.html

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