sábado, 3 de março de 2018

Pensando a leitura e o projeto




Como todo ano, os projetos devem vir dos alunos e ai pensar caminhos, a maior dificuldade, esta na leitura e interpretação, até para responder as comandas de matemática... Ai nessa imagem veio uma ideia para fechar os gêneros e as atividades que vamos vivenciando no decorrer do ano com a turma, em cada letra, pela referência da letra colocaremos atividades que trabalhamos... 
No quarto ano, no dia a dia, lemos muitos gibis, muitas fábulas, jornais, texto cientifico, cartas, contos de fadas e textos no geral... ou seja, temos leituras diárias de textos literários, informativos e etc, e assim acontece rodas de conversas, leituras compartilhas e outras intervenções de acordo com o tipo de texto lido, para portadores diferentes, familiarizando com os diferentes textos / gêneros e reconhecendo as estruturas destes.
Comportamentos leitores (seleção de informações e leitura de textos informativos)
Trabalhamos com o material do Ler e Escrever, com Livro didático e demais atividades.
No projeto fazemos alguns livrinhos com as produções dos alunos, que depois das leituras, fazem reescrita de contos tradicionais e auto correção dos textos, revisão (coerência, coesão e ortografia). 
Nos livrinhos eles que produzem os textos, como reescrita e produção, redação etc, e procedimentos de escritores.
E assim conhecer características discursivas e comunicativas desses gêneros, saber reconhecer, organizar.
Nas produções de textos seguido a  revisão (ortografia, pontuação, concordância nominal e verbal e aspectos discursivos). 
Quando trabalhamos jornal escrito ou falado, além da apreciação, também conversamos sobre curiosidades, trabalhando também a oralidade, o mesmo quando as leituras são compartilhadas
Trabalhamos a interdisciplinariedade, por exemplo quando em Ciencias Naturais e Humanas, Geografia vamos trabalhar o Campo e a Cidade, partimos de leituras de fábulas O ratinho do campo e o ratinho da cidade.
Mas trabalhamos buscar as informações nos textos dos livros didáticos e demais materiais com conhecimento cientifico, fazendo leitura de textos expositivos de ciências naturais e humanas, explicitando sua organização, trabalhando com resumos e responder perguntas sobre os textos, produção de cartazes etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário