sábado, 16 de dezembro de 2017

para colocar em prática

Paragrafação


1- Um menino com mania de cientista deixou um aviso preso na porta do seu quarto. Leia-o, e encontre os erros que o menino por distração acabou cometendo. ( 8 erros) Depois reescreva o bilhete, fazendo as correções:

querida família,
mantenha distância do meu quarto – laboratório. estou trabalhando em experiências úteis à humanidade.
pense no privilégio de ter um gênio em casa, que logo entrará para a história, e não perturbe.
                                                                                            mauricio
a) Para quem é o bilhete?
________________________________________________________________________________________________________________
b) Quem escreveu o bilhete?
________________________________________________________________________________________________________________

c) Qual o assunto do bilhete?
________________________________________________________________________________________________________________

d) Por que nesse bilhete não tem data?
________________________________________________________________________________________________________________

2-Reescreva o texto em 4 parágrafos e coloque o título:

A Partida. Depois de instalado, o astronauta acionou a alavanca dos controles e, como num passe de mágica, tudo começou a funcionar. Acenderam-se as luzes, os painéis se iluminaram, o motor foi acionado e o radiotransmissor começou a emitir sinais. O astronauta ajustou os fones ao ouvido e disse que estava pronto e que lhe desejassem boa sorte. E, um minuto após, a nave não era mais que um pontinho luminoso, nos painéis de controle da Terra.
1- Copie o texto, colocando o título e fazendo os parágrafos:

- Título
- 1º parágrafo : A chegada do pacote
- 2º parágrafo : Como era e a quem se destinava
- 3º parágrafo : Tentando saber sem abrir
- 4º parágrafo : Receio de saber
- 5º parágrafo : Decisão

A Surpresa. Não estava em casa quando o trouxeram. Era pequeno, embrulhado com papel-veludo e um cartãozinho escrito a máquina: para Serafina. Segurava o pacote, devia ser uma caixinha, sentia-lhe o peso, cheirava-o. Mas o pacote não dava nenhuma pista: nem som, nem cheiro, nem textura que deixasse adivinhar o conteúdo. E por que não abrir? Porque ali podia haver a realização de um sonho, como também ser apenas a expressão de uma brincadeira de mau gosto. De vez em quando, ela também não aprontava? Tinha de abrir. E seria agora. Um dois e ...

a) Continue o texto contando o que aconteceu depois: o que era o pacote, o que fez com ele, como a personagem ficou, etc.

b) Retire do texto:
-uma frase interrogativa:____________________________________
_______________________________________________________
-uma frase negativa:_______________________________________
________________________________________________________

2- Empregue a letra maiúscula onde for necessário. Reescreva o texto em seu caderno fazendo as devidas correções:

o diário popular informou que ainda existem índios no estado de mato grosso e que o escritor das crianças monteiro lobato, nasceu na cidade de taubaté.

http://profhelena4e5ano.blogspot.com.br/2011/03/paragrafacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário