quarta-feira, 29 de julho de 2020

RESUMO ÁGUA É VIDA

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKBCjA4b0_VfGR95hX-k92Nx7nzteiMbSkXecXxYQcTDjT3d6p-3jCjzcPBsMRxIE9aHvlviVvIZsCkifcU_6GRcJ4wBLe8I6TpiK9sxnfYeYZCx1BAvB4OT1xOAbc2KPcouQ6jxXQeNaz/s1600/2.PNG

https://cangurunews.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Screenshot_20200421-143552-696x464.jpg

A maior parte do nosso planeta e coberto por água. Podemos encontrar água nos oceanos, mares, rios, lagos, lagoas, em reservatórios subterrâneos, chamados aquíferos e nas geleiras.

A água é essencial para o desenvolvimento dos seres vivos.

Alguns alimentos são ricos em água: como a laranja, abacaxi, pera, melancia, tomate, uva, pepino, cenoura, brócolis, leite, banana, alface e outros.

O ser humano utiliza a água em diversas situações, na irrigação de lavouras, na geração de energia, no preparo de alimentos, na higiene, para tomar e dar aos animais.
Para evitar o desperdiço de água devemos tomar algumas atitudes:
Tomar banhos mais rápidos; procurando fechar o chuveiro enquanto se ensaboa os cabelos e o corpo; regar plantas do jardim com o regador; verificar se há vazamentos ou gotejamentos em canos e torneiras; fechar a torneira da pia enquanto ensaboa a louça; manter a torneira fechada enquanto escova os dentes.

As pessoas sempre precisaram de água para sobreviver. Por isso, muitos povos no passado se estabeleceram próximos dos rios a fim de utilizar suas águas nas atividades cotidianas.

https://www.todoestudo.com.br/wp-content/uploads/2015/03/rio-nilo.jpg

Os antigos egípcios, que habitavam as regiões próximas ao Rio Nilo utilizavam o rio da seguinte forma, a margem do Nilo era comum existir pequenos mercados, que comercializavam produtos vindo de lugares distantes.

Os pescadores costumavam utilizar grandes redes para pescar, os peixes eram vendidos no mercado.

Com o auxílio de um instrumento chamado shaduf, era possível coletar a água do Nilo e utiliza-la para irrigar as plantações.

A margens do Nilo, o solo era fértil para cultivar uma planta chamada papiro, com essa planta, os egípcios podiam fabricar folhas utilizadas para escrever, além de redes, cordas e sandálias.

As embarcações eram utilizadas para transportar mercadorias e pessoas para vários lugares.

Os egípcios também criavam porcos, cabritos e bois ao redor do Nilo.

O trigo e a cevada cultivados ao redor do rio eram utilizados, principalmente, na fabricação de um tipo de pão largo e achatado



As formas que a água pode ser encontrada são chamados estados físicos da água são sólido, líquido e gasoso

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcSVyuJW5YuYVQ9JrCV3XXs0Nnv4Aj84VeAUwg&usqp=CAU

A água pode passar de um estado físico para o outro o que recebe o nome de fusão

Quando a água passa do estado líquido para o estado gasosos recebe o nome de vaporização

Quando a água passa do estado gasoso para o liquido recebe o nome de condensação

Quando a água passa do estado líquido para sólido recebe o nome de solidificação


Nenhum comentário:

Postar um comentário