Competências específicas de Língua Portuguesa
Reconhecer o texto como lugar de manifestação e
negociação de sentidos, valores e ideologias.
Compreender a língua como fenômeno cultural,
histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso,
reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da
comunidade a que pertencem.
Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a
como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e
utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada,
de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior
autonomia e protagonismo na vida social.
Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e
multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com
compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e
partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar
aprendendo.
Compreender o fenômeno da variação linguística,
demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando
preconceitos linguísticos.
Empregar, nas interações sociais, a variedade e o
estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e
ao gênero do discurso/gênero textual.
Analisar informações, argumentos e opiniões
manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se
ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos
humanos e ambientais.
Selecionar textos e livros para leitura integral,
de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação
pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
Envolver-se em práticas de leitura literária que
possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a
literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às
dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial
transformador e humanizador da experiência com a literatura.
Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes
linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir
sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o
mundo e realizar diferentes projetos autorais.
COMPONENTE
|
ANO/FAIXA
|
CAMPOS
DE ATUAÇÃO
|
PRÁTICAS
DE LINGUAGEM
|
OBJETOS
DE CONHECIMENTO
|
HABILIDADES
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Reconstrução
das condições de produção e recepção de textos
|
(EF15LP01)
Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social
dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e
nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram
produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Estratégia
de leitura
|
(EF15LP02)
Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições
antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto),
apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e
recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como
sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra
(índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas
antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses
realizadas.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Estratégia
de leitura
|
(EF15LP03)
Localizar informações explícitas em textos.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Estratégia
de leitura
|
(EF15LP04)
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos
gráfico-visuais em textos multissemióticos.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Produção
de textos
(escrita compartilhada e autônoma) |
Planejamento
de texto
|
(EF15LP05)
Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando
a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve);
a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto
vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem,
organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou
digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do
texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Produção
de textos
(escrita compartilhada e autônoma) |
Revisão
de textos
|
(EF15LP06)
Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração
dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos,
reformulações, correções de ortografia e pontuação.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Produção
de textos
(escrita compartilhada e autônoma) |
Edição
de textos
|
(EF15LP07)
Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda
do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou
digital.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Produção
de textos
(escrita compartilhada e autônoma) |
Utilização
de tecnologia digital
|
(EF15LP08)
Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e
publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos
disponíveis.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Oralidade
|
Oralidade
pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula
|
(EF15LP09)
Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em
ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível,
boa articulação e ritmo adequado.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Oralidade
|
Escuta
atenta
|
(EF15LP10)
Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas
pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Oralidade
|
Características
da conversação espontânea
|
(EF15LP11)
Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando
os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas
de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do
interlocutor.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Oralidade
|
Aspectos
não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala
|
(EF15LP12)
Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos)
observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça
(de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Oralidade
|
Relato
oral/Registro formal e informal
|
(EF15LP13)
Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos
comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar
experiências etc.).
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Campo
da vida cotidiana
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Leitura
de imagens em narrativas visuais
|
(EF15LP14)
Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando
imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de
letras, onomatopeias).
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Formação
do leitor literário
|
(EF15LP15)
Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e
apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua
diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Leitura
colaborativa e autônoma
|
(EF15LP16)
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor
e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como
contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Apreciação
estética/Estilo
|
(EF15LP17)
Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados
pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas
ilustrações e por outros efeitos visuais.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Formação
do leitor literário/Leitura multissemiótica
|
(EF15LP18)
Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
|
Língua
Portuguesa
|
1º;
2º; 3º; 4º; 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Oralidade
|
Contagem
de histórias
|
(EF15LP19)
Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo
professor.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Decodificação/Fluência
de leitura
|
(EF35LP01)
Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia
e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Formação
de leitor
|
(EF35LP02)
Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula
e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a
escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Compreensão
|
(EF35LP03)
Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Estratégia
de leitura
|
(EF35LP04)
Inferir informações implícitas nos textos lidos.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Estratégia
de leitura
|
(EF35LP05)
Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base
no contexto da frase ou do texto.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Estratégia
de leitura
|
(EF35LP06)
Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições
lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes
anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a
continuidade do texto.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Produção
de textos
(escrita compartilhada e autônoma) |
Construção
do sistema alfabético/ Convenções da escrita
|
(EF35LP07)
Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais,
tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal,
pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas
em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Produção
de textos
(escrita compartilhada e autônoma) |
Construção
do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na
referenciação e construção da coesão
|
(EF35LP08)
Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição
lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário
apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e
articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão,
comparação), com nível suficiente de informatividade.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Produção
de textos
(escrita compartilhada e autônoma) |
Planejamento
de texto/Progressão temática e paragrafação
|
(EF35LP09)
Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo
as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Oralidade
|
Forma
de composição de gêneros orais
|
(EF35LP10)
Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e
contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e
composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas
pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV,
narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Oralidade
|
Variação
linguística
|
(EF35LP11)
Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades
linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da
fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características
do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas
locais, rejeitando preconceitos linguísticos.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Construção
do sistema alfabético e da ortografia
|
(EF35LP12)
Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras,
especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Construção
do sistema alfabético e da ortografia
|
(EF35LP13)
Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações
fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Morfologia
|
(EF35LP14)
Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais,
possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
da vida pública
|
Produção
de textos
(escrita compartilhada e autônoma) |
Escrita
colaborativa
|
(EF35LP15)
Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações
vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e
estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o
tema/assunto do texto.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
da vida pública
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Forma
de composição dos textos
|
(EF35LP16)
Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias
simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil),
digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um
desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
das práticas de estudo e pesquisa
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Pesquisa
|
(EF35LP17)
Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre
fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou
digitais.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
das práticas de estudo e pesquisa
|
Oralidade
|
Escuta
de textos orais
|
(EF35LP18)
Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas,
formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre
que necessário.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
das práticas de estudo e pesquisa
|
Oralidade
|
Compreensão
de textos orais
|
(EF35LP19)
Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições,
apresentações e palestras.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
das práticas de estudo e pesquisa
|
Oralidade
|
Planejamento
de texto oral
Exposição oral |
(EF35LP20)
Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de
recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se
por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à
situação comunicativa.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Formação
do leitor literário
|
(EF35LP21)
Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros
e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências
por gêneros, temas, autores.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Formação
do leitor literário/ Leitura multissemiótica
|
(EF35LP22)
Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de
verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no
discurso direto.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Apreciação
estética/Estilo
|
(EF35LP23)
Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e
diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de
sentido.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Textos
dramáticos
|
(EF35LP24)
Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua
organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das
personagens e de cena.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Produção
de textos
(escrita compartilhada e autônoma) |
Escrita
autônoma e compartilhada
|
(EF35LP25)
Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes
descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o
sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Produção
de textos
(escrita compartilhada e autônoma) |
Escrita
autônoma e compartilhada
|
(EF35LP26)
Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem
cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa:
enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso
indireto e discurso direto.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Produção
de textos
(escrita compartilhada e autônoma) |
Escrita
autônoma
|
(EF35LP27)
Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas,
sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos
visuais e sonoros.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Oralidade
|
Declamação
|
(EF35LP28)
Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Formas
de composição de narrativas
|
(EF35LP29)
Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador,
resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas,
diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Discurso
direto e indireto
|
(EF35LP30)
Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de
sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas
no discurso direto, quando for o caso.
|
Língua
Portuguesa
|
3º,
4º, 5º
|
Campo
artístico-literário
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Forma
de composição de textos poéticos
|
(EF35LP31)
Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de
recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Construção
do sistema alfabético e da ortografia
|
(EF05LP01)
Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema
regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com
correspondências irregulares.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Conhecimento
do alfabeto do português do Brasil/Ordem alfabética/Polissemia
|
(EF05LP02)
Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com
diferentes significados, de acordo com o contexto de uso), comparando o
significado de determinados termos utilizados nas áreas científicas com esses
mesmos termos utilizados na linguagem usual.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Conhecimento
das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação
|
(EF05LP03)
Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Pontuação
|
(EF05LP04)
Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e
reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de
reticências, aspas, parênteses.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Morfologia
|
(EF05LP05)
Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do
modo indicativo.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Morfologia
|
(EF05LP06)
Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em
concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Morfologia
|
(EF05LP07)
Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre
partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Todos
os campos de atuação
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Morfologia
|
(EF05LP08)
Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por
adição de prefixo e de sufixo.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
da vida cotidiana
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Compreensão
em leitura
|
(EF05LP09)
Ler e compreender, com autonomia, textos instrucional de regras de jogo,
dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções
do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
da vida cotidiana
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Compreensão
em leitura
|
(EF05LP10)
Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros
gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e
considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
da vida cotidiana
|
Produção
de textos
(escrita compartilhada e autônoma) |
Escrita
colaborativa
|
(EF05LP11)
Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros
do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e
considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
da vida cotidiana
|
Escrita
(compartilhada e autônoma) |
Escrita
colaborativa
|
(EF05LP12)
Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo,
dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções
do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
da vida cotidiana
|
Oralidade
|
Produção
de texto oral
|
(EF05LP13)
Assistir, em vídeo digital, a postagem de vlog infantil de críticas de
brinquedos e livros de literatura infantil e, a partir dele, planejar e
produzir resenhas digitais em áudio ou vídeo.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
da vida cotidiana
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Forma
de composição do texto
|
(EF05LP14)
Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou
livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos
(apresentação e avaliação do produto).
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
da vida pública
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Compreensão
em leitura
|
(EF05LP15)
Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em
vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de
acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e
o tema/assunto do texto.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
da vida pública
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Compreensão
em leitura
|
(EF05LP16)
Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e
concluir sobre qual é mais confiável e por quê.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
da vida pública
|
Produção
de textos
(escrita compartilhada e autônoma) |
Escrita
colaborativa
|
(EF05LP17)
Produzir roteiro para edição de uma reportagem digital sobre temas de
interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e
vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a
situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
da vida pública
|
Oralidade
|
Planejamento
e produção de texto
|
(EF05LP18)
Roteirizar, produzir e editar vídeo para vlogs argumentativos sobre produtos
de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.),
com base em conhecimentos sobre os mesmos, de acordo com as convenções do
gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do
texto.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
da vida pública
|
Oralidade
|
Produção
de texto
|
(EF05LP19)
Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em
conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital,
respeitando pontos de vista diferentes.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
da vida pública
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Forma
de composição dos textos
|
(EF05LP20)
Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de
mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com
base em conhecimentos sobre os mesmos.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
da vida pública
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Forma
de composição dos textos
|
(EF05LP21)
Analisar o padrão entonacional, a expressão facial e corporal e as escolhas
de variedade e registro linguísticos de vloggers de vlogs opinativos ou
argumentativos.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
das práticas de estudo e pesquisa
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Compreensão
em leitura
|
(EF05LP22)
Ler e compreender verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as
informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações
semânticas.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
das práticas de estudo e pesquisa
|
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma)
|
Imagens
analíticas em textos
|
(EF05LP23)
Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
das práticas de estudo e pesquisa
|
Produção
de textos
(escrita compartilhada e autônoma) |
Produção
de textos
|
(EF05LP24)
Planejar e produzir texto sobre tema de interesse, organizando resultados de
pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, incluindo imagens e
gráficos ou tabelas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do
texto.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
artístico-literário
|
Oralidade
|
Performances
orais
|
(EF05LP25)
Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de dicionário, digitais ou
impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade
do texto.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
das práticas de estudo e pesquisa
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Forma
de composição dos textos
Adequação do texto às normas de escrita |
(EF05LP26)
Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras
sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de
citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e
regras ortográficas.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
das práticas de estudo e pesquisa
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Forma
de composição dos textos
Coesão e articuladores |
(EF05LP27)
Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes
anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição,
conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.
|
Língua
Portuguesa
|
5º
|
Campo
artístico-literário
|
Análise
linguística/semiótica (Ortografização)
|
Forma
de composição de textos poéticos visuais
|
(EF05LP28)
Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos
multissemióticos presentes nesses textos digitais.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário