sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

BNCC Competências específicas de Língua Portuguesa 5º ano


Competências específicas de Língua Portuguesa
Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.
Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.
Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.

COMPONENTE
ANO/FAIXA
CAMPOS DE ATUAÇÃO
PRÁTICAS DE LINGUAGEM
OBJETOS DE CONHECIMENTO
HABILIDADES
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Todos os campos de atuação
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Todos os campos de atuação
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Estratégia de leitura
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Todos os campos de atuação
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Estratégia de leitura
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Todos os campos de atuação
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Estratégia de leitura
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Todos os campos de atuação
Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)
Planejamento de texto
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Todos os campos de atuação
Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)
Revisão de textos
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Todos os campos de atuação
Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)
Edição de textos
(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Todos os campos de atuação
Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)
Utilização de tecnologia digital
(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Todos os campos de atuação
Oralidade
Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Todos os campos de atuação
Oralidade
Escuta atenta
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Todos os campos de atuação
Oralidade
Características da conversação espontânea
(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Todos os campos de atuação
Oralidade
Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala
(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Todos os campos de atuação
Oralidade
Relato oral/Registro formal e informal
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Campo da vida cotidiana
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Leitura de imagens em narrativas visuais
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Campo artístico-literário
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Formação do leitor literário
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Campo artístico-literário
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Leitura colaborativa e autônoma
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Campo artístico-literário
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Apreciação estética/Estilo
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Campo artístico-literário
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
Língua Portuguesa
1º; 2º; 3º; 4º; 5º
Campo artístico-literário
Oralidade
Contagem de histórias
(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Todos os campos de atuação
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Decodificação/Fluência de leitura
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Todos os campos de atuação
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Formação de leitor
(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Todos os campos de atuação
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Compreensão
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Todos os campos de atuação
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Estratégia de leitura
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Todos os campos de atuação
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Estratégia de leitura
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Todos os campos de atuação
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Estratégia de leitura
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Todos os campos de atuação
Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)
Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Todos os campos de atuação
Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)
Construção do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão
(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Todos os campos de atuação
Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)
Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Todos os campos de atuação
Oralidade
Forma de composição de gêneros orais
(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Todos os campos de atuação
Oralidade
Variação linguística
(EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Todos os campos de atuação
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Construção do sistema alfabético e da ortografia
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Todos os campos de atuação
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Construção do sistema alfabético e da ortografia
(EF35LP13) Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Todos os campos de atuação
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Morfologia
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo da vida pública
Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)
Escrita colaborativa
(EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo da vida pública
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Forma de composição dos textos
(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Pesquisa
(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Oralidade
Escuta de textos orais
(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Oralidade
Compreensão de textos orais
(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Oralidade
Planejamento de texto oral
 Exposição oral
(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo artístico-literário
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Formação do leitor literário
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo artístico-literário
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Formação do leitor literário/ Leitura multissemiótica
(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo artístico-literário
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Apreciação estética/Estilo
(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo artístico-literário
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Textos dramáticos
(EF35LP24) Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo artístico-literário
Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)
Escrita autônoma e compartilhada
(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo artístico-literário
Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)
Escrita autônoma e compartilhada
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo artístico-literário
Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)
Escrita autônoma
(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo artístico-literário
Oralidade
Declamação
(EF35LP28) Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo artístico-literário
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Formas de composição de narrativas
(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo artístico-literário
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Discurso direto e indireto
(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.
Língua Portuguesa
3º, 4º, 5º
Campo artístico-literário
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Forma de composição de textos poéticos
(EF35LP31) Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.
Língua Portuguesa
Todos os campos de atuação
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Construção do sistema alfabético e da ortografia
(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.
Língua Portuguesa
Todos os campos de atuação
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil/Ordem alfabética/Polissemia
(EF05LP02) Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados, de acordo com o contexto de uso), comparando o significado de determinados termos utilizados nas áreas científicas com esses mesmos termos utilizados na linguagem usual.
Língua Portuguesa
Todos os campos de atuação
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação
(EF05LP03) Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Língua Portuguesa
Todos os campos de atuação
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Pontuação
(EF05LP04) Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.
Língua Portuguesa
Todos os campos de atuação
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Morfologia
(EF05LP05) Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.
Língua Portuguesa
Todos os campos de atuação
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Morfologia
(EF05LP06) Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.
Língua Portuguesa
Todos os campos de atuação
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Morfologia
(EF05LP07) Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.
Língua Portuguesa
Todos os campos de atuação
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Morfologia
(EF05LP08) Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.
Língua Portuguesa
Campo da vida cotidiana
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Compreensão em leitura
(EF05LP09) Ler e compreender, com autonomia, textos instrucional de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
Língua Portuguesa
Campo da vida cotidiana
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Compreensão em leitura
(EF05LP10) Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
Língua Portuguesa
Campo da vida cotidiana
Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)
Escrita colaborativa
(EF05LP11) Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
Língua Portuguesa
Campo da vida cotidiana
Escrita
(compartilhada e autônoma)
Escrita colaborativa
(EF05LP12) Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
Língua Portuguesa
Campo da vida cotidiana
Oralidade
Produção de texto oral
(EF05LP13) Assistir, em vídeo digital, a postagem de vlog infantil de críticas de brinquedos e livros de literatura infantil e, a partir dele, planejar e produzir resenhas digitais em áudio ou vídeo.
Língua Portuguesa
Campo da vida cotidiana
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Forma de composição do texto
(EF05LP14) Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).
Língua Portuguesa
Campo da vida pública
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Compreensão em leitura
(EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Língua Portuguesa
Campo da vida pública
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Compreensão em leitura
(EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.
Língua Portuguesa
Campo da vida pública
Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)
Escrita colaborativa
(EF05LP17) Produzir roteiro para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Língua Portuguesa
Campo da vida pública
Oralidade
Planejamento e produção de texto
(EF05LP18) Roteirizar, produzir e editar vídeo para vlogs argumentativos sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.
Língua Portuguesa
Campo da vida pública
Oralidade
Produção de texto
(EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes.
Língua Portuguesa
Campo da vida pública
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Forma de composição dos textos
(EF05LP20) Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.
Língua Portuguesa
Campo da vida pública
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Forma de composição dos textos
(EF05LP21) Analisar o padrão entonacional, a expressão facial e corporal e as escolhas de variedade e registro linguísticos de vloggers de vlogs opinativos ou argumentativos.
Língua Portuguesa
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Compreensão em leitura
(EF05LP22) Ler e compreender verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações semânticas.
Língua Portuguesa
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Imagens analíticas em textos
(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.
Língua Portuguesa
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)
Produção de textos
(EF05LP24) Planejar e produzir texto sobre tema de interesse, organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Língua Portuguesa
Campo artístico-literário
Oralidade
Performances orais
(EF05LP25) Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de dicionário, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Língua Portuguesa
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Forma de composição dos textos
Adequação do texto às normas de escrita
(EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.
Língua Portuguesa
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Forma de composição dos textos
Coesão e articuladores
(EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.
Língua Portuguesa
Campo artístico-literário
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Forma de composição de textos poéticos visuais
(EF05LP28) Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário