terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Currículo Paulista 5º ano Língua Portuguesa - Planejamento

Competências Específicas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental
1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
2. Apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.
3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
4. Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
5. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
6. Analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
7. Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
8. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
9. Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.
10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção),aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes
projetos autorais.
CAMPOS DE ATUAÇÃO

PRÁTICAS DE
LINGUAGEM

ANO

HABILIDADES CURRÍCULO PAULISTA
OBJETOS DE
CONHECIMENTO

Todos os campos de atuação

Leitura / escuta
(compartilhada e autônoma)

1º AO 5º

(EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.
Compreensão em leitura
Condições de produção e recepção de textos

Todos os campos de atuação

Leitura / escuta
(compartilhada e autônoma)

1º AO 5º

(EF15LP02A) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler(pressuposições antecipadoras dos sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros elementos.
(EF15LP02B) Confirmar (ou não) antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura do gênero textual.
Estratégia de leitura

Todos os campos de atuação
Leitura / escuta (compartilhada e autônoma)
1º AO 5º

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais.
Estratégia de leitura

Todos os campos de atuação
Leitura / escuta
(compartilhada e autônoma)
1º AO 5º

(EF15LP04) Compreender, na leitura de textos multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais.
Estratégia de leitura

Todos os campos de atuação
Escrita
(escrita compartilhada e autônoma)
1º AO 5º

(EF15LP05A) Planejar o texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme a situação comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as características do gênero.
(EF15LP05B) Pesquisar, em meios impressos e/ou digitais, informações necessárias à produção do texto,organizando os dados e as fontes pesquisadas em tópicos.
(EF15LP05C) Produzir textos de diferentes gêneros textuais, considerando a situação comunicativa.
Planejamento de texto
Pesquisa de informações

Todos os campos de atuação
Escrita
(escrita compartilhada e autônoma)
1º AO 5º

(EF15LP06) Reler e revisar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, o texto produzido, fazendo cortes, acréscimos, reformulações e correções em relação a aspectos discursivos (relacionados ao gênero) e aspectos linguístico discursivos (relacionados à língua).
Revisão de textos

Todos os campos de atuação
Análise linguística /
Semiótica
1º AO 5º

(EF15LP07A) Editar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, a versão final do texto em suporte adequado (impresso ou digital).
(EF15LP07B) Inserir à edição final do texto, quando for o caso, fotos, ilustrações e outros recursos gráfico visuais.
Edição de textos
Todos os campos de atuação
Escrita
(escrita
compartilhada e
autônoma)
1º AO 5º

(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.
Utilização de tecnologia digital
Todos os campos de atuação
Oralidade
1º AO 5º

(EF15LP13) Identificar a finalidade comunicativa de gêneros textuais orais, em diferentes situações comunicativas, por meio de solicitação de informações, apresentação de opiniões, relato de experiências, entre outros.
Produção oral/
Finalidade comunicativa
Todos os campos de atuação
Oralidade
1º AO 5º

(EF15LP10) Escutar com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
Produção Oral
Formulação de
Perguntas
Todos os campos de atuação
Oralidade
1º AO 5º

(EF15LP11) Reconhecer  características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação comunicativa e o papel social do interlocutor.
Características
da conversação
espontânea
Todos os campos de atuação
Oralidade
1º AO 5º

(EF15LP09) Expressar-se em  situações de intercâmbio oral, com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
Produção oral
Intercâmbio conversacional em sala de aula
Todos os campos de atuação
Oralidade
1º AO 5º

(EF15LP12) Atribuir sentido a aspectos não linguísticos (paralinguísticos), observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal e tom de voz.
Aspectos não linguísticos
(paralinguísticos) no ato da fala
Todos os campos de atuação

Oralidade
1º AO 5º

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo da ficção e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
Formação do leitor
literário
Campo artístico literário
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
1º AO 5º

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo da ficção e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
Formação do leitor literário
Campo artístico literário
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
1º AO 5º

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos do campo artístico-literário (contos populares, de fadas, acumulativos, de assombração, entre outros).
Compreensão em leitura
Campo da vida cotidiana
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
1º AO 5º

(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).                                                              
Compreensão em leitura
Leitura de texto verbal e não verbal (verbo visual)
Campo artístico literário
Oralidade
1º AO 5º

(EF15LP19) Recontar, com e sem o apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor (contos, lendas, crônicas, entre outros) e/ou pelo próprio aluno.
Reconto de histórias
Campo artístico literário
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
1º AO 5º

(EF15LP18) Relacionar texto verbal a ilustrações e outros recursos gráficos.
Formação do leitor
Leitura multissemiótica
Campo artístico literário
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
1º AO 5º

(EF15LP17) Apreciar poemas concretos (visuais), observando efeitos de sentido criados pela estrutura composicional do texto: distribuição e diagramação do texto, tipos de letras, ilustrações e outros efeitos visuais.
Apreciação de texto poético
Estrutura composicional do texto poético
Todos os campos de atuação
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
3º,
4º,
(EF35LP01) Ler e compreender,  silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, gêneros textuais variados.
Fluência de leitura
Compreensão em leitura
Todos os campos de atuação
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
3º,
4º,
(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
Formação do leitor
Todos os campos de atuação
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
3º,
4º,
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.
Estratégia de leitura
Compreensão em leitura
Todos os campos de atuação
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
3º,
4º,
(EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Estratégia de leitura
Compreensão em leitura
Todos os campos de atuação
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
3º,
4º,
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Estratégia de leitura
Compreensão em leitura
Todos os campos de atuação
Análise linguística /
semiótica
3º,
4º,
(EF35LP06) Compreender as relações coesivas estabelecidas entre as partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto.
Coesão textual
Todos os campos de atuação
Análise linguística /
semiótica
(EF35LP14) Compreender o uso de recursos linguístico-discursivos como pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico, em textos de diferentes gêneros.
Pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos
Coesão textual
Todos os campos de atuação
Análise linguística /
semiótica
(EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
Convenções da escrita
Todos os campos de atuação
Análise linguística /
semiótica
(EF35LP08) Utilizar recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
Coesão textual
Todos os campos de atuação
Escrita (escrita
compartilhada e
autônoma)
(EF35LP09) Empregar marcas de segmentação em função do projeto textual e das restrições impostas pelos gêneros: título e subtítulo, paragrafação, inserção de elementos paratextuais (notas, box, figura).
Produção Escrita Paragrafação e outras marcas de segmentação do texto
Todos os campos de atuação
Análise Linguística / semiótica (Ortografização)
(EF35LP13) Grafar corretamente palavras irregulares de uso frequente, inclusive aquelas com a letra H inicial.
Ortografia
Todos os campos de atuação
Análise Linguística / semiótica (Ortografização)
(EF35LP12) Consultar o dicionário para o esclarecimento de dúvidas sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de irregularidades ortográficas.
Ortografia
Todos os campos de atuação
Oralidade
(EF35LP10) Identificar características linguístico-discursivas e composicionais de gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações comunicativas (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).
Compreensão de textos orais
Todos os campos de atuação
Oralidade
(EF35LP11) Ouvir canções, notícias, entrevistas, poemas e outros textos orais, em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, respeitando os diferentes grupos e culturas locais e rejeitando preconceitos linguísticos.
Variação linguística
Campo da vida pública
Leitura/escrita
(compartilhada e
autônoma)
(EF35LP16A) Ler/ouvir notícias, cartas de reclamação, resenhas entre outros textos do campo da vida pública, inclusive em suas versões orais.
(EF35LP16B) Identificar e manter a estrutura composicional e o estilo próprios de notícias, cartas de reclamação, resenhas entre outros textos do campo da vida pública, inclusive em suas versões orais.
Compreensão em leitura
Produção escrita
Campo da vida pública
Escrita (compartilhada
e autônoma)
(EF35LP15) Argumentar em defesa de pontos de vista sobre temas polêmicos relacionados a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, na produção escrita de cartas de reclamação, resenhas, entre outros textos do campo da vida pública.
Produção escrita
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
(EF35LP17) Pesquisar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.
Pesquisa
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Oralidade
(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
Escuta e produção de textos orais
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Oralidade
(EF35LP19) Recuperar, em situações formais de escuta, as ideias principais de exposições, apresentações e palestras das quais participa.
Compreensão de textos orais
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Oralidade
(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.
Planejamento de texto oral
Exposição oral
Campo artístico literário
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
Análise linguística /
semiótica
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos do campo artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos constituintes das narrativas, tais como enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
Compreensão em leitura
Elementos constituintes das narrativas
Campo artístico literário
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Formação do leitor literário
Compreensão em leitura
Campo artístico literário
Análise linguística /
semiótica
(EF35LP22) Reconhecer o uso de diálogos em textos do campo artístico-literário (contos, crônicas, fábulas), observando os efeitos de sentido de verbos de dizer (disse, falou, perguntou) e de variedades linguísticas no discurso direto (fala dos personagens).
Variação Linguística
Discurso direto Verbos de dizer (de enunciação)
Campo artístico literário
Análise linguística /
semiótica
(EF35LP30) Diferenciar os efeitos de sentido decorrentes do uso de discurso direto e indireto e de diferentes verbos de dizer, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Discurso direto e indireto
Verbos de dizer
Campo artístico literário
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
(EF35LP29A) Identificar cenário, personagem central, conflito gerador,  resolução e foco narrativo, na leitura de textos do campo artístico-literário (contos, fábulas, crônicas, entre outros).
(EF35LP29B) Diferenciar narrativas em primeira e terceira pessoas e seus efeitos de sentido.
Compreensão em leitura
Foco narrativo (1ª e 3ª pessoas)
Campo artístico literário
Escrita (compartilhada e autônoma)
(EF35LP25A) Planejar e produzir, com certa autonomia, contos, fábulas, lendas, entre outros textos do campo artístico-literário, mantendo os elementos próprios das narrativas ficcionais: narrador, personagem,  enredo, tempo, espaço e ambiente.
(EF35LP25B) Usar marcadores de tempo, espaço e fala de personagens na produção escrita.
(EF35LP25C) Revisar e editar contos, fábulas, lendas, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto.
Produção escrita
Marcadores de tempo e espaço /
Discurso direto
Campo artístico literário
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando recursos sonoros como rimas, aliterações, sons, jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais.
Compreensão em Leitura
Campo artístico literário
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão de versos, estrofes e refrãos e seus efeitos de sentido.
Apreciação estética/Estilo
Campo artístico literário
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
(EF35LP31) Compreender efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos, sonoros e de metáforas, na leitura de textos poéticos.
Compreensão em leitura
Metáfora
Campo artístico literário
Oralidade
(EF35LP28) Declamar poemas com fluência, ritmo, respiração, pausas e entonação adequados à compreensão do texto.
Declamação de texto poético
Campo artístico literário
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
(EF35LP24A) Identificar a finalidade comunicativa de textos dramáticos, sua organização por meio de diálogos entre os personagens e os marcadores das falas e de cena.
(EF35LP24B) Apreciar diferentes textos dramáticos.
Compreensão em Leitura
Todos os campos de atuação
Análise linguística
/ semiótica
(Ortografização)
(EF05LP01A) Grafar palavras utilizando regras de correspondência morfológico-gramaticais: ESA - adjetivos que indicam lugar de origem, EZA - substantivos derivados de adjetivos, sufixo ICE (substantivos), sufixo OSO (adjetivos); palavras de uso frequente, com correspondências irregulares, diferentes PORQUÊS e H
(etimologia).
(EF05LP01B) Pontuar corretamente textos, usando ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação e reticências, segundo as características próprias dos diferentes textos.
Ortografia
Todos os campos de atuação
Leitura / escuta
(autônoma)
(EF05LP02) Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados), conforme o contexto de uso, comparando o significado de determinados termos utilizados nas áreas científicas, com esses mesmos termos utilizados na linguagem cotidiana.
Compreensão em leitura
Polissemia
Todos os campos de atuação
Análise linguística
/ semiótica
(Ortografização)
(EF05LP03A) Acentuar corretamente palavras proparoxítonas, oxítonas, monossílabos tônicos e paroxítonas (terminadas em L, R, X, PS, UM/UNS, I/IS, EI/EIS).
(EF05LP03B) Usar, na escrita de textos de diferentes gêneros, o acento diferencial (têm/tem, mantém/ mantêm/ pôr/por/ pôde/pode).
Acentuação
Ortografia
Todos os campos de atuação
Análise linguística
/ semiótica
(Ortografização)
(EF05LP04) Diferenciar, na leitura  de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas e parênteses, reconhecendo seus efeitos de sentido.
Pontuação
Todos os campos de atuação
Análise linguística /
semiótica
(EF05LP05) Compreender, na leitura de diferentes textos, os efeitos de sentido do uso de verbos nos tempos presente, passado e futuro, do modo indicativo.
Verbos – modo indicativo
Todos os campos de atuação
Análise linguística /
semiótica
(EF05LP06) Flexionar, adequadamente, os verbos, na escrita de textos de diferentes gêneros, segundo critérios de concordância verbal.
Concordância Verbal
Todos os campos de atuação
Análise linguística /
semiótica
(EF05LP07) Compreender, na leitura de textos, o sentido do uso de diferentes conjunções e a relação estabelecem na articulação das partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.
Conjunções
Todos os campos de atuação
Análise linguística /
semiótica
(EF05LP08) Compreender o sentido de palavras pouco familiares ou frequentes, a partir da análise de prefixos (in-, des-, a-...) e sufixos (-mente, -ância, -agem...), apoiando-se em palavras conhecidas e/ou de um mesmo campo semântico.
Prefixos e sufixos
Todos os campos de atuação
Análise linguística /
semiótica
(EF05LP26) Utilizar, na produção escrita de diferentes textos, conhecimentos linguísticos: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita para citações, pontuação (ponto final, dois pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas, de acordo com o estilo de cada texto.
Concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) regras ortográficas
Todos os campos de atuação
Análise linguística /
semiótica
(EF05LP27A) Utilizar recursos de coesão referencial (pronomes, sinônimos) na produção escrita de diferentes textos, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo de diferentes gêneros.
(EF05LP27B) Utilizar, na produção escrita de diferentes textos, articuladores (conjunções, advérbios e preposições) de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do texto.
Conjunções
Advérbios
Preposições
Campo da vida cotidiana
Leitura / escuta
(autônoma)
(EF05LP09) Ler e compreender resumos, mapas conceituais, relatórios, entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
Compreensão em
leitura
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Escrita (autônoma)
(EF05LP12A) Planejar e produzir, com autonomia, resumos, mapas conceituais, relatórios, entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
(EF05LP12B) Revisar e editar, com autonomia, resumos, mapas conceituais, relatórios, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto.
Produção escrita
Campo
artístico literário
Leitura / escuta
(autônoma)
(EF05LP10) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
Compreensão em leitura/escuta
Campo
artístico literário
Leitura / escuta
(autônoma)
(EF05LP28) Observar, na leitura de anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos, recursos multissemióticos (de áudio, de vídeo, imagens estáticas e/ou em movimento, cor etc.) em diferentes mídias.
Compreensão em leitura
Recursos multissemióticos
Campo
artístico literário
Escrita (autônoma)
(EF05LP11A) Planejar e produzir, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, contos, entre outros textos do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
(EF05LP11B) Revisar e editar, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, contos, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto.
Produção escrita
Campo da vida pública
Leitura / escrita
(autônoma)
(EF05LP14) Identificar e manter, na leitura/escuta e produção escrita de resenhas críticas sobre brinquedos ou livros de literatura infantil, o tema/ assunto, a estrutura composicional (apresentação e avaliação do produto), o estilo e a situação comunicativa.
Compreensão em leitura/escuta
Produção escrita
Campo da vida pública
Escrita (autônoma)
Oralidade
(EF05LP13A) Assistir a postagens de resenhas críticas de brinquedos e livros de literatura, em vlog infantil.
(EF05LP13B) Planejar e produzir resenhas críticas, para a gravação em áudio ou vídeo e postagem na Internet.
(EF05LP13C) Revisar resenhas críticas produzidas para gravação em áudio ou vídeo e postagem na Internet.
Produção de texto oral e escrito
Campo da vida pública
Leitura / escuta
(autônoma)
(EF05LP15A) Ler e compreender notícias, reportagens, entre outros textos do campo da vida pública.
(EF05LP15B) Assistir a notícias, reportagens, entre outros textos do campo da vida pública, em vlogs argumentativos.
Compreensão em leitura/escuta
Campo da vida pública
Análise linguística /
semiótica
Oralidade
(EF05LP21) Analisar a entonação, a expressão facial e corporal e a variação linguística de vloggers, repórteres, entrevistadores e entrevistados, em textos orais.
Variação linguística
Aspectos não linguísticos (paralinguísticos)
Campo da vida pública
Leitura / escuta
(autônoma)
(EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias, para concluir sobre qual informação é mais confiável e o porquê.
Compreensão em leitura
Campo da vida pública
Escrita (autônoma)
(EF05LP17) Planejar e produzir roteiro sobre temas de interesse da turma, para a produção de uma reportagem digital, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, para a produção de uma reportagem digital.
Produção escrita
Campo da vida pública
Escrita (autônoma)
Oralidade
(EF05LP18A) Produzir uma reportagem digital sobre produtos de mídia para público infantil a partir de um roteiro.
(EF05LP18B) Revisar e editar uma reportagem digital produzida sobre produtos de mídia para público infantil.
Planejamento e produção de texto oral
Campo da vida pública
Leitura / escuta
(autônoma)
(EF05LP20A) Assistir/ouvir a debates regrados sobre acontecimentos de interesse social, atentando-se para a validade e a força das argumentações.
(EF05LP20B) Analisar, em debates regrados sobre acontecimentos de interesse social, a validade e a força das argumentações (argumentos por comparação, por exemplificação, de autoridade, por evidência), com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital.
Compreensão de textos orais audiovisuais
Campo da vida pública
Oralidade
(EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos e fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes.
Produção de texto Oral
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas, presentes em textos de diferentes gêneros do campo das práticas de estudo e pesquisa, como relatórios, textos didáticos, entre outros.
Compreensão em leitura
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Leitura (autônoma)
(EF05LP22) Ler e compreender textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
Compreensão em leitura
Campo das práticas de estudo e pesquisa
Escrita (autônoma)
(EF05LP24A) Planejar e produzir textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, para organizar resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, com a inclusão de imagens, gráficos, tabelas ou infográficos, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
(EF05LP24B) Revisar e editar resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia
quê?, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do gêneros.
Produção escrita
Campo Artístico literário
Leitura/ Oralidade
(EF05LP25A) Ler e compreender diferentes textos dramáticos.
(EF05LP25B) Representar cenas de textos dramáticos lidos, reproduzindo as falas das personagens de acordo com as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor.
Compreensão em leitura
Dramatização de histórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário