Competências Específicas de Língua
Portuguesa para o Ensino Fundamental
|
||||
1. Compreender a língua
como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível
aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades
de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
2. Apropriar-se da
linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes
campos de atuação da vida social e utilizando-a para ampliar suas possibilidades
de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive
escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida
social.
3. Ler, escutar e
produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes
campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e
criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências,
ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
4. Compreender o
fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de
variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
5. Empregar, nas
interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação
comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
6. Analisar
informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos
meios de comunicação, posicionando-se ética e criticamente em relação a
conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.
7. Reconhecer o texto
como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
8. Selecionar textos e
livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos
pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho etc.).
9. Envolver-se em
práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso
estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações
artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário
e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da
experiência com a literatura.
10.
Mobilizar
práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas
digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de
compreensão e produção),aprender e refletir sobre o mundo e realizar
diferentes
projetos
autorais.
|
||||
CAMPOS DE ATUAÇÃO
|
PRÁTICAS DE
LINGUAGEM
|
ANO
|
HABILIDADES CURRÍCULO PAULISTA
|
OBJETOS DE
CONHECIMENTO
|
Todos os campos de atuação
|
Leitura / escuta
(compartilhada e autônoma)
|
1º AO 5º
|
(EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam
em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua,
na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e
digital, reconhecendo a situação comunicativa.
|
Compreensão em leitura
Condições de produção e recepção de textos
|
Todos os campos de atuação
|
Leitura / escuta
(compartilhada e autônoma)
|
1º AO 5º
|
(EF15LP02A) Estabelecer expectativas em relação ao texto
que vai ler(pressuposições antecipadoras dos sentidos), a partir de
conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual,
o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens,
dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros elementos.
(EF15LP02B) Confirmar (ou não) antecipações e inferências
realizadas antes e durante a leitura do gênero textual.
|
Estratégia de leitura
|
Todos os campos
de atuação
|
Leitura / escuta (compartilhada e autônoma)
|
1º AO 5º
|
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos
de diferentes gêneros textuais.
|
Estratégia de leitura
|
Todos os campos
de atuação
|
Leitura / escuta
(compartilhada e autônoma)
|
1º AO 5º
|
(EF15LP04) Compreender, na leitura de textos
multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos
expressivos gráfico-visuais.
|
Estratégia de leitura
|
Todos os campos
de atuação
|
Escrita
(escrita compartilhada e autônoma)
|
1º AO 5º
|
(EF15LP05A) Planejar o texto que será produzido, com a
ajuda do professor, conforme a situação comunicativa (quem escreve, para
quem, para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto
(impresso/digital) e as características do gênero.
(EF15LP05B) Pesquisar, em meios impressos e/ou
digitais, informações necessárias à produção do texto,organizando os dados e
as fontes pesquisadas em tópicos.
(EF15LP05C) Produzir textos de diferentes gêneros
textuais, considerando a situação comunicativa.
|
Planejamento de texto
Pesquisa de informações
|
Todos os campos
de atuação
|
Escrita
(escrita compartilhada e autônoma)
|
1º AO 5º
|
(EF15LP06) Reler e revisar, em colaboração com os
colegas e com a ajuda do professor, o texto produzido, fazendo cortes,
acréscimos, reformulações e correções em relação a aspectos discursivos
(relacionados ao gênero) e aspectos linguístico discursivos (relacionados à
língua).
|
Revisão de textos
|
Todos os campos
de atuação
|
Análise linguística /
Semiótica
|
1º AO 5º
|
(EF15LP07A) Editar, em colaboração com os colegas e com
a ajuda do professor, a versão final do texto em suporte adequado (impresso
ou digital).
(EF15LP07B) Inserir à edição final do texto, quando for
o caso, fotos, ilustrações e outros recursos gráfico visuais.
|
Edição de textos
|
Todos os campos
de atuação
|
Escrita
(escrita
compartilhada e
autônoma)
|
1º AO 5º
|
(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de
edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os
recursos multissemióticos disponíveis.
|
Utilização de tecnologia digital
|
Todos os campos
de atuação
|
Oralidade
|
1º AO 5º
|
(EF15LP13) Identificar a finalidade comunicativa de
gêneros textuais orais, em diferentes situações comunicativas, por meio de
solicitação de informações, apresentação de opiniões, relato de experiências,
entre outros.
|
Produção oral/
Finalidade comunicativa
|
Todos os campos
de atuação
|
Oralidade
|
1º AO 5º
|
(EF15LP10) Escutar com atenção, falas de professores e
colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando
esclarecimentos sempre que necessário.
|
Produção Oral
Formulação de
Perguntas
|
Todos os campos
de atuação
|
Oralidade
|
1º AO 5º
|
(EF15LP11) Reconhecer
características da conversação espontânea presencial, respeitando os
turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de
tratamento adequadas, de acordo com a situação comunicativa e o papel social
do interlocutor.
|
Características
da conversação
espontânea
|
Todos os campos
de atuação
|
Oralidade
|
1º AO 5º
|
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral, com clareza,
preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com
tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
|
Produção oral
Intercâmbio conversacional em sala de aula
|
Todos os campos
de atuação
|
Oralidade
|
1º AO 5º
|
(EF15LP12) Atribuir sentido a aspectos não linguísticos
(paralinguísticos), observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos,
movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal e
tom de voz.
|
Aspectos não linguísticos
(paralinguísticos) no ato da fala
|
Todos os campos de atuação
|
Oralidade
|
1º AO 5º
|
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem
parte do mundo da ficção e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento,
valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
|
Formação do leitor
literário
|
Campo artístico literário
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
1º AO 5º
|
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem
parte do mundo da ficção e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento,
valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
|
Formação do leitor literário
|
Campo artístico literário
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
1º AO 5º
|
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os
colegas e com a ajuda do professor, textos do campo artístico-literário
(contos populares, de fadas, acumulativos, de assombração, entre outros).
|
Compreensão em leitura
|
Campo da vida cotidiana
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
1º AO 5º
|
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em
quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando
recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
|
Compreensão em leitura
Leitura de texto verbal e não verbal (verbo visual)
|
Campo artístico
literário
|
Oralidade
|
1º AO 5º
|
(EF15LP19) Recontar, com e sem o apoio de imagem,
textos literários lidos pelo professor (contos, lendas, crônicas, entre
outros) e/ou pelo próprio aluno.
|
Reconto de histórias
|
Campo artístico
literário
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
1º AO 5º
|
(EF15LP18) Relacionar texto verbal a ilustrações e
outros recursos gráficos.
|
Formação do leitor
Leitura multissemiótica
|
Campo artístico
literário
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
1º AO 5º
|
(EF15LP17) Apreciar poemas concretos (visuais),
observando efeitos de sentido criados pela estrutura composicional do texto:
distribuição e diagramação do texto, tipos de letras, ilustrações e outros
efeitos visuais.
|
Apreciação de texto poético
Estrutura composicional do texto poético
|
Todos os campos de atuação
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
3º,
4º,
5º
|
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta,
com autonomia e fluência, gêneros textuais variados.
|
Fluência de leitura
Compreensão em leitura
|
Todos os campos
de atuação
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
3º,
4º,
5º
|
(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do
cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para
leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas
sua opinião, após a leitura.
|
Formação do leitor
|
Todos os campos
de atuação
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
3º,
4º,
5º
|
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de
diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.
|
Estratégia de leitura
Compreensão em leitura
|
Todos os campos
de atuação
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
3º,
4º,
5º
|
(EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura
de textos de diferentes gêneros.
|
Estratégia de leitura
Compreensão em leitura
|
Todos os campos
de atuação
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
3º,
4º,
5º
|
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões
desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
|
Estratégia de leitura
Compreensão em leitura
|
Todos os campos
de atuação
|
Análise linguística /
semiótica
|
3º,
4º,
5º
|
(EF35LP06) Compreender as relações coesivas
estabelecidas entre as partes de um texto, identificando substituições
lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes
pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do
texto.
|
Coesão textual
|
Todos os campos
de atuação
|
Análise linguística /
semiótica
|
5º
|
(EF35LP14) Compreender o uso de recursos
linguístico-discursivos como pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos,
como recurso coesivo anafórico, em textos de diferentes gêneros.
|
Pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos
Coesão textual
|
Todos os campos
de atuação
|
Análise linguística /
semiótica
|
5º
|
(EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e
gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e
verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação,
vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
|
Convenções da escrita
|
Todos os campos
de atuação
|
Análise linguística /
semiótica
|
5º
|
(EF35LP08) Utilizar recursos de referenciação (por
substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos),
vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes
anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição,
conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
|
Coesão textual
|
Todos os campos
de atuação
|
Escrita (escrita
compartilhada e
autônoma)
|
5º
|
(EF35LP09) Empregar marcas de segmentação em função do
projeto textual e das restrições impostas pelos gêneros: título e subtítulo,
paragrafação, inserção de elementos paratextuais (notas, box, figura).
|
Produção Escrita Paragrafação e outras marcas de
segmentação do texto
|
Todos os campos
de atuação
|
Análise Linguística / semiótica (Ortografização)
|
5º
|
(EF35LP13) Grafar corretamente palavras irregulares de
uso frequente, inclusive aquelas com a letra H inicial.
|
Ortografia
|
Todos os campos
de atuação
|
Análise Linguística / semiótica (Ortografização)
|
5º
|
(EF35LP12) Consultar o dicionário para o esclarecimento
de dúvidas sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de
irregularidades ortográficas.
|
Ortografia
|
Todos os campos
de atuação
|
Oralidade
|
5º
|
(EF35LP10) Identificar características
linguístico-discursivas e composicionais de gêneros do discurso oral, utilizados
em diferentes situações comunicativas (conversação espontânea, conversação
telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate,
noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula,
debate etc.).
|
Compreensão de textos orais
|
Todos os campos
de atuação
|
Oralidade
|
5º
|
(EF35LP11) Ouvir canções, notícias, entrevistas, poemas
e outros textos orais, em diferentes variedades linguísticas, identificando
características regionais, respeitando os diferentes grupos e culturas locais
e rejeitando preconceitos linguísticos.
|
Variação linguística
|
Campo da vida pública
|
Leitura/escrita
(compartilhada e
autônoma)
|
5º
|
(EF35LP16A) Ler/ouvir notícias, cartas de reclamação,
resenhas entre outros textos do campo da vida pública, inclusive em suas
versões orais.
(EF35LP16B) Identificar e manter a estrutura
composicional e o estilo próprios de notícias, cartas de reclamação, resenhas
entre outros textos do campo da vida pública, inclusive em suas versões
orais.
|
Compreensão em leitura
Produção escrita
|
Campo da vida pública
|
Escrita (compartilhada
e autônoma)
|
5º
|
(EF35LP15) Argumentar em defesa de pontos de vista
sobre temas polêmicos relacionados a situações vivenciadas na escola e/ou na
comunidade, na produção escrita de cartas de reclamação, resenhas, entre
outros textos do campo da vida pública.
|
Produção escrita
|
Campo das práticas de estudo
e pesquisa
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
5º
|
(EF35LP17) Pesquisar e selecionar, com o apoio do
professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em
textos que circulam em meios impressos ou digitais.
|
Pesquisa
|
Campo das
práticas de estudo e pesquisa
|
Oralidade
|
5º
|
(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de
trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e
solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
|
Escuta e produção de textos orais
|
Campo das
práticas de estudo e pesquisa
|
Oralidade
|
5º
|
(EF35LP19) Recuperar, em situações formais de escuta,
as ideias principais de exposições, apresentações e palestras das quais
participa.
|
Compreensão de textos orais
|
Campo das
práticas de estudo e pesquisa
|
Oralidade
|
5º
|
(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em
sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas
etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e
adequando a linguagem à situação comunicativa.
|
Planejamento de texto oral
Exposição oral
|
Campo artístico literário
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
Análise linguística /
semiótica
|
5º
|
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia,
textos do campo artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e
personagens, observando elementos constituintes das narrativas, tais como
enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso
indireto e discurso direto.
|
Compreensão em leitura
Elementos constituintes das narrativas
|
Campo artístico
literário
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
5º
|
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos
literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem
ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
|
Formação do leitor literário
Compreensão em leitura
|
Campo artístico
literário
|
Análise linguística /
semiótica
|
5º
|
(EF35LP22) Reconhecer o uso de diálogos em textos do
campo artístico-literário (contos, crônicas, fábulas), observando os efeitos
de sentido de verbos de dizer (disse, falou, perguntou) e de variedades
linguísticas no discurso direto (fala dos personagens).
|
Variação Linguística
Discurso direto Verbos de dizer (de enunciação)
|
Campo artístico
literário
|
Análise linguística /
semiótica
|
5º
|
(EF35LP30) Diferenciar os efeitos de sentido
decorrentes do uso de discurso direto e indireto e de diferentes verbos de
dizer, na leitura de textos de diferentes gêneros.
|
Discurso direto e indireto
Verbos de dizer
|
Campo artístico
literário
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
5º
|
(EF35LP29A) Identificar cenário, personagem central,
conflito gerador, resolução e foco
narrativo, na leitura de textos do campo artístico-literário (contos,
fábulas, crônicas, entre outros).
(EF35LP29B) Diferenciar narrativas em primeira e
terceira pessoas e seus efeitos de sentido.
|
Compreensão em leitura
Foco narrativo (1ª e 3ª pessoas)
|
Campo artístico literário
|
Escrita (compartilhada e autônoma)
|
5º
|
(EF35LP25A) Planejar e produzir, com certa autonomia,
contos, fábulas, lendas, entre outros textos do campo artístico-literário,
mantendo os elementos próprios das narrativas ficcionais: narrador,
personagem, enredo, tempo, espaço e
ambiente.
(EF35LP25B) Usar marcadores de tempo, espaço e fala de
personagens na produção escrita.
(EF35LP25C) Revisar e editar contos, fábulas, lendas,
entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto.
|
Produção escrita
Marcadores de tempo e espaço /
Discurso direto
|
Campo artístico
literário
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
5º
|
(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia,
textos em versos, explorando recursos sonoros como rimas, aliterações, sons,
jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais.
|
Compreensão em Leitura
|
Campo artístico
literário
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
5º
|
(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos
versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão de
versos, estrofes e refrãos e seus efeitos de sentido.
|
Apreciação estética/Estilo
|
Campo artístico
literário
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
5º
|
(EF35LP31) Compreender efeitos de sentido decorrentes
do uso de recursos rítmicos, sonoros e de metáforas, na leitura de textos
poéticos.
|
Compreensão em leitura
Metáfora
|
Campo artístico
literário
|
Oralidade
|
5º
|
(EF35LP28) Declamar poemas com fluência, ritmo,
respiração, pausas e entonação adequados à compreensão do texto.
|
Declamação de texto poético
|
Campo artístico
literário
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
5º
|
(EF35LP24A) Identificar a finalidade comunicativa de
textos dramáticos, sua organização por meio de diálogos entre os personagens
e os marcadores das falas e de cena.
(EF35LP24B) Apreciar diferentes textos dramáticos.
|
Compreensão em Leitura
|
Todos os campos de atuação
|
Análise linguística
/ semiótica
(Ortografização)
|
5º
|
(EF05LP01A) Grafar palavras utilizando regras de
correspondência morfológico-gramaticais: ESA - adjetivos que indicam lugar de
origem, EZA - substantivos derivados de adjetivos, sufixo ICE (substantivos),
sufixo OSO (adjetivos); palavras de uso frequente, com correspondências
irregulares, diferentes PORQUÊS e H
(etimologia).
(EF05LP01B) Pontuar corretamente textos, usando ponto
final, ponto de exclamação, ponto de interrogação e reticências, segundo as
características próprias dos diferentes textos.
|
Ortografia
|
Todos os campos
de atuação
|
Leitura / escuta
(autônoma)
|
5º
|
(EF05LP02) Identificar o caráter polissêmico das
palavras (uma mesma palavra com diferentes significados), conforme o contexto
de uso, comparando o significado de determinados termos utilizados nas áreas
científicas, com esses mesmos termos utilizados na linguagem cotidiana.
|
Compreensão em leitura
Polissemia
|
Todos os campos
de atuação
|
Análise linguística
/ semiótica
(Ortografização)
|
5º
|
(EF05LP03A) Acentuar corretamente palavras
proparoxítonas, oxítonas, monossílabos tônicos e paroxítonas (terminadas em
L, R, X, PS, UM/UNS, I/IS, EI/EIS).
(EF05LP03B) Usar, na escrita de textos de diferentes
gêneros, o acento diferencial (têm/tem, mantém/ mantêm/ pôr/por/ pôde/pode).
|
Acentuação
Ortografia
|
Todos os campos
de atuação
|
Análise linguística
/ semiótica
(Ortografização)
|
5º
|
(EF05LP04) Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula,
dois-pontos, reticências, aspas e parênteses, reconhecendo seus efeitos de
sentido.
|
Pontuação
|
Todos os campos
de atuação
|
Análise linguística /
semiótica
|
5º
|
(EF05LP05) Compreender, na leitura de diferentes
textos, os efeitos de sentido do uso de verbos nos tempos presente, passado e
futuro, do modo indicativo.
|
Verbos – modo indicativo
|
Todos os campos
de atuação
|
Análise linguística /
semiótica
|
5º
|
(EF05LP06) Flexionar, adequadamente, os verbos, na
escrita de textos de diferentes gêneros, segundo critérios de concordância
verbal.
|
Concordância Verbal
|
Todos os campos
de atuação
|
Análise linguística /
semiótica
|
5º
|
(EF05LP07) Compreender, na leitura de textos, o sentido
do uso de diferentes conjunções e a relação estabelecem na articulação das
partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.
|
Conjunções
|
Todos os campos
de atuação
|
Análise linguística /
semiótica
|
5º
|
(EF05LP08) Compreender o sentido de palavras pouco
familiares ou frequentes, a partir da análise de prefixos (in-, des-, a-...)
e sufixos (-mente, -ância, -agem...), apoiando-se em palavras conhecidas e/ou
de um mesmo campo semântico.
|
Prefixos e sufixos
|
Todos os campos
de atuação
|
Análise linguística /
semiótica
|
5º
|
(EF05LP26) Utilizar, na produção escrita de diferentes
textos, conhecimentos linguísticos: regras sintáticas de concordância nominal
e verbal, convenções de escrita para citações, pontuação (ponto final, dois
pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas, de acordo com o
estilo de cada texto.
|
Concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final,
dois-pontos, vírgulas em enumerações) regras ortográficas
|
Todos os campos
de atuação
|
Análise linguística /
semiótica
|
5º
|
(EF05LP27A) Utilizar recursos de coesão referencial
(pronomes, sinônimos) na produção escrita de diferentes textos, considerando
a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo
de diferentes gêneros.
(EF05LP27B) Utilizar, na produção escrita de diferentes
textos, articuladores (conjunções, advérbios e preposições) de relações de
sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de
informatividade, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a
estrutura composicional e o estilo do texto.
|
Conjunções
Advérbios
Preposições
|
Campo da vida cotidiana
|
Leitura / escuta
(autônoma)
|
5º
|
(EF05LP09) Ler e compreender resumos, mapas
conceituais, relatórios, entre outros textos do campo das práticas de estudo
e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a
estrutura composicional e o estilo do gênero.
|
Compreensão em
leitura
|
Campo das práticas de estudo
e pesquisa
|
Escrita (autônoma)
|
5º
|
(EF05LP12A) Planejar e produzir, com autonomia,
resumos, mapas conceituais, relatórios, entre outros textos do campo das
práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/
assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
(EF05LP12B) Revisar e editar, com autonomia, resumos,
mapas conceituais, relatórios, entre outros textos produzidos, cuidando da
apresentação final do texto.
|
Produção escrita
|
Campo
artístico literário
|
Leitura / escuta
(autônoma)
|
5º
|
(EF05LP10) Ler/ouvir e compreender, com autonomia,
anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo
artístico literário, em diferentes mídias, considerando a situação
comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do
gênero.
|
Compreensão em leitura/escuta
|
Campo
artístico literário
|
Leitura / escuta
(autônoma)
|
5º
|
(EF05LP28) Observar, na leitura de anedotas, piadas,
cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos, recursos multissemióticos
(de áudio, de vídeo, imagens estáticas e/ou em movimento, cor etc.) em
diferentes mídias.
|
Compreensão em leitura
Recursos multissemióticos
|
Campo
artístico
literário
|
Escrita (autônoma)
|
5º
|
(EF05LP11A) Planejar e produzir, com autonomia,
anedotas, piadas, cartuns, contos, entre outros textos do campo
artístico-literário, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a
estrutura composicional e o estilo do gênero.
(EF05LP11B) Revisar e editar, com autonomia, anedotas,
piadas, cartuns, contos, entre outros textos produzidos, cuidando da
apresentação final do texto.
|
Produção escrita
|
Campo da vida pública
|
Leitura / escrita
(autônoma)
|
5º
|
(EF05LP14) Identificar e manter, na leitura/escuta e
produção escrita de resenhas críticas sobre brinquedos ou livros de
literatura infantil, o tema/ assunto, a estrutura composicional (apresentação
e avaliação do produto), o estilo e a situação comunicativa.
|
Compreensão em leitura/escuta
Produção escrita
|
Campo da vida pública
|
Escrita (autônoma)
Oralidade
|
5º
|
(EF05LP13A) Assistir a postagens de resenhas críticas
de brinquedos e livros de literatura, em vlog infantil.
(EF05LP13B) Planejar e produzir resenhas críticas, para
a gravação em áudio ou vídeo e postagem na Internet.
(EF05LP13C) Revisar resenhas críticas produzidas para
gravação em áudio ou vídeo e postagem na Internet.
|
Produção de texto oral e escrito
|
Campo da vida
pública
|
Leitura / escuta
(autônoma)
|
5º
|
(EF05LP15A) Ler e compreender notícias, reportagens,
entre outros textos do campo da vida pública.
(EF05LP15B) Assistir a notícias, reportagens, entre
outros textos do campo da vida pública, em vlogs argumentativos.
|
Compreensão em leitura/escuta
|
Campo da vida
pública
|
Análise linguística /
semiótica
Oralidade
|
5º
|
(EF05LP21) Analisar a entonação, a expressão facial e
corporal e a variação linguística de vloggers, repórteres, entrevistadores e
entrevistados, em textos orais.
|
Variação linguística
Aspectos não linguísticos (paralinguísticos)
|
Campo da vida
pública
|
Leitura / escuta
(autônoma)
|
5º
|
(EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato
veiculadas em diferentes mídias, para concluir sobre qual informação é mais
confiável e o porquê.
|
Compreensão em leitura
|
Campo da vida
pública
|
Escrita (autônoma)
|
5º
|
(EF05LP17) Planejar e produzir roteiro sobre temas de
interesse da turma, para a produção de uma reportagem digital, a partir de
buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, para a produção
de uma reportagem digital.
|
Produção escrita
|
Campo da vida
pública
|
Escrita (autônoma)
Oralidade
|
5º
|
(EF05LP18A) Produzir uma reportagem digital sobre
produtos de mídia para público infantil a partir de um roteiro.
(EF05LP18B) Revisar e editar uma reportagem digital
produzida sobre produtos de mídia para público infantil.
|
Planejamento e produção de texto oral
|
Campo da vida
pública
|
Leitura / escuta
(autônoma)
|
5º
|
(EF05LP20A) Assistir/ouvir a debates regrados sobre
acontecimentos de interesse social, atentando-se para a validade e a força
das argumentações.
(EF05LP20B) Analisar, em debates regrados sobre
acontecimentos de interesse social, a validade e a força das argumentações
(argumentos por comparação, por exemplificação, de autoridade, por
evidência), com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio,
mídia impressa e digital.
|
Compreensão de textos orais audiovisuais
|
Campo da vida pública
|
Oralidade
|
5º
|
(EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de
interesse social, com base em conhecimentos e fatos divulgados em TV, rádio,
mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes.
|
Produção de texto Oral
|
Campo das práticas de estudo
e pesquisa
|
Leitura / escuta
(compartilhada e
autônoma)
|
5º
|
(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em
gráficos ou tabelas, presentes em textos de diferentes gêneros do campo das
práticas de estudo e pesquisa, como relatórios, textos didáticos, entre
outros.
|
Compreensão em leitura
|
Campo das práticas de estudo
e pesquisa
|
Leitura (autônoma)
|
5º
|
(EF05LP22) Ler e compreender textos do campo das
práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de
divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos
estudantes, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e
o estilo do gênero.
|
Compreensão em leitura
|
Campo das práticas de estudo
e pesquisa
|
Escrita (autônoma)
|
5º
|
(EF05LP24A) Planejar e produzir textos do campo das
práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de
divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos
estudantes, para organizar resultados de pesquisa em fontes de informação
impressas ou digitais, com a inclusão de imagens, gráficos, tabelas ou
infográficos, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional
e o estilo do gênero.
(EF05LP24B) Revisar e editar resumos, mapas
conceituais, textos de divulgação científica, você sabia
quê?, entre outros textos produzidos, cuidando da
apresentação final do gêneros.
|
Produção escrita
|
Campo Artístico literário
|
Leitura/ Oralidade
|
5º
|
(EF05LP25A) Ler e compreender diferentes textos
dramáticos.
(EF05LP25B) Representar cenas de textos dramáticos
lidos, reproduzindo as falas das personagens de acordo com as rubricas de
interpretação e movimento indicadas pelo autor.
|
Compreensão em leitura
Dramatização de histórias
|
terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
Currículo Paulista 5º ano Língua Portuguesa - Planejamento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário