Competências Específicas de Matemática para
o Ensino Fundamental
|
|||
1. Reconhecer que a
Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de
diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva,
que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para
alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2. Desenvolver o
raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para
compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as
relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática
(Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras
áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de
construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a
perseverança na busca de soluções.
4. Fazer observações
sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas
sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar
informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e
eticamente, produzindo argumentos convincentes.
5. Utilizar processos e
ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para
modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento,
validando estratégias e resultados.
6. Enfrentar situações-problema
em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas
com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar
conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas,
além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever
algoritmos, como fluxogramas, e dados).
7. Desenvolver e/ou
discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com
base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários,
valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem
preconceito de qualquer natureza.
8. Interagir com seus
pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e
desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de
soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na
discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos
colegas e aprendendo com eles.
|
|||
UNIDADES TEMÁTICAS
|
ANO
|
HABILIDADES CURRÍCULO PAULISTA
|
OBJETOS DE
CONHECIMENTO
|
Números
|
5º
|
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais no
mínimo até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal.
|
Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e
ordenação de números naturais.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais
positivos na forma decimal com compreensão das principais características do
sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição
e a reta numérica.
|
Números racionais expressos na forma decimal e sua representação
na reta numérica.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e
maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia
de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
|
Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento,
significados, leitura e representação na reta numérica.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA04A) Identificar diferentes escritas nas
representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas,
identificando as frações equivalentes.
|
Comparação e ordenação de números racionais na
representação fracionária e decimal utilizando a noção de equivalência.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA04B) Produzir diferentes escritas nas
representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas,
identificando as frações equivalentes.
|
Comparação e ordenação de números racionais na
representação fracionária e decimal utilizando a noção de equivalência.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais
positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na
reta numérica.
|
Comparação e ordenação de números racionais na
representação decimal e na fracionária utilizando
a noção de equivalência
|
Números
|
5º
|
(EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%,
75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos
e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais,
cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre
outros.
|
Cálculo de porcentagens e representação fracionária.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA07) Resolver e elaborar situações-problema de
adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja
representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como
cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
|
Situações-problema: adição e subtração de números
naturais e números racionais cuja representação decimal é finita.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA08) Resolver e elaborar situações problema de
multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja
representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e
diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por
estimativa, cálculo mental e algoritmos.
|
Situações-problema: multiplicação e divisão envolvendo
números naturais e racionais cuja representação decimal é finita por números
naturais.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA09) Resolver e elaborar situações-problema
simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a
determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento
de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas
de árvore ou por tabelas.
|
Problemas de contagem, combinando elementos de uma coleção
com todos os elementos de outra coleção.
|
Álgebra
|
5º
|
(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a
relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar,
subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para
construir a noção de equivalência.
|
Propriedades da igualdade e noção de equivalência.
|
Álgebra
|
5º
|
(EF05MA11) Resolver e elaborar situações-problema cuja
conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que
um dos termos é desconhecido.
|
Propriedades da igualdade e noção de equivalência.
|
Álgebra
|
5º
|
(EF05MA12) Resolver situações-problema que envolvam
variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a
quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes
de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
|
Grandezas diretamente proporcionais
Problemas envolvendo a partição de um todo em duas
partes proporcionais.
|
Álgebra
|
5º
|
(EF05MA13) Resolver situações-problema envolvendo a
partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma
quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com
compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.
|
Grandezas diretamente proporcionais
Problemas envolvendo a partição de um todo em duas
partes proporcionais. Divisão desigual
|
Geometria
|
5º
|
(EF05MA14) Utilizar e compreender diferentes
representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em
planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as
primeiras noções de coordenadas cartesianas.
|
Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º
quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano.
|
Geometria
|
5º
|
(EF05MA15A) Interpretar, descrever e representar a
localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante),
utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de
sentido e giros.
|
Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º
quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano.
|
Geometria
|
5º
|
(EF05MA15B) Construir itinerários para representar a
localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando
coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.
|
Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º
quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano.
|
Geometria
|
5º
|
(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas
planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e
comparar seus atributos.
|
Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações,
planificações e características.
|
Geometria
|
5º
|
(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos,
considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de
desenho ou tecnologias digitais.
|
Figuras geométricas planas: características,
representações e ângulos.
|
Geometria
|
5º
|
(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade
entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de
ampliação e de redução em malhas quadriculadas e/ou com o uso de tecnologias
digitais.
|
Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas
quadriculadas:
reconhecimento da
congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos
lados correspondentes.
|
Grandezas e medidas
|
5º
|
(EF05MA19) Resolver e elaborar situações--problema
envolvendo medidas de diferentes grandezas como comprimento, massa, tempo,
temperatura, capacidade e área, reconhecendo e utilizando medidas como ometro
quadrado e o centímetro quadrado, recorrendo a transformações adequadas entre
as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
|
Medidas de comprimento, área,massa, tempo, temperatura
e capacidade: utilização de unidades convencionais e relações entre as
unidades de medida
mais usuais.
|
Grandezas e medidas
|
5º
|
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que
figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também,
figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
|
Áreas e perímetros de figuras poligonais: algumas
relações.
|
Grandezas e medidas
|
5º
|
(EF05MA21) Reconhecer volume como grandeza associada a
sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos,
utilizando, preferencialmente, objetos concretos.
|
Noção de volume.
|
Probabilidade e estatística
|
5º
|
(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de
um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente
prováveis ou não, explorando a ideia de probabilidade em situações-problema simples.
|
Espaço amostral: análise de chances de eventos
aleatórios.
|
Probabilidade e estatística
|
5º
|
(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de
um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm
a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).
|
Cálculo de probabilidade de eventos equiprováveis.
|
Probabilidade e estatística
|
5º
|
(EF05MA24) Analisar e Interpretar dados estatísticos
apresentados em textos, tabelas (simples ou de dupla entrada) e gráficos
(colunas agrupadas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a
outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de
sintetizar conclusões.
|
Leitura, coleta, classificação interpretação e representação
de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos
pictóricos e gráfico de linhas.
|
Probabilidade e estatística
|
5º
|
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis
categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos
de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e
apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos
resultados.
|
Leitura, coleta, classificação interpretação e
representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas,
gráficos pictóricos e gráfico de linhas.
|
terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
Currículo Paulista 5º ano Matemática - Planejamento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário