sábado, 24 de março de 2018

Para todos nós #generalistas da #educação na trajetória aparece muitas questões, dúvidas e etc, mas a principal agora em minha vida, envolve o #ritmo na aprendizagem, o #tempoescolar, e seguindo #alfabético mas #analfabetofuncional ou seja necessidade do #letramento - além daqui que já passou e precisa de #recuperação, #reforço, #revisão ou mesmo #ajudinha.
Amo alfabetizar, mas nunca me achei professora de Primeiro aninho, até o Segundo aninho me quebra as pernas, pelo tempo que esta a criança e a necessidade de disciplinar, e eu não nasci para pedir silêncio, para dar bronca, acho que isso deveria vir no instinto do humano, com os maiores consigo vivenciar as regras de convivência, pois crescendo, a gente entende as necessidades do coletivo, do grupo...
Eu alfabetizo e pronto, nunca sei de que jeito, porque se em um método não deu vamos para outro, voltamos, revemos, criamos... porque a criança que não aprendeu o código, que pensa que tem alguma mágica em saber ler, no fundo parece ter pedido algum detalhe, rever os detalhes e o fazer junto as vezes ajuda muito, mas precisa do querer, porque muitos demonstram é #preguiça mesmo, falta vontade... e algumas vezes vai além porque nos casos de alunos especiais, tentamos caminhos diferentes, inclusivos, mas onde podem chegar é de cada um deles... importar dar o nosso melhor enquanto professor.
Conversei muito em relação ao fato de que gosto de dar muita lição, e eu não sou conteudista e no fundo não queria que a educação brasileira fosse, mas eu gosto de conhecimento, de dividir e de trocar conhecimento, de ir atrás de mais conhecimento...
Falei para meus alunos essa semana que dou e cobro muita lição porque os amo, e essa é a verdade, porque podia não dar, mas quanto mais lição eu der, é porque amo mais, porque quero dar o meu melhor, e professor que ensina de verdade, dá um presente, que é conhecimento, e por amar que sou professora desse jeito... amo lousa, folhinha, sentar pra conversar das matérias, pedir solidariedade em que um ajude o outro a aprender...
Então o que sei é que o professor de antes ensinou e ensinou bem, mas muitos alunos não aprenderam bem, e que perderam o fio da meada... e é preciso voltar muitas vezes...
Depois ir para onde precisamos, porque temos um currículo a cumprir, e precisamos entregar para o próximo professor, o aluno renovado, fortalecido em aprendizagem.
Não cobramos o professor anterior, sabemos que fez, mas a educação tem o tempo para cada pessoa, ai acontece que vem muitos em tempos diferentes, e as vezes bem abaixo do que precisaria estar para aquela seriação...
Ou seja, sei que sou alfabetizadora, que não quero abrir mão de ensinar nenhum criança que precisa aprender a ler e que chega até mim, e nisso cada um dá seus pulos, faz seu show para ensinar quem ainda precisa aprender.
Então vou passar a escrever, postar, e copiar coisas de outros que também são boas para um no fundo reforço de aprendizagem...
#amooquefaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário