SABERES DO EIXO - COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
Identificar os diversos gêneros e portadores textuais e sua importância social.
Reconhecer e valorizar a escrita, a fala e/ ou Libras como função social.
Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade.
Saber usar objetos de escrita, presentes na Cultura.
Desenvolver capacidades específicas para escrever (ex.: rasgar, amassar, recortar, modelar etc.).
Reconhecer e valorizar a escrita, a fala e/ ou Libras como função social.
Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade.
Saber usar objetos de escrita, presentes na Cultura.
Desenvolver capacidades específicas para escrever (ex.: rasgar, amassar, recortar, modelar etc.).
Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas (ex.: símbolos, logos, signos etc.).
Valorizar a Língua Portuguesa, línguas estrangeiras e Libras como veículos de comunicação e expressão das diferentes culturas.
Ser capaz de identificar e analisar, criticamente, os usos da língua como instrumento de divulgação de valores, raça, etnia, gênero, crença e classe social.
Ser capaz de identificar e analisar, criticamente, os usos da língua como instrumento de divulgação de valores, raça, etnia, gênero, crença e classe social.
Identificar os países africanos e outros de Língua Portuguesa, que fazem parte de um mesmo grupo linguístico.
SABERES DO EIXO - APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
Identificar e reconhecer o alfabeto, bem como as representações das letras (vogais e consoantes, letra maiúscula e minúscula, letra cursiva e de imprensa).
Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da Língua Portuguesa.
Escrever o nome próprio e utilizá-lo como referência para a escrita.
Utilizar a leitura no processo de escrita, reconhecendo as palavras em todas as suas formas e significados (utilizando diferentes tipos de letras).
Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da Língua Portuguesa.
Escrever o nome próprio e utilizá-lo como referência para a escrita.
Utilizar a leitura no processo de escrita, reconhecendo as palavras em todas as suas formas e significados (utilizando diferentes tipos de letras).
Respeitar a produção textual própria e alheia.
Identificar relação entre grafema/fonema (letra/som) com correspondência sonora única ou com mais de uma correspondência sonora.
Identificar relação entre grafema/fonema (letra/som) com correspondência sonora única ou com mais de uma correspondência sonora.
Reconhecer unidades fonoaudiológicas (sílabas, rimas, iniciais, mediais e terminações de palavras).
Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
Apropriar-se do sistema alfabético de escrita, ainda que não domine a ortografia plenamente.
Escrever de forma convencional, gradativamente.
Escrever de forma convencional, gradativamente.
Conhecer as regularidades e irregularidades ortográficas da escrita.
Compreender e dominar a função da segmentação dos espaços em branco e dos sinais de pontuação.
SABERES DO EIXO – LEITURA
Identificar, nas produções, palavras usadas no cotidiano.
Ler palavras formadas por sílabas simples, compostas, bem como palavras mais complexas na apropriação da leitura.
Apreciar a leitura de diversos suportes textuais: livros, revistas, jornais etc. (mesmo que ainda não domine a leitura).
Apreciar a leitura de histórias realizada pelo educador, vivenciando emoções, estabelecendo identificações e exercitando a fantasia e a imaginação.
Modificar, pela fala, o início, o meio e/ou o final de um texto e analisar as implicações dessas modificações.
Ler palavras formadas por sílabas simples, compostas, bem como palavras mais complexas na apropriação da leitura.
Apreciar a leitura de diversos suportes textuais: livros, revistas, jornais etc. (mesmo que ainda não domine a leitura).
Apreciar a leitura de histórias realizada pelo educador, vivenciando emoções, estabelecendo identificações e exercitando a fantasia e a imaginação.
Modificar, pela fala, o início, o meio e/ou o final de um texto e analisar as implicações dessas modificações.
Reconhecer o suporte textual como estratégia de antecipação da leitura.
Construir o conhecimento da leitura de vários gêneros textuais (utilizando parlendas, adivinhas, poemas e quadrinhos etc.).
Ler outras linguagens e/ou Libras (ilustrações, gestos, expressões faciais, obras de Arte).
Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras.
Escolher suas leituras a partir de diversos suportes textuais: revistas, jornais etc. (de forma que possa levá-los para casa, propiciando momentos de leitura junto a seus familiares).
Ter domínio da leitura oral, individual e coletiva.
Inferir, a partir de elementos presentes no próprio texto, o uso de palavras ou expressões de sentido figurado.
Identificar princípio, meio e fim de diferentes tipos de textos.
Relacionar o significado da palavra no dicionário e o sentido que ela adquire, quando contextualizada.
Compreender a leitura como fonte de informação, de entretenimento, de prazer e de construção do conhecimento.
SABERES DO EIXO – JOGOS E BRINCADEIRAS
Desenvolver habilidades como: correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, dançar etc., pela participação em jogos e brincadeiras.
Aperfeiçoar suas habilidades motoras, manipulando diversos materiais, objetos e brinquedos (bola, corda, peteca etc.).
SABERES DO EIXO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
Conhecer e construir uma imagem positiva de si, identificando suas possibilidades e ampliando sua autonomia.
Saber se comunicar e expressar suas ideias por meio de diferentes linguagens e ser receptivo às mensagens do outro, ampliando sua visão de mundo.
Expressar suas vontades, ter iniciativa e obter o respeito pelas suas opiniões por meio de diálogo, de acordo com a situação vivida pelo grupo.
Desenvolver atitudes de autonomia, afetividade e senso crítico em situações diversas.
Usar a imaginação e a criatividade na participação em todas as atividades (jogos, brincadeiras, produção textual, dramatização, entre outras).
Compreender a importância de organizar o seu tempo para estudos, pesquisas e tarefas escolares.
Identificar diferenças e semelhanças entre sua história e a de outras pessoas e as de outros grupos sociais.
Conhecer, entender, identificar e expressar seus sentimentos, desejos e emoções, favorecendo seu convívio social.
Criar hábitos de autocuidado e proteção do corpo, desenvolvendo atitudes de higiene, alimentação, repouso, segurança e cuidados com a aparência.
Saber usar sua capacidade de argumentação.
Reconhecer-se parte integrante de uma sociedade como sujeito histórico.
Desenvolver hábitos e atitudes relacionados à prevenção de acidentes, autoproteção e defesa, nas situações em que isso é exigido.
Conhecer os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes e suas formas de garantia.
Conhecer, compreender, valorizar e exercer os fundamentos básicos da cidadania e da democracia.
Compreender a própria sexualidade ao longo da vida e vivê-la, respeitando sua individualidade e limites, bem como os do outro.
Saber respeitar, sem preconceitos, as diferenças relacionadas à sexualidade para que não haja comportamentos discriminatórios e/ou intolerantes.
Compreender que a busca de prazer é uma dimensão saudável da sexualidade humana, envolvendo aspectos físicos, biológicos, sociais,
culturais, emocionais e a valorização da afetividade como forma de expressão do prazer.
Reconhecer, como determinações culturais, as características socialmente atribuídas ao masculino e ao feminino, posicionando-se contra discriminações aos papeis sociais a eles atribuídos.
Reconhecer a importância do consentimento mútuo para as trocas afetivas (toques, aperto de mão, abraços, beijos) correspondentes aos diferentes Tempos da Vida, esclarecendo e prevenindo o abuso sexual.
Reconhecer as diferenças ao perceber-se como diferente, não como inferior ou superior.
Compreender que somos marcados, historicamente, pelo racismo e desigualdades sociais.
Conhecer e reconhecer sua etnia, valorizando o seu pertencimento.
Conscientizar-se e sensibilizar-se contra toda discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social, crença religiosa, gênero, orientação sexual e outras características individuais ou sociais.
Ter prazer em aprender e reconhecer a importância do aprendizado (saber) em sua vida.
Identificar a visão estereotipada que a sociedade tem dos descendentes africanos, europeus, asiáticos e dos povos indígenas e ter senso crítico perante elas.
Conhecer e diferenciar os conceitos de preconceito, discriminação e racismo.
Respeitar as pessoas que possam vir a sofrer algum tipo de discriminação em relação às doenças crônicas ou temporárias (portadores do HIV e doentes de AIDS, entre outras).
Conhecer e usar o vocabulário correto em relação à sexualidade.
Conhecer, identificar e valorizar características próprias de cada Tempo de Vida (infância, adolescência, juventude, idade adulta e 3ª idade).
SABERES DO EIXO - INTERAÇÃO SOCIAL
Compreender e valorizar as regras enquanto princípios para convivência em grupo, no ambiente familiar, social e escolar.
Participar de interações cotidianas que propiciem a valorização do diálogo, do saber ouvir, saber trabalhar no coletivo e ser receptivo ao outro.
Participar das interações cotidianas no espaço da escola.
Ser capaz de resolver problemas pelo diálogo.
Relacionar-se com o outro, conhecendo, reconhecendo e respeitando as diferenças e individualidades, de modo a ampliar sua visão de mundo.
Desenvolver atitudes éticas, de cooperação, respeito e solidariedade no seu cotidiano.
Perceber e valorizar a diversidade étnico-racial existente na comunidade em que vive e na sociedade.
Identificar e compreender a existência de diversos grupos sociais e a diversidade que os compõem, respeitando as pessoas com deficiência, as questões de gênero, culturais, étnicas e religiosas.
Compreender, valorizar e respeitar as regras de convivência que contribuam para o bem comum.
Conhecer e compreender a diversidade sexual como forma de prevenção à homofobia.
Participar de atividades lúdicas e de jogos, utilizando e adaptando regras e respeitando as diferenças individuais.
Exercitar a cidadania, participando de momentos de mobilização social da comunidade em que vive, como grêmios estudantis, festas da escola e do bairro, uso de quadras sociais, entre outros.
Perceber a influência da comunicação: familiar, cultural, da mídia e da sociedade em geral, nos seus pensamentos, sentimentos, valores e comportamentos relacionados à sexualidade, ao consumo, à estética, à formação de grupos, entre outros, favorecendo a construção do senso crítico.
Respeitar e valorizar todas as pessoas que compõem o ambiente escolar, tais como os funcionários, professores, gestores, colegas e pais.
Perceber a importância e a necessidade de relacionar-se eticamente com os outros, não aceitando qualquer forma de violência (verbal, física e psicológica) presenciada ou vivida (por exemplo: violência doméstica, bullying, exploração sexual, homofobia, entre outras).
Agir de modo solidário em relação às pessoas com necessidades educativas especiais ou com deficiência (física, visual, auditiva, intelectual).
SABERES DO EIXO Artes
Construir o conhecimento da leitura de vários gêneros textuais (utilizando parlendas, adivinhas, poemas e quadrinhos etc.).
Ler outras linguagens e/ou Libras (ilustrações, gestos, expressões faciais, obras de Arte).
Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras.
Escolher suas leituras a partir de diversos suportes textuais: revistas, jornais etc. (de forma que possa levá-los para casa, propiciando momentos de leitura junto a seus familiares).
Ter domínio da leitura oral, individual e coletiva.
Inferir, a partir de elementos presentes no próprio texto, o uso de palavras ou expressões de sentido figurado.
Identificar princípio, meio e fim de diferentes tipos de textos.
Relacionar o significado da palavra no dicionário e o sentido que ela adquire, quando contextualizada.
Compreender a leitura como fonte de informação, de entretenimento, de prazer e de construção do conhecimento.
Localizar dados contidos no texto.
Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler as entrelinhas, ampliando a compreensão.
Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler as entrelinhas, ampliando a compreensão.
Construir compreensão global do texto lido, unificando e interrelacionando informações explícitas e implícitas.
Avaliar ética e afetivamente o texto, fazendo extrapolações.
Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
Ler, compreender, interpretar, diferenciar e apreciar os diversos tipos de textos (narrativo, argumentativo, injuntivo, dissertativo, expositivo e descritivo, com ou sem ajuda).
Avaliar ética e afetivamente o texto, fazendo extrapolações.
Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
Ler, compreender, interpretar, diferenciar e apreciar os diversos tipos de textos (narrativo, argumentativo, injuntivo, dissertativo, expositivo e descritivo, com ou sem ajuda).
Ler com fluência e entonação (respeitando os sinais de pontuação).
Reconhecer as diversas possibilidades estéticas da linguagem.
Utilizar a biblioteca e os instrumentos tecnológicos em busca de informações e consultas (consultar enciclopédias, jornais, revistas e livros; empréstimos de livros para leitura em casa etc.).
SABERES DO EIXO – PRODUÇÃO ESCRITA
SABERES DO EIXO – PRODUÇÃO ESCRITA
Familiarizar-se com a escrita por meio de várias formas de registro (individual, coletivo, espontâneo, desenhos, imagens etc.).
Reescrever textos modificando o início, o meio e o final, analisando as implicações dessas modificações.
Escrever textos preocupando-se com a estrutura, escolhendo palavras, expressões idiomáticas e utilizando convenções da escrita.
Produzir textos com coerência, coesão, adequados aos seus interlocutores, aos objetivos a que se propõem, e aos assuntos tratados.
Reescrever textos modificando o início, o meio e o final, analisando as implicações dessas modificações.
Escrever textos preocupando-se com a estrutura, escolhendo palavras, expressões idiomáticas e utilizando convenções da escrita.
Produzir textos com coerência, coesão, adequados aos seus interlocutores, aos objetivos a que se propõem, e aos assuntos tratados.
Escrever diferentes gêneros textuais (relatos, adivinhas, cantigas, poemas, trava-línguas, rótulos, diários, convites, parlendas, cartazes etc.), considerando o leitor, função social, características, estrutura e organização.
Construir o conhecimento da estrutura de vários gêneros textuais (parlendas, adivinhas, poemas, quadrinhos etc.).
Construir o conhecimento da estrutura de vários gêneros textuais (parlendas, adivinhas, poemas, quadrinhos etc.).
Estabelecer relações entre textos literários e textos em outras linguagens (intertextualidade).
Ser capaz de identificar os pontos mais relevantes de um texto, organizar notas sobre esse texto, fazer roteiros, resumos, índices e esquemas.
Ser capaz de identificar os pontos mais relevantes de um texto, organizar notas sobre esse texto, fazer roteiros, resumos, índices e esquemas.
Relacionar o significado da palavra no dicionário com o sentido que ela adquire quando contextualizada em sua produção textual.
Produzir na escrita as diversas possibilidades estéticas da linguagem.
Revisar textos individual ou coletivamente, do ponto de vista da forma, incluindo ortografia, pontuação, léxico e sintaxe (com ou sem ajuda do educador, ou em parceria com os colegas). Conhecer e compreender conceitos gramaticais (classes de palavras: substantivos, artigos, verbos, adjetivos etc.) e sua utilização em diferentes conceitos de escrita, principalmente em suas produções.
Revisar textos individual ou coletivamente, do ponto de vista da forma, incluindo ortografia, pontuação, léxico e sintaxe (com ou sem ajuda do educador, ou em parceria com os colegas). Conhecer e compreender conceitos gramaticais (classes de palavras: substantivos, artigos, verbos, adjetivos etc.) e sua utilização em diferentes conceitos de escrita, principalmente em suas produções.
Apropriar-se das novas regras ortográficas estabelecidas pelo Novo Acordo Ortográfico/2009.
Reconhecer a importância do uso de novas tecnologias para a comunicação e interação no mundo atual.
SABERES DO EIXO – ORALIDADE
Reconhecer e valorizar a fala como função social.
Ampliar, gradativamente, suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais, escritos e virtuais.
Participar de diversas situações de intercâmbio social, nas quais possa contar suas vivências, ouvi-las de outros, elaborar e responder perguntas, argumentar, dialogar, transmitir recados, recontar histórias etc.
Distinguir fala de personagem, do enunciado e do narrador para compreender alguns de seus usos.
Empregar a linguagem formal em diversas situações sociais.
Empregar a linguagem formal em diversas situações sociais.
Expor assuntos pesquisados, apoiando-se em ilustração ou em pequeno esquema.
Conhecer, reconhecer e respeitar as variantes linguísticas existentes nas diferentes regiões do Brasil.
Compreender as influências linguísticas de outros países e dos povos indígenas na construção de nossa Língua.
SABERES DO EIXO - NÚMEROS E OPERAÇÕES
Valorizar a matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo, reconhecendo a importância dessa área de conhecimento em sua cultura.
Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
Conhecer a história dos numerais a partir de diferentes culturas para identificar processos pelos quais alguns conceitos matemáticos foram construídos.
Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal.
Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens e classes.
Utilizar números para expressar quantidades de elementos de uma coleção e para expressar a ordem numa sequência.
Organizar agrupamentos para facilitar a contagem e comparação entre coleções.
Contar em escalas crescentes e decrescentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc., a partir de qualquer número dado.
Reconhecer grandezas numéricas pela identificação da quantidade de algarismo e posição ocupada por eles na escrita numérica.
Ler e escrever números naturais, compreendendo o valor posicional dos números.
Identificar situações em que se emprega a numeração romana, relacionando-a com a numeração indo-arábica.
Construir os conceitos de adição, subtração, multiplicação e divisão a partir da manipulação de materiais concretos em situações contextualizadas.
Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição (juntar e acrescentar).
Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração (tirar, comparar e completar).
Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais e raciocínio combinatório).
Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da divisão (repartir e medir).
Utilizar a estimativa, arredondamento e o cálculo mental, envolvendo as operações fundamentais na resolução de problemas.
Analisar, resolver e interpretar situações-problema, compreendendo os significados da adição, subtração, multiplicação e divisão, ou utilizando estratégias pessoais.
Construir fatos básicos da adição, subtração, multiplicação e divisão a partir de situações lúdicas e/ou situações-problema, para a construção de um repertório a ser utilizado no cálculo.
Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos, que envolvem adição, subtração, multiplicação e divisão.
Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculo mental, exato ou aproximado.
Resolver situações-problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
Reconhecer números naturais e racionais no contexto diário.
Recorrer às regras do sistema de numeração decimal para ler, compreender e representar os números racionais na forma decimal.
Explorar diferentes significados das frações em situações-problema: parte, todo, quociente, razão e medida.
Identificar e representar números racionais de uso frequente nas formas fracionárias e decimais.
Identificar e produzir frações equivalentes com apoio de representação gráfica.
Resolver situações-problema envolvendo porcentagem.
Localizar números naturais na reta numérica.
Localizar números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
Conhecer a história dos numerais a partir de diferentes culturas para identificar processos pelos quais alguns conceitos matemáticos foram construídos.
Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal.
Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens e classes.
Utilizar números para expressar quantidades de elementos de uma coleção e para expressar a ordem numa sequência.
Organizar agrupamentos para facilitar a contagem e comparação entre coleções.
Contar em escalas crescentes e decrescentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc., a partir de qualquer número dado.
Reconhecer grandezas numéricas pela identificação da quantidade de algarismo e posição ocupada por eles na escrita numérica.
Ler e escrever números naturais, compreendendo o valor posicional dos números.
Identificar situações em que se emprega a numeração romana, relacionando-a com a numeração indo-arábica.
Construir os conceitos de adição, subtração, multiplicação e divisão a partir da manipulação de materiais concretos em situações contextualizadas.
Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição (juntar e acrescentar).
Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da subtração (tirar, comparar e completar).
Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais e raciocínio combinatório).
Resolver situações-problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da divisão (repartir e medir).
Utilizar a estimativa, arredondamento e o cálculo mental, envolvendo as operações fundamentais na resolução de problemas.
Analisar, resolver e interpretar situações-problema, compreendendo os significados da adição, subtração, multiplicação e divisão, ou utilizando estratégias pessoais.
Construir fatos básicos da adição, subtração, multiplicação e divisão a partir de situações lúdicas e/ou situações-problema, para a construção de um repertório a ser utilizado no cálculo.
Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos, que envolvem adição, subtração, multiplicação e divisão.
Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculo mental, exato ou aproximado.
Resolver situações-problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
Reconhecer números naturais e racionais no contexto diário.
Recorrer às regras do sistema de numeração decimal para ler, compreender e representar os números racionais na forma decimal.
Explorar diferentes significados das frações em situações-problema: parte, todo, quociente, razão e medida.
Identificar e representar números racionais de uso frequente nas formas fracionárias e decimais.
Identificar e produzir frações equivalentes com apoio de representação gráfica.
Resolver situações-problema envolvendo porcentagem.
Localizar números naturais na reta numérica.
Localizar números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
SABERES DO EIXO - ESPAÇO E FORMA
Identificar, observar e reconhecer as características de figuras espaciais (sólidos geométricos), comparando-as com objetos existentes nos diversos espaços e presentes na Natureza.
Representar por meio de vistas (frente, lateral, de cima).
Identificar e representar a movimentação/localização de um objeto ou pessoa no espaço por meio de esboços e croquis, que mostrem localização e trajetos.
Perceber semelhanças e diferenças entre os poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
Identificar quadriláteros, observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes e perpendiculares).
Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas.
Compreender o perímetro como contorno de uma figura plana.
Identificar elementos como faces, vértices e arestas de poliedros.
Identificar semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como número de lados, vértices, diagonais, ângulos e eixos de simetria.
Identificar a simetria por reflexão, rotação e translação e verificar que podem ser encontradas na Natureza, em artesanatos, em obras de arte, em polígonos etc.
Compreender ângulo como encontro de dois segmentos e mudança de direção.
Identificar, observar e reconhecer as características de figuras espaciais (sólidos geométricos), comparando-as com objetos existentes nos diversos espaços e presentes na Natureza.
Representar por meio de vistas (frente, lateral, de cima).
Identificar e representar a movimentação/localização de um objeto ou pessoa no espaço por meio de esboços e croquis, que mostrem localização e trajetos.
Perceber semelhanças e diferenças entre os poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
Identificar quadriláteros, observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes e perpendiculares).
Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas.
Compreender o perímetro como contorno de uma figura plana.
Identificar elementos como faces, vértices e arestas de poliedros.
Identificar semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como número de lados, vértices, diagonais, ângulos e eixos de simetria.
Identificar a simetria por reflexão, rotação e translação e verificar que podem ser encontradas na Natureza, em artesanatos, em obras de arte, em polígonos etc.
Compreender ângulo como encontro de dois segmentos e mudança de direção.
SABERES DO EIXO - GRANDEZAS E MEDIDAS
Comparar grandezas da mesma natureza, utilizando unidades de medidas padronizadas e não padronizadas, em situações-problema.
Estabelecer relações entre as unidades de tempo (dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano e utilização de calendários).
Comparar grandezas de mesma natureza pelo uso de instrumentos de medidas padronizadas (fita métrica, balança, recipientes de um litro etc.).
Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e realizar possíveis trocas entre elas, em função de seus valores, partindo de situações-problema.
Utilizar unidades de medidas usuais de temperatura em situações-problema.
Calcular perímetro e área de figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas e comparar o perímetro e a área de duas figuras, sem uso de fórmulas.
Compreender área como medida de superfície de uma figura plana.
Resolver situações-problema significativas, utilizando unidades de medidas padronizadas como: km/ m/ cm/ mm, kg/ g/ mg/, l/ ml.
Comparar grandezas da mesma natureza, utilizando unidades de medidas padronizadas e não padronizadas, em situações-problema.
Estabelecer relações entre as unidades de tempo (dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano e utilização de calendários).
Comparar grandezas de mesma natureza pelo uso de instrumentos de medidas padronizadas (fita métrica, balança, recipientes de um litro etc.).
Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e realizar possíveis trocas entre elas, em função de seus valores, partindo de situações-problema.
Utilizar unidades de medidas usuais de temperatura em situações-problema.
Calcular perímetro e área de figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas e comparar o perímetro e a área de duas figuras, sem uso de fórmulas.
Compreender área como medida de superfície de uma figura plana.
Resolver situações-problema significativas, utilizando unidades de medidas padronizadas como: km/ m/ cm/ mm, kg/ g/ mg/, l/ ml.
SABERES DO EIXO - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Elaborar e organizar tabelas e gráficos, utilizando coletas de dados em situações do cotidiano, bem como ler e interpretar suas informações.
Resolver situações-problema com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas e gráficos.
Ler informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
Utilizar a noção de probabilidade, combinatória e estatística em situações-problema.
SABERES DO EIXO - ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS E SEUS MODOS DE SER, VIVER E TRABALHAR
Conhecer sua história e reconhecer-se como sujeito histórico, considerando o tempo em nossa vida, o nome, documento, gostos e preferências no entorno (família, bairro, cidade, estado, país, mundo, planeta) e as relações entre eles.
Conhecer a história da cidade de Guarulhos (sua escola, o bairro), identificando as mudanças ocorridas ao longo do tempo em relação ao modo de vida, à economia, aos recursos tecnológicos etc.
Conhecer as relações entre as pessoas e os lugares: as condições de vida, as histórias, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
Conhecer e reconhecer semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, existentes no seu grupo de convívio escolar e em seu bairro.
Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
Identificar as condições de vida das pessoas: profissões, renda, acesso aos bens culturais e materiais, formas de subsistência, condições de lazer e infraestrutura.
Compreender as relações que os Homens estabelecem entre si no âmbito da atividade produtiva e o valor da tecnologia como meio de satisfazer necessidades humanas.
Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes nas paisagens urbanas/rurais e na vida em sociedade.
Utilizar diferentes fontes de informação e saber fazer uso dos recursos tecnológicos de forma responsável para si e para os outros, preservando sua integridade física, ética e moral.
Identificar como as pessoas se comunicam, os meios de comunicação e sua utilização no cotidiano.
Reconhecer semelhanças e diferenças no modo como diferentes grupos sociais se apropriam da Natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer.
Observar, representar e comparar as condições de higiene dos diferentes espaços habitados, desenvolvendo cuidados e responsabilidade para com eles.
Questionar sua realidade, identificando problemas e refletindo sobre possíveis soluções.
Conhecer a História do Estado de São Paulo.
Conhecer e compreender que os cidadãos brasileiros têm direitos e deveres.
Conhecer a situação das crianças que trabalham no Brasil e compreender o processo de construção das leis, refletindo sobre seus direitos e deveres (ECA).
Conhecer a existência dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) que regem o Estado Democrático de Direito Brasileiro.
Conhecer e refletir sobre as desigualdades sociais presentes no Brasil.
Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço.
Identificar e avaliar as ações do Homem em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e épocas, por meio do trabalho, da tecnologia, da cultura e da política.
Identificar e valorizar semelhanças e diferenças entre os modos de vida no campo e na cidade, percebendo como são as relações de trabalho, as construções de moradia, os hábitos, o lazer e a cultura.
Reconhecer algumas semelhanças e diferenças que a localidade estabelece com outras comunidades/sociedades de outros tempos e outros espaços, nos seus aspectos sociais, econômicos, políticos, administrativos e culturais.
Compreender as funções que o transporte assume nas relações entre as cidades e o campo, observando seu papel de si na interdependência que existe entre ambos.
Compreender a importância de ter atitudes conscientes em relação ao trânsito.
Compreender o processo histórico de ocupação do solo e a formação da sociedade brasileira.
Conhecer, compreender e valorizar as contribuições das culturas indígena, africana, asiática, europeia e americana na formação do povo e na cultura brasileira.
Conhecer a história da resistência negra durante o período colonial.
Saber que o Brasil tem uma das maiores populações negras do mundo.
Conhecer as guerras, rebeliões e outras formas de resistência da população negra durante o período de escravização.
Conhecer os órgãos de representação e defesa das diferentes etnias presentes no Brasil.
Reconhecer o papel do negro e do indígena na defesa do território: os quilombos rurais, urbanos e as reservas indígenas demarcadas e não demarcadas.
Conhecer a diversidade dos grupos sociais e étnicos: suas organizações, as manifestações legítimas de lutas e de conquistas de direitos, bem como suas trajetórias na construção da identidade.
Conhecer os grupos indígenas que vivem atualmente em Guarulhos quanto à vida social, econômico, político, religioso e artístico.
Conhecer a diversidade das etnias indígenas presentes no período pré-colonizatório (Tupinambás, Xavantes, Guaranis, Maromomi/Guaru, entre outras), presentes em território nacional e na cidade de Guarulhos.
Conhecer as relações de conquista e colonização: catequese, aldeamentos, frentes de conquista, com bandeiras e entradas para o sertão; escravização de índios e outras práticas de dominação e exclusão nos períodos colonial e imperial; políticas de aculturação dos povos indígenas.
Conhecer histórias, personagens e fatos marcantes para as culturas estudadas e situá-las na História do Brasil.
Conhecer a História do Brasil, considerando as relações (socioeconômica, política, cultural, entre outras) das populações: negra, indígena e europeia, nos períodos da colonização, do Império e da República até a contemporaneidade.
Conhecer e respeitar a diversidade histórico-cultural-religiosa presente no Brasil.
Compreender que o multiculturalismo é essencial na garantia da liberdade de escolha individual, assim como na consolidação democrática.
Reconhecer o caráter dinâmico da cultura e valorizar o patrimônio cultural de diferentes grupos sociais.
Reconhecer e respeitar a diversidade étnica e cultural da sociedade.
Reconhecer e respeitar as diversas formas de organização familiar e de grupos sociais.
Respeitar pessoas com valores sexuais e estilos de vida diferentes dos seus.
Realizar leitura crítica das propagandas e reconhecer os sinais que as associam ao consumo, à discriminação étnico-racial e de gênero e aos padrões estereotipados de estética.
Identificar manifestações culturais do lugar (bairro, cidade), reconhecendo as tradições e festas populares.
Organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa perspectiva temporal, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado.
Realizar pesquisas, partindo dos diferentes registros históricos (escritos, iconográficos, sonoros, fotográficos).
Compreender a importância da oralidade como memória no resgate de fatos históricos.
Conhecer o Continente Africano e os seus diversos países por meio da arte, costumes, história, religião e tecnologias.
Conhecer e identificar todos os países que falam a Língua Portuguesa.
Valorizar as diversas manifestações de matriz africana e afro-brasileira como patrimônio histórico, ambiental, econômico, político, cultural e religioso.
Elaborar e organizar tabelas e gráficos, utilizando coletas de dados em situações do cotidiano, bem como ler e interpretar suas informações.
Resolver situações-problema com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas e gráficos.
Ler informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
Utilizar a noção de probabilidade, combinatória e estatística em situações-problema.
SABERES DO EIXO - ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS E SEUS MODOS DE SER, VIVER E TRABALHAR
Conhecer sua história e reconhecer-se como sujeito histórico, considerando o tempo em nossa vida, o nome, documento, gostos e preferências no entorno (família, bairro, cidade, estado, país, mundo, planeta) e as relações entre eles.
Conhecer a história da cidade de Guarulhos (sua escola, o bairro), identificando as mudanças ocorridas ao longo do tempo em relação ao modo de vida, à economia, aos recursos tecnológicos etc.
Conhecer as relações entre as pessoas e os lugares: as condições de vida, as histórias, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
Conhecer e reconhecer semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, existentes no seu grupo de convívio escolar e em seu bairro.
Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
Identificar as condições de vida das pessoas: profissões, renda, acesso aos bens culturais e materiais, formas de subsistência, condições de lazer e infraestrutura.
Compreender as relações que os Homens estabelecem entre si no âmbito da atividade produtiva e o valor da tecnologia como meio de satisfazer necessidades humanas.
Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes nas paisagens urbanas/rurais e na vida em sociedade.
Utilizar diferentes fontes de informação e saber fazer uso dos recursos tecnológicos de forma responsável para si e para os outros, preservando sua integridade física, ética e moral.
Identificar como as pessoas se comunicam, os meios de comunicação e sua utilização no cotidiano.
Reconhecer semelhanças e diferenças no modo como diferentes grupos sociais se apropriam da Natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer.
Observar, representar e comparar as condições de higiene dos diferentes espaços habitados, desenvolvendo cuidados e responsabilidade para com eles.
Questionar sua realidade, identificando problemas e refletindo sobre possíveis soluções.
Conhecer a História do Estado de São Paulo.
Conhecer e compreender que os cidadãos brasileiros têm direitos e deveres.
Conhecer a situação das crianças que trabalham no Brasil e compreender o processo de construção das leis, refletindo sobre seus direitos e deveres (ECA).
Conhecer a existência dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) que regem o Estado Democrático de Direito Brasileiro.
Conhecer e refletir sobre as desigualdades sociais presentes no Brasil.
Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço.
Identificar e avaliar as ações do Homem em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e épocas, por meio do trabalho, da tecnologia, da cultura e da política.
Identificar e valorizar semelhanças e diferenças entre os modos de vida no campo e na cidade, percebendo como são as relações de trabalho, as construções de moradia, os hábitos, o lazer e a cultura.
Reconhecer algumas semelhanças e diferenças que a localidade estabelece com outras comunidades/sociedades de outros tempos e outros espaços, nos seus aspectos sociais, econômicos, políticos, administrativos e culturais.
Compreender as funções que o transporte assume nas relações entre as cidades e o campo, observando seu papel de si na interdependência que existe entre ambos.
Compreender a importância de ter atitudes conscientes em relação ao trânsito.
Compreender o processo histórico de ocupação do solo e a formação da sociedade brasileira.
Conhecer, compreender e valorizar as contribuições das culturas indígena, africana, asiática, europeia e americana na formação do povo e na cultura brasileira.
Conhecer a história da resistência negra durante o período colonial.
Saber que o Brasil tem uma das maiores populações negras do mundo.
Conhecer as guerras, rebeliões e outras formas de resistência da população negra durante o período de escravização.
Conhecer os órgãos de representação e defesa das diferentes etnias presentes no Brasil.
Reconhecer o papel do negro e do indígena na defesa do território: os quilombos rurais, urbanos e as reservas indígenas demarcadas e não demarcadas.
Conhecer a diversidade dos grupos sociais e étnicos: suas organizações, as manifestações legítimas de lutas e de conquistas de direitos, bem como suas trajetórias na construção da identidade.
Conhecer os grupos indígenas que vivem atualmente em Guarulhos quanto à vida social, econômico, político, religioso e artístico.
Conhecer a diversidade das etnias indígenas presentes no período pré-colonizatório (Tupinambás, Xavantes, Guaranis, Maromomi/Guaru, entre outras), presentes em território nacional e na cidade de Guarulhos.
Conhecer as relações de conquista e colonização: catequese, aldeamentos, frentes de conquista, com bandeiras e entradas para o sertão; escravização de índios e outras práticas de dominação e exclusão nos períodos colonial e imperial; políticas de aculturação dos povos indígenas.
Conhecer histórias, personagens e fatos marcantes para as culturas estudadas e situá-las na História do Brasil.
Conhecer a História do Brasil, considerando as relações (socioeconômica, política, cultural, entre outras) das populações: negra, indígena e europeia, nos períodos da colonização, do Império e da República até a contemporaneidade.
Conhecer e respeitar a diversidade histórico-cultural-religiosa presente no Brasil.
Compreender que o multiculturalismo é essencial na garantia da liberdade de escolha individual, assim como na consolidação democrática.
Reconhecer o caráter dinâmico da cultura e valorizar o patrimônio cultural de diferentes grupos sociais.
Reconhecer e respeitar a diversidade étnica e cultural da sociedade.
Reconhecer e respeitar as diversas formas de organização familiar e de grupos sociais.
Respeitar pessoas com valores sexuais e estilos de vida diferentes dos seus.
Realizar leitura crítica das propagandas e reconhecer os sinais que as associam ao consumo, à discriminação étnico-racial e de gênero e aos padrões estereotipados de estética.
Identificar manifestações culturais do lugar (bairro, cidade), reconhecendo as tradições e festas populares.
Organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa perspectiva temporal, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado.
Realizar pesquisas, partindo dos diferentes registros históricos (escritos, iconográficos, sonoros, fotográficos).
Compreender a importância da oralidade como memória no resgate de fatos históricos.
Conhecer o Continente Africano e os seus diversos países por meio da arte, costumes, história, religião e tecnologias.
Conhecer e identificar todos os países que falam a Língua Portuguesa.
Valorizar as diversas manifestações de matriz africana e afro-brasileira como patrimônio histórico, ambiental, econômico, político, cultural e religioso.
SABERES DO EIXO - OS LUGARES E SUAS PAISAGENS
Desenvolver habilidades para a leitura cartográfica: leitura inicial de mapas, atlas e globo terrestre, compreendendo a relação de distância e direção e o sistema de cores e legendas.
Produzir mapas ou roteiros simples a partir de referenciais próximos, como a sala de aula, a casa, o bairro etc.
Reconhecer no seu cotidiano os referenciais espaciais de localização, orientação e distância.
Deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde se vive e se relaciona.
Identificar seu endereço pessoal completo, compreendendo alguns pontos de referência, trajeto e localização.
Ler e compreender as informações expressas em linguagens cartográficas e em outras formas de representação do espaço como: fotografias aéreas, plantas e maquetes.
Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, identificando suas relações, problemas e contradições.
Construir noções de orientação temporal, partindo de referenciais do cotidiano: calendário, agenda, árvore genealógica, linha do tempo com a história da criança etc.
Observar e descrever as diferentes formas pelas quais a Natureza se apresenta na paisagem local, nas construções e moradias, na distribuição da população,
na organização dos bairros, nos modos de vida, nas formas de lazer e nas artes plásticas.
Identificar os elementos das paisagens naturais e urbanizadas, reconhecendo seus processos, meios de transformações, bem como as consequências deles advindas.
Reconhecer a responsabilidade de cada um e de todos na preservação do meio ambiente.
Valorizar formas não predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos naturais, compreendendo e dominando alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interage.
Observar, registrar e comentar semelhanças e diferenças entre os diversos ambientes.
Observar fotos, mapas e textos, compreendendo as diferenças e modificações ambientais.
Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais.
Desenvolver habilidades para a leitura cartográfica: leitura inicial de mapas, atlas e globo terrestre, compreendendo a relação de distância e direção e o sistema de cores e legendas.
Produzir mapas ou roteiros simples a partir de referenciais próximos, como a sala de aula, a casa, o bairro etc.
Reconhecer no seu cotidiano os referenciais espaciais de localização, orientação e distância.
Deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde se vive e se relaciona.
Identificar seu endereço pessoal completo, compreendendo alguns pontos de referência, trajeto e localização.
Ler e compreender as informações expressas em linguagens cartográficas e em outras formas de representação do espaço como: fotografias aéreas, plantas e maquetes.
Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, identificando suas relações, problemas e contradições.
Construir noções de orientação temporal, partindo de referenciais do cotidiano: calendário, agenda, árvore genealógica, linha do tempo com a história da criança etc.
Observar e descrever as diferentes formas pelas quais a Natureza se apresenta na paisagem local, nas construções e moradias, na distribuição da população,
na organização dos bairros, nos modos de vida, nas formas de lazer e nas artes plásticas.
Identificar os elementos das paisagens naturais e urbanizadas, reconhecendo seus processos, meios de transformações, bem como as consequências deles advindas.
Reconhecer a responsabilidade de cada um e de todos na preservação do meio ambiente.
Valorizar formas não predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos naturais, compreendendo e dominando alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interage.
Observar, registrar e comentar semelhanças e diferenças entre os diversos ambientes.
Observar fotos, mapas e textos, compreendendo as diferenças e modificações ambientais.
Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais.
SABERES DO EIXO - OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
Formular perguntas e hipóteses sobre a origem e o processo de transformação dos diversos materiais.
Reconhecer matéria prima e industrial, assim como a produção artesanal e industrializada.
Reconhecer, por intermédio de experimentos, as características e propriedades de diversos materiais e objetos: forma, tamanho, cheiro, consistência, sabor, brilho, transparência etc.
Identificar as características e propriedades dos materiais que os seres humanos lançam no ambiente e as possibilidades de reciclagem.
Identificar materiais recicláveis (metal, papel, plástico, vidro, óleo, isopor, madeira etc.), não recicláveis (carbono, fitas adesivas, fotografia, papel alumínio, clips, grampos, papel sujo etc.), orgânicos (resto de comida, folhas de árvore etc.) e lixo eletrônico (bateria de celular, pilha, computador velho etc.) e seus processos de tratamento.
Conhecer o conceito dos 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), para preservação do meio ambiente e diminuição do impacto ambiental.
Identificar as doenças e problemas causados pelo lixo acumulado.
Reconhecer matéria prima e industrial, assim como a produção artesanal e industrializada.
Reconhecer, por intermédio de experimentos, as características e propriedades de diversos materiais e objetos: forma, tamanho, cheiro, consistência, sabor, brilho, transparência etc.
Identificar as características e propriedades dos materiais que os seres humanos lançam no ambiente e as possibilidades de reciclagem.
Identificar materiais recicláveis (metal, papel, plástico, vidro, óleo, isopor, madeira etc.), não recicláveis (carbono, fitas adesivas, fotografia, papel alumínio, clips, grampos, papel sujo etc.), orgânicos (resto de comida, folhas de árvore etc.) e lixo eletrônico (bateria de celular, pilha, computador velho etc.) e seus processos de tratamento.
Conhecer o conceito dos 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), para preservação do meio ambiente e diminuição do impacto ambiental.
Identificar as doenças e problemas causados pelo lixo acumulado.
SABERES DO EIXO - SERES VIVOS
Perceber, conhecer, reconhecer e valorizar todas as formas de vida e que a biodiversidade sofre transformações durante seu próprio desenvolvimento.
Construir conhecimentos sobre animais e reconhecer que os seres vivos formam cadeias alimentares.
Observar o comportamento dos seres vivos, comparando suas características com as condições do ambiente em que vivem (alimentação, sustentação, locomoção e reprodução).
Valorizar a vida e sua qualidade como bens pessoais e coletivos e desenvolver atitudes responsáveis com relação à saúde, alimentação, higiene pessoal, sexualidade e prevenção de acidentes.
Valorizar a alimentação adequada como fator essencial para o crescimento e desenvolvimento, bem como para prevenção de doenças como desnutrição, anemias, cáries, obesidades, entre outras.
Compreender o desenvolvimento e o funcionamento do corpo humano e identificar suas características nas fases da vida (infância, adolescência, fase adulta e velhice), respeitando as diferenças individuais.
Reconhecer seu esquema corporal (conhecimento do corpo como um todo e de suas partes) e, a partir dele, sua imagem corporal (imagens que construímos de nós mesmos).
Compreender que a sexualidade faz parte do desenvolvimento humano sem, necessariamente, implicar reprodução.
Identificar as mudanças em relação à sexualidade: corporais (funcionamento dos órgãos sexuais e reprodutivos, mudança de voz etc.), psíquicas (alteração da libido, mudanças de interesses afetivos, vaidade etc.) e comportamentais (busca de autoafirmação nos grupos sociais etc.) do ser humano no decorrer das fases da vida.
Conhecer o funcionamento dos órgãos sexuais e reprodutivos, bem como os métodos contraceptivos.
Conhecer e identificar os principais sinais e sintomas das doenças transmissíveis mais comuns na realidade do aluno, formas de contágio, prevenção e tratamento precoces para a proteção da saúde pessoal e da saúde dos outros.
Identificar as defesas naturais e estimuladas (vacinas), reconhecendo o calendário vacinal e a importância das vacinas para sua qualidade de vida.
Conhecer os agravos ocasionados pelo uso de drogas (fumo, álcool e entorpecentes).
Conhecer e utilizar medidas simples de primeiros socorros.
Conhecer os procedimentos necessários em situações de acidentes e/ou ferimentos que envolvam o contato sanguíneo.
Saber o que são doenças sexualmente transmissíveis (HIV/AIDS, Sífilis, HPV, Hepatite B, entre outras) e suas formas de prevenção.
Diferenciar os comportamentos saudáveis dos prejudiciais, para si mesmo e para os outros (sexuais, uso de drogas, violência física, psíquica etc.).
Reconhecer a importância de buscar esclarecimentos e informações sobre a sexualidade na escola, na família ou com um profissional especializado.
Defender-se de vínculos nos quais se sinta manipulado e/ou explorado.
Perceber, conhecer, reconhecer e valorizar todas as formas de vida e que a biodiversidade sofre transformações durante seu próprio desenvolvimento.
Construir conhecimentos sobre animais e reconhecer que os seres vivos formam cadeias alimentares.
Observar o comportamento dos seres vivos, comparando suas características com as condições do ambiente em que vivem (alimentação, sustentação, locomoção e reprodução).
Valorizar a vida e sua qualidade como bens pessoais e coletivos e desenvolver atitudes responsáveis com relação à saúde, alimentação, higiene pessoal, sexualidade e prevenção de acidentes.
Valorizar a alimentação adequada como fator essencial para o crescimento e desenvolvimento, bem como para prevenção de doenças como desnutrição, anemias, cáries, obesidades, entre outras.
Compreender o desenvolvimento e o funcionamento do corpo humano e identificar suas características nas fases da vida (infância, adolescência, fase adulta e velhice), respeitando as diferenças individuais.
Reconhecer seu esquema corporal (conhecimento do corpo como um todo e de suas partes) e, a partir dele, sua imagem corporal (imagens que construímos de nós mesmos).
Compreender que a sexualidade faz parte do desenvolvimento humano sem, necessariamente, implicar reprodução.
Identificar as mudanças em relação à sexualidade: corporais (funcionamento dos órgãos sexuais e reprodutivos, mudança de voz etc.), psíquicas (alteração da libido, mudanças de interesses afetivos, vaidade etc.) e comportamentais (busca de autoafirmação nos grupos sociais etc.) do ser humano no decorrer das fases da vida.
Conhecer o funcionamento dos órgãos sexuais e reprodutivos, bem como os métodos contraceptivos.
Conhecer e identificar os principais sinais e sintomas das doenças transmissíveis mais comuns na realidade do aluno, formas de contágio, prevenção e tratamento precoces para a proteção da saúde pessoal e da saúde dos outros.
Identificar as defesas naturais e estimuladas (vacinas), reconhecendo o calendário vacinal e a importância das vacinas para sua qualidade de vida.
Conhecer os agravos ocasionados pelo uso de drogas (fumo, álcool e entorpecentes).
Conhecer e utilizar medidas simples de primeiros socorros.
Conhecer os procedimentos necessários em situações de acidentes e/ou ferimentos que envolvam o contato sanguíneo.
Saber o que são doenças sexualmente transmissíveis (HIV/AIDS, Sífilis, HPV, Hepatite B, entre outras) e suas formas de prevenção.
Diferenciar os comportamentos saudáveis dos prejudiciais, para si mesmo e para os outros (sexuais, uso de drogas, violência física, psíquica etc.).
Reconhecer a importância de buscar esclarecimentos e informações sobre a sexualidade na escola, na família ou com um profissional especializado.
Defender-se de vínculos nos quais se sinta manipulado e/ou explorado.
SABERES DO EIXO - FENÔMENOS DA NATUREZA
Conhecer o universo e o sistema solar, bem como identificar e nomear sua organização e funcionamento.
Observar, compreender e nomear a duração dos dias e das noites e as variações atmosféricas (temperatura, chuva e vento) de acordo com as estações do ano.
Investigar algumas manifestações de energia (luz, calor, som, eletricidade, magnetismo, força) e sua atividade no cotidiano, realizando experimentos simples com materiais e objetos do ambiente.
Pensar e desenvolver atitudes de observação e estudo, pesquisa e comparação quanto às descobertas e invenções do Homem desde os tempos mais remotos.
Investigar e intervir sobre a realidade, reconhecendo-se nela como parte integrante.
Perceber que todos os seres vivos se inter-relacionam e que a agressão a uma área da Natureza repercutirá em todo o Planeta.
Reconhecer a importância dos elementos naturais: água, ar, terra e fogo e saber usá-los, tratá-los e preservá-los.
Identificar a presença e as características da água, seres vivos, ar, luz, calor e solo nos diferentes ambientes e suas possibilidades de transformação.
Reconhecer as causas e consequências da poluição da água, do ar e do solo.
Desenvolver atitudes de observação, estudo, pesquisa e comparação quanto à paisagem do lugar habitado, dos seres vivos e das relações do Homem com a Natureza.
Perceber as múltiplas interações que o ser humano estabelece com os elementos (água, solo, seres vivos etc.) em sua forma natural.
Reconhecer o saneamento básico como técnica que contribui para a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
Reconhecer as principais formas de poluição e outras agressões ao meio ambiente de sua região/cidade, identificando as principais causas e relacionando-as aos problemas de saúde.
Identificar os processos de captação, distribuição e armazenamento da água e os modos domésticos de seu tratamento (fervura e adição de cloro) relacionando-os com as condições necessárias à preservação da saúde.
Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação, seja mediante fontes escritas ou imagéticas.
SABERES DO EIXO - CONHECIMENTO DO CORPO
Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento como força, velocidade, resistência e flexibilidade, para que a criança conheça, gradativamente, os limites e as potencialidades do seu corpo, podendo, assim, organizar e controlar seus movimentos.
Enfrentar os desafios corporais em diferentes contextos (com e sem auxílio), sentindo-se seguro para experimentar, tentar e arriscar em situações cotidianas e demonstrando entendimento da ação proposta.
Conhecer, valorizar e desfrutar de atividades corporais que possibilitem sentir, perceber, pensar e agir sobre a sua corporeidade e sua relação com o outro e com o mundo globalizado.
Perceber e compreender as sensações, sinais vitais a integridade do próprio corpo, tais como excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos, volta à calma (relaxamento) etc.
Adotar hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde na prevenção de cardiopatias, diabetes, obesidade etc. e na recuperação própria e na do outro.
Analisar os padrões de estética, beleza e saúde como parte da cultura corporal produzida, com criticidade ao excesso de consumo e estereótipos criados pela mídia.
Participar de diversas atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, religiosas, físicas, culturais ou de gênero.
Conhecer o universo e o sistema solar, bem como identificar e nomear sua organização e funcionamento.
Observar, compreender e nomear a duração dos dias e das noites e as variações atmosféricas (temperatura, chuva e vento) de acordo com as estações do ano.
Investigar algumas manifestações de energia (luz, calor, som, eletricidade, magnetismo, força) e sua atividade no cotidiano, realizando experimentos simples com materiais e objetos do ambiente.
Pensar e desenvolver atitudes de observação e estudo, pesquisa e comparação quanto às descobertas e invenções do Homem desde os tempos mais remotos.
Investigar e intervir sobre a realidade, reconhecendo-se nela como parte integrante.
Perceber que todos os seres vivos se inter-relacionam e que a agressão a uma área da Natureza repercutirá em todo o Planeta.
Reconhecer a importância dos elementos naturais: água, ar, terra e fogo e saber usá-los, tratá-los e preservá-los.
Identificar a presença e as características da água, seres vivos, ar, luz, calor e solo nos diferentes ambientes e suas possibilidades de transformação.
Reconhecer as causas e consequências da poluição da água, do ar e do solo.
Desenvolver atitudes de observação, estudo, pesquisa e comparação quanto à paisagem do lugar habitado, dos seres vivos e das relações do Homem com a Natureza.
Perceber as múltiplas interações que o ser humano estabelece com os elementos (água, solo, seres vivos etc.) em sua forma natural.
Reconhecer o saneamento básico como técnica que contribui para a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
Reconhecer as principais formas de poluição e outras agressões ao meio ambiente de sua região/cidade, identificando as principais causas e relacionando-as aos problemas de saúde.
Identificar os processos de captação, distribuição e armazenamento da água e os modos domésticos de seu tratamento (fervura e adição de cloro) relacionando-os com as condições necessárias à preservação da saúde.
Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação, seja mediante fontes escritas ou imagéticas.
SABERES DO EIXO - CONHECIMENTO DO CORPO
Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento como força, velocidade, resistência e flexibilidade, para que a criança conheça, gradativamente, os limites e as potencialidades do seu corpo, podendo, assim, organizar e controlar seus movimentos.
Enfrentar os desafios corporais em diferentes contextos (com e sem auxílio), sentindo-se seguro para experimentar, tentar e arriscar em situações cotidianas e demonstrando entendimento da ação proposta.
Conhecer, valorizar e desfrutar de atividades corporais que possibilitem sentir, perceber, pensar e agir sobre a sua corporeidade e sua relação com o outro e com o mundo globalizado.
Perceber e compreender as sensações, sinais vitais a integridade do próprio corpo, tais como excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos, volta à calma (relaxamento) etc.
Adotar hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde na prevenção de cardiopatias, diabetes, obesidade etc. e na recuperação própria e na do outro.
Analisar os padrões de estética, beleza e saúde como parte da cultura corporal produzida, com criticidade ao excesso de consumo e estereótipos criados pela mídia.
Participar de diversas atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, religiosas, físicas, culturais ou de gênero.
SABERES DO EIXO - ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
Externar sentimentos e emoções por meio do movimento corporal.
Utilizar de forma expressiva e intencional o movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
Perceber as estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente (por meio de danças, brincadeiras e outros movimentos).
Reconhecer e realizar movimentos coordenados em diferentes ritmos por meio de diversos estímulos.
Brincar individual e/ou coletivamente, sabendo identificar formas próprias de se expressar, de pensar, de interagir e de se comunicar.
Organizar, autonomamente, jogos, brincadeiras, coreografias e outras atividades corporais.
Participar da composição e execução de danças simples e/ou adaptadas, pertencentes às manifestações populares e folclóricas regionais ou globalizadas.
Externar sentimentos e emoções por meio do movimento corporal.
Utilizar de forma expressiva e intencional o movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
Perceber as estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente (por meio de danças, brincadeiras e outros movimentos).
Reconhecer e realizar movimentos coordenados em diferentes ritmos por meio de diversos estímulos.
Brincar individual e/ou coletivamente, sabendo identificar formas próprias de se expressar, de pensar, de interagir e de se comunicar.
Organizar, autonomamente, jogos, brincadeiras, coreografias e outras atividades corporais.
Participar da composição e execução de danças simples e/ou adaptadas, pertencentes às manifestações populares e folclóricas regionais ou globalizadas.
SABERES DO EIXO – JOGOS E BRINCADEIRAS
Desenvolver habilidades como: correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, dançar etc., pela participação em jogos e brincadeiras.
Aperfeiçoar suas habilidades motoras, manipulando diversos materiais, objetos e brinquedos (bola, corda, peteca etc.).
Construir com material de reuso ou reciclado objetos e brinquedos que possam ser utilizados nos jogos e brincadeiras.
Perceber as transformações sociais, vivenciando o resgate de jogos e brincadeiras (ex.: brincadeiras cantadas, folclóricas, de rua, de roda, polícia e ladrão, escolinha etc.).
Desenvolver as capacidades cognitivo-motoras como concentração, estratégia e raciocínio lógico, individual ou coletivamente (ex.: jogos de tabuleiro: xadrez, dama, trilha, jogo da velha etc.).
Organizar jogos, brincadeiras e outras atividades corporais.
Modificar regras dos jogos e brincadeiras conhecidas, favorecendo a criatividade individual e coletiva.
Criar e elaborar novos jogos e brincadeiras, discutindo as regras com o grupo.
Divertir-se e aprender com jogos e brincadeiras coletivas, respeitando as diferenças e limitações de cada um.
Respeitar regras durante as atividades que envolvam jogos e brincadeiras, considerando valores de ética, cidadania e cooperação em equipe.
Desenvolver o interesse por diversas modalidades físicas e praticar algumas delas, tais como: jogos pré-desportivos (queimada, pique-bandeira, guerra de bolas, bobinho, gol-a-gol, arremesso ao cesto); jogos populares (taco, boliche, bocha etc.).
Resolver os conflitos por meio do diálogo, compreendendo e diferenciando os conceitos de “luta” e “briga”, levando o aluno a desenvolver o conceito de não violência.
Desenvolver o espírito de equipe e sua relação com os jogos competitivos e cooperativos.
Desenvolver as capacidades cognitivo-motoras como concentração, estratégia e raciocínio lógico, individual ou coletivamente (ex.: jogos de tabuleiro: xadrez, dama, trilha, jogo da velha etc.).
Organizar jogos, brincadeiras e outras atividades corporais.
Modificar regras dos jogos e brincadeiras conhecidas, favorecendo a criatividade individual e coletiva.
Criar e elaborar novos jogos e brincadeiras, discutindo as regras com o grupo.
Divertir-se e aprender com jogos e brincadeiras coletivas, respeitando as diferenças e limitações de cada um.
Respeitar regras durante as atividades que envolvam jogos e brincadeiras, considerando valores de ética, cidadania e cooperação em equipe.
Desenvolver o interesse por diversas modalidades físicas e praticar algumas delas, tais como: jogos pré-desportivos (queimada, pique-bandeira, guerra de bolas, bobinho, gol-a-gol, arremesso ao cesto); jogos populares (taco, boliche, bocha etc.).
Resolver os conflitos por meio do diálogo, compreendendo e diferenciando os conceitos de “luta” e “briga”, levando o aluno a desenvolver o conceito de não violência.
Desenvolver o espírito de equipe e sua relação com os jogos competitivos e cooperativos.
SABERES DO EIXO - IDENTIDADE E AUTONOMIA
Conhecer e construir uma imagem positiva de si, identificando suas possibilidades e ampliando sua autonomia.
Saber se comunicar e expressar suas ideias por meio de diferentes linguagens e ser receptivo às mensagens do outro, ampliando sua visão de mundo.
Expressar suas vontades, ter iniciativa e obter o respeito pelas suas opiniões por meio de diálogo, de acordo com a situação vivida pelo grupo.
Desenvolver atitudes de autonomia, afetividade e senso crítico em situações diversas.
Usar a imaginação e a criatividade na participação em todas as atividades (jogos, brincadeiras, produção textual, dramatização, entre outras).
Compreender a importância de organizar o seu tempo para estudos, pesquisas e tarefas escolares.
Identificar diferenças e semelhanças entre sua história e a de outras pessoas e as de outros grupos sociais.
Conhecer, entender, identificar e expressar seus sentimentos, desejos e emoções, favorecendo seu convívio social.
Criar hábitos de autocuidado e proteção do corpo, desenvolvendo atitudes de higiene, alimentação, repouso, segurança e cuidados com a aparência.
Saber usar sua capacidade de argumentação.
Reconhecer-se parte integrante de uma sociedade como sujeito histórico.
Desenvolver hábitos e atitudes relacionados à prevenção de acidentes, autoproteção e defesa, nas situações em que isso é exigido.
Conhecer os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes e suas formas de garantia.
Conhecer, compreender, valorizar e exercer os fundamentos básicos da cidadania e da democracia.
Compreender a própria sexualidade ao longo da vida e vivê-la, respeitando sua individualidade e limites, bem como os do outro.
Saber respeitar, sem preconceitos, as diferenças relacionadas à sexualidade para que não haja comportamentos discriminatórios e/ou intolerantes.
Compreender que a busca de prazer é uma dimensão saudável da sexualidade humana, envolvendo aspectos físicos, biológicos, sociais,
culturais, emocionais e a valorização da afetividade como forma de expressão do prazer.
Reconhecer, como determinações culturais, as características socialmente atribuídas ao masculino e ao feminino, posicionando-se contra discriminações aos papeis sociais a eles atribuídos.
Reconhecer a importância do consentimento mútuo para as trocas afetivas (toques, aperto de mão, abraços, beijos) correspondentes aos diferentes Tempos da Vida, esclarecendo e prevenindo o abuso sexual.
Reconhecer as diferenças ao perceber-se como diferente, não como inferior ou superior.
Compreender que somos marcados, historicamente, pelo racismo e desigualdades sociais.
Conhecer e reconhecer sua etnia, valorizando o seu pertencimento.
Conscientizar-se e sensibilizar-se contra toda discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social, crença religiosa, gênero, orientação sexual e outras características individuais ou sociais.
Ter prazer em aprender e reconhecer a importância do aprendizado (saber) em sua vida.
Identificar a visão estereotipada que a sociedade tem dos descendentes africanos, europeus, asiáticos e dos povos indígenas e ter senso crítico perante elas.
Conhecer e diferenciar os conceitos de preconceito, discriminação e racismo.
Respeitar as pessoas que possam vir a sofrer algum tipo de discriminação em relação às doenças crônicas ou temporárias (portadores do HIV e doentes de AIDS, entre outras).
Conhecer e usar o vocabulário correto em relação à sexualidade.
Conhecer, identificar e valorizar características próprias de cada Tempo de Vida (infância, adolescência, juventude, idade adulta e 3ª idade).
SABERES DO EIXO - INTERAÇÃO SOCIAL
Compreender e valorizar as regras enquanto princípios para convivência em grupo, no ambiente familiar, social e escolar.
Participar de interações cotidianas que propiciem a valorização do diálogo, do saber ouvir, saber trabalhar no coletivo e ser receptivo ao outro.
Participar das interações cotidianas no espaço da escola.
Ser capaz de resolver problemas pelo diálogo.
Relacionar-se com o outro, conhecendo, reconhecendo e respeitando as diferenças e individualidades, de modo a ampliar sua visão de mundo.
Desenvolver atitudes éticas, de cooperação, respeito e solidariedade no seu cotidiano.
Perceber e valorizar a diversidade étnico-racial existente na comunidade em que vive e na sociedade.
Identificar e compreender a existência de diversos grupos sociais e a diversidade que os compõem, respeitando as pessoas com deficiência, as questões de gênero, culturais, étnicas e religiosas.
Compreender, valorizar e respeitar as regras de convivência que contribuam para o bem comum.
Conhecer e compreender a diversidade sexual como forma de prevenção à homofobia.
Participar de atividades lúdicas e de jogos, utilizando e adaptando regras e respeitando as diferenças individuais.
Exercitar a cidadania, participando de momentos de mobilização social da comunidade em que vive, como grêmios estudantis, festas da escola e do bairro, uso de quadras sociais, entre outros.
Perceber a influência da comunicação: familiar, cultural, da mídia e da sociedade em geral, nos seus pensamentos, sentimentos, valores e comportamentos relacionados à sexualidade, ao consumo, à estética, à formação de grupos, entre outros, favorecendo a construção do senso crítico.
Respeitar e valorizar todas as pessoas que compõem o ambiente escolar, tais como os funcionários, professores, gestores, colegas e pais.
Perceber a importância e a necessidade de relacionar-se eticamente com os outros, não aceitando qualquer forma de violência (verbal, física e psicológica) presenciada ou vivida (por exemplo: violência doméstica, bullying, exploração sexual, homofobia, entre outras).
Agir de modo solidário em relação às pessoas com necessidades educativas especiais ou com deficiência (física, visual, auditiva, intelectual).
Conhecer diferentes estruturas familiares e aprender a respeitá-las.
SABERES DO EIXO Artes
Conhecer a História da Arte.
Expressar e saber comunicar-se pelas Artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e coletiva, articulando a espontaneidade, a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir, esteticamente, produções artísticas.
Reconhecer a importância de frequentar instituições culturais, espetáculos etc., despertando o interesse para a criação de uma cultura de apreciação às Artes.
Conhecer e valorizar as diversas linguagens artísticas como a música, a dança, as artes visuais e o teatro de diversos povos e culturas.
Conhecer, compreender e valorizar a Arte das matrizes indígena, europeia, africana e asiática, na formação da cultura brasileira.
Interagir com diferentes técnicas e materiais de produção artística (instrumentos musicais, construção de cenário, figurinos, bonecos, fantoches etc.).
Reconhecer e valorizar as Artes como expressão cultural.
Expressar ideias e sentimentos por meio das Artes.
Desenvolver e respeitar a forma pessoal e coletiva de produção artística e estabelecer com ela uma relação de autoconfiança e conhecimento estético.
Explorar e utilizar materiais recicláveis, observando e valorizando os diversos tipos de criação.
Compreender a Arte como forma de expressão humana, sabendo identificá-la com o fato/tempo históricos e contextualizá-la nas diversas culturas.
Desenvolver os sentidos, a percepção da relação espacial e a descoberta das possibilidades expressivas da voz e dos movimentos corporais.
Propiciar condições para que o educando torne-se sensível às diferentes linguagens artísticas, construindo um conceito estético a partir delas.
Conhecer e apreciar produções artísticas de diferentes épocas e grupos sociais, tanto da cultura popular quanto da cultura erudita.
Conhecer, apreciar e reconhecer obras e biografias de artistas que fizeram e fazem parte da História.
Conhecer a Arte na sociedade, considerando os produtores, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.
Aprender a improvisar nas diversas linguagens artísticas.
Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo por ele percorrido.
Buscar e saber organizar informações sobre a Arte pelo contato com a obra dos artistas, documentos, acervos existentes nos espaços da escola
e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas etc.).
Elaborar registros pessoais para sistematização das experiências, tanto da produção, quanto da apreciação das Artes.
Compreender as relações entre Arte e leitura de mundo em diferentes tempos históricos.
Reconhecer e experimentar formas visuais em diversos meios de comunicação de imagem (fotografia, cartas, televisão, vídeo, histórias em quadrinhos, telas de computador, publicidade, desenho animado).
Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: linha, ponto, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Experimentar as possibilidades do fazer artístico no campo plástico tridimensional (ex.: modelagem, cerâmica, construção de formas, utilização de materiais recicláveis, criação de máscaras e figurinos, dobraduras em papel, colagem, autorelevo etc.).
Reconhecer e identificar algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras visuais.
Conhecer, apreciar e vivenciar a linguagem cinematográfica.
Identificar e reconhecer a dança e suas concepções estéticas nas diversas culturas, considerando as criações regionais, nacionais e internacionais.
Experimentar, na movimentação, as mudanças de velocidade, de tempo, de ritmo e o desenho do corpo no espaço.
Reconhecer e explorar o espaço em duplas ou em outros tipos de formação grupal.
Refletir sobre a música e sua importância na vida social e pessoal dos indivíduos.
Interpretar músicas, vivenciando um processo de expressão individual e/ou grupal, dentro e fora da escola.
Perceber e identificar os elementos da linguagem musical (gênero, forma, estilos e sonoridades).
Reconhecer e utilizar, em contextos musicais, as diferentes características geradas pelo silêncio e pelo som: altura (graves e agudos), duração (curtos e longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (características que distinguem e personalizam cada som).
Conhecer, identificar e classificar os diversos tipos de sons (da natureza, de instrumentos, dos animais, dos objetos e do próprio corpo etc.)
Reconhecer que as várias manifestações artísticas mobilizam sentimentos, emoções e ações.
Ouvir, conhecer e saber apreciar obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas da produção musical de outras regiões e de outros países.
Articular, com os elementos da linguagem musical, brincadeiras, jogos, danças e atividades diversas de movimento.
Perceber e identificar os elementos da linguagem musical em atividades de produção, explicitando-os por meio da voz, do corpo, de materiais sonoros e de instrumentos disponíveis.
Utilizar e criar letras de canções, parlendas, cirandas, paródias, raps etc., como portadores de elementos da linguagem musical.
Conhecer e utilizar os elementos da linguagem dramática: espaço cênico, trama, personagem e ação dramática.
Participar dos jogos de atenção, observação, improvisação etc. e desenvolver Proposta Curricular - tais atividades.
Conhecer as várias formas da linguagem teatral (monólogo, musical, drama etc.).
Experimentar, na improvisação, partindo de estímulos diversos: temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, objetos, máscaras, imagens, sons etc.
Criar textos e encená-los com o grupo.
Reconhecer que todos os papéis no contexto das peças teatrais são importantes, sem desmerecer quaisquer deles.
Reconhecer e compreender as propriedades comunicativas e expressivas das diferentes formas de dramatização (teatro em palco e em outros espaços: circo, teatro de bonecos, manifestações populares dramatizadas, teatro de arena etc.).
in: http://www.histoecultura.com.br/bibliotecavirtual/03/qsn.pdf
Reconhecer a importância de frequentar instituições culturais, espetáculos etc., despertando o interesse para a criação de uma cultura de apreciação às Artes.
Conhecer e valorizar as diversas linguagens artísticas como a música, a dança, as artes visuais e o teatro de diversos povos e culturas.
Conhecer, compreender e valorizar a Arte das matrizes indígena, europeia, africana e asiática, na formação da cultura brasileira.
Interagir com diferentes técnicas e materiais de produção artística (instrumentos musicais, construção de cenário, figurinos, bonecos, fantoches etc.).
Reconhecer e valorizar as Artes como expressão cultural.
Expressar ideias e sentimentos por meio das Artes.
Desenvolver e respeitar a forma pessoal e coletiva de produção artística e estabelecer com ela uma relação de autoconfiança e conhecimento estético.
Explorar e utilizar materiais recicláveis, observando e valorizando os diversos tipos de criação.
Compreender a Arte como forma de expressão humana, sabendo identificá-la com o fato/tempo históricos e contextualizá-la nas diversas culturas.
Desenvolver os sentidos, a percepção da relação espacial e a descoberta das possibilidades expressivas da voz e dos movimentos corporais.
Propiciar condições para que o educando torne-se sensível às diferentes linguagens artísticas, construindo um conceito estético a partir delas.
Conhecer e apreciar produções artísticas de diferentes épocas e grupos sociais, tanto da cultura popular quanto da cultura erudita.
Conhecer, apreciar e reconhecer obras e biografias de artistas que fizeram e fazem parte da História.
Conhecer a Arte na sociedade, considerando os produtores, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.
Aprender a improvisar nas diversas linguagens artísticas.
Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo por ele percorrido.
Buscar e saber organizar informações sobre a Arte pelo contato com a obra dos artistas, documentos, acervos existentes nos espaços da escola
e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas etc.).
Elaborar registros pessoais para sistematização das experiências, tanto da produção, quanto da apreciação das Artes.
Compreender as relações entre Arte e leitura de mundo em diferentes tempos históricos.
Reconhecer e experimentar formas visuais em diversos meios de comunicação de imagem (fotografia, cartas, televisão, vídeo, histórias em quadrinhos, telas de computador, publicidade, desenho animado).
Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir do seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: linha, ponto, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
Experimentar as possibilidades do fazer artístico no campo plástico tridimensional (ex.: modelagem, cerâmica, construção de formas, utilização de materiais recicláveis, criação de máscaras e figurinos, dobraduras em papel, colagem, autorelevo etc.).
Reconhecer e identificar algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras visuais.
Conhecer, apreciar e vivenciar a linguagem cinematográfica.
Identificar e reconhecer a dança e suas concepções estéticas nas diversas culturas, considerando as criações regionais, nacionais e internacionais.
Experimentar, na movimentação, as mudanças de velocidade, de tempo, de ritmo e o desenho do corpo no espaço.
Reconhecer e explorar o espaço em duplas ou em outros tipos de formação grupal.
Refletir sobre a música e sua importância na vida social e pessoal dos indivíduos.
Interpretar músicas, vivenciando um processo de expressão individual e/ou grupal, dentro e fora da escola.
Perceber e identificar os elementos da linguagem musical (gênero, forma, estilos e sonoridades).
Reconhecer e utilizar, em contextos musicais, as diferentes características geradas pelo silêncio e pelo som: altura (graves e agudos), duração (curtos e longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (características que distinguem e personalizam cada som).
Conhecer, identificar e classificar os diversos tipos de sons (da natureza, de instrumentos, dos animais, dos objetos e do próprio corpo etc.)
Reconhecer que as várias manifestações artísticas mobilizam sentimentos, emoções e ações.
Ouvir, conhecer e saber apreciar obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas da produção musical de outras regiões e de outros países.
Articular, com os elementos da linguagem musical, brincadeiras, jogos, danças e atividades diversas de movimento.
Perceber e identificar os elementos da linguagem musical em atividades de produção, explicitando-os por meio da voz, do corpo, de materiais sonoros e de instrumentos disponíveis.
Utilizar e criar letras de canções, parlendas, cirandas, paródias, raps etc., como portadores de elementos da linguagem musical.
Conhecer e utilizar os elementos da linguagem dramática: espaço cênico, trama, personagem e ação dramática.
Participar dos jogos de atenção, observação, improvisação etc. e desenvolver Proposta Curricular - tais atividades.
Conhecer as várias formas da linguagem teatral (monólogo, musical, drama etc.).
Experimentar, na improvisação, partindo de estímulos diversos: temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, objetos, máscaras, imagens, sons etc.
Criar textos e encená-los com o grupo.
Reconhecer que todos os papéis no contexto das peças teatrais são importantes, sem desmerecer quaisquer deles.
Reconhecer e compreender as propriedades comunicativas e expressivas das diferentes formas de dramatização (teatro em palco e em outros espaços: circo, teatro de bonecos, manifestações populares dramatizadas, teatro de arena etc.).
in: http://www.histoecultura.com.br/bibliotecavirtual/03/qsn.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário