Trabalho em duas redes públicas este ano (2016) #acumulo, em uma
turma de 4º ano e uma turma de 5º ano, as redes trabalham no mesmo
Currículo Nacional, mas com diretrizes próprias...
Em São Paulo no Estado com escopo no http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/36/arquivos/proposta_ciclo_I.pdf
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2525550990143340540#editor/target=post;postID=3508165237794977852
http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/963.pdf
http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/962.pdf
http://www.educaon.com.br/chp/images/Projetos/diretrizes/orientacoes_estado_cie_his_geo.pdf
Em Guarulhos com base no QSN.
http://www.histoecultura.com.br/bibliotecavirtual/03/qsn.pdf
Eixo Estruturante, Elementos Conceituais, Números e Operações,
Pensamento Algébrico, Geometria, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas,
Educação Estatísticas, Tratamento da Informação, Matemática, Sistema de
Numeração Decimal, 4 Operações Multiplicação por dois algarismos,
Divisão por dois algarismos, Cálculo Mental, Tabuada, Entendimento de
Situações Problemas, Problemas de Lógica, Leitura de Gráfica, Leitura de
Tabela, Sistema Monetário, Medida de Tempo, Medida de Massa, Medida de
Comprimento, Formas não planas, Formas Planas, Polígonos, Poliedros,
Corpos Redondos, Planificação de Sólidos Geométricos, Localização
Espacial, Material Dourado, Consumo Responsável, Documentos Históricos,
Paisagem Natural e Modificada, Noção de Tempo na História, As grandes
Navegações, Diferenças Culturais entre Indígenas e Portugueses,
Exploração do Pau-Brasil, Desmatamento da Vegetação, Inicio da
Colonização do Brasil, Fundação da Cidade de São Paulo, Estudo
Cartográfico, Estudo do Meio, Cadeia Alimentar, Seres Vivos, Extinção,
Reprodução das Plantas, Água, Ciclo da Água, Propriedades Físicas da
Água, Mudanças Estado da Água, Poluição, Economia dos Recursos Naturais,
Importância Água, Recursos Naturais Renováveis, Recursos Naturais
Não-Renováveis, Ambiente, Lixo, Reciclagem, Sítio Arqueogeológico,
Literatura Infantil, Gibi, Revistas, Entendimento do Texto,
Interpretação de Texto, Cotidiano Escolar, Leitura em Voz Alta, Leitura
Silenciosa, Comunicação Escrita, Comunicação Oral, Comunicação Verbal,
Comunicação Não-Verbal, Compreensão Auditiva, Leitura, Problematização,
Natureza e Sociedade, Ecossistema, Diversidade, Meio Ambiente,
Alimentação e Saúde, Movimentos da Terra, Percepções do Corpo,
Linguagens, Sociedades, Meios de Comunicação, Meios de Transportes,
Identidade, Social, Cultural, Biológica, Transformações e Permanências,
Rural, Urbana, Transformações da Cidade, Brasil, Regiões do Brasil,
Capitais Brasileiras, Mapas, Mundo, Universo, Planeta, Sujeito Social
Histórico, Algarismo Romano, Sustentabilidade, Jogos, Crônica, Sequência
Didática, Ortografia, Confabulando, Fábulas, Produção e Destino do
Lixo, Produção de Texto, Pontuação, Jornal, Versões de Contos, Foco
Narrativo, Simetria, Fração, Microrganismos, Bactérias, Fungos, Relação
entre Seres Vivos, Respiração de Animais e Plantas, Respiração,
Circulação, Excreção, Energia, Movimento e Força, Sistema Solar,
Universo, Município, A Paisagem Urbana, Lugares, Desigualdade,
Indústria, Comércio, Consumo, Produção do Campo, Agricultura, Pecuária,
Trabalho Rural, Elementos Naturais, Relevo, Hidrografia, Clima,
Vegetação, Turismo, Lazer, Preservação, Primeiros Habitantes do Brasil,
Conquistas e Descobertas, Encontro de Culturas, África, Invasão
Europeias no Brasil, Ocupação no Sertão, Vida Sertaneja, Imigrantes,
Emigrantes, Libertação dos Escravos, Tratado de Tordesilhas, Tangram,
Estimativas, Figuras, Geométricas, Uso da Calculadora, Tabela de
Pitágoras, Planta Baixa, Olimpíadas, Horas, Relógios, Verbos
Nenhum comentário:
Postar um comentário