segunda-feira, 11 de julho de 2016

Estudos sobre cultura escrita, alfabetização e letramento. Condições de produção e leitura de gêneros orais e escritos. Avaliação do processo de alfabetização. Aprendizagem inicial da língua escrita na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos.

Muitas vezes na prática ficamos com a angústia de como ensinar quem não conseguiu entender, o necessário e fico em defasagem com os seus pares, algumas vezes era chamada de reforço, atividade paralela, atividades diferenciadas e mesmo assim ficamos se sentindo decepcionados com o que de fato seria necessário para essa criança que não atingiu por exemplo em um 4º ou 5º o necessário para ler e escrever... Nosso país esta "tentando" mesmo mudar isso, moldou que temos os três primeiros anos para alfabetizar, pensando em como diminuir o analfabetismo funcional que vai estar presente depois, ou seja não é apenas decodificar é saber o que fazer com essa leitura... Mas enfim o aluno que chegou em um quarto ano (antiga Terceira série) e ou do quinto ano (antiga quarta série) precisa de mais ajuda do que apenas estar ano seriação certo e no geral quando isso acontecesse tendenciosamente a criança vai acabar agindo de forma indisciplina, e aprender os disfarces para isso, acabam tendo letras lindas, sendo ótimos copistas... Mas não existe a formula, a receita e a mágica de aprender, no geral todos os métodos foram tentados, e o tempo dessa criança para aprender a ler é outro... Precisa de muita ajuda dos pais, de outros profissionais (psicologo, psicopedagogo, professor auxiliar, professor de reforço),

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