sábado, 2 de julho de 2016

Aula do Portal dos Professores Correspondência, Carta

Eu estava pensando uma aula com troca de correspondência entre alunos, como fazíamos na nossa época de escola, mostrar alguns e-mails e ainda dar print (PRT SC SYSR) das nossas conversas no grupo no WhatsApp ou in box no Facebook
...


Depois li essa aula e vou pensar a respeito...
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias;
  • Localizar informações no texto;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Reconhecer o gênero textual: carta;
  • Perceber as características do gênero textual carta;
  • Estruturar textos orais lógicos e com coerência de ideias;
  • Produzir carta e envelope;
  • Fazer os registros em cadernos;
  • Propor uma reflexão sobre o nível de linguagem com que geralmente as cartas pessoais são escritas;
  • Promover a discussão sobre o ato de enviar cartas pelos Correios e via internet;
  • Realizar trabalho de campo;
  • Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos a leitura e a escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
Estratégias e recursos da aula
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de out. 2013.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula com uma roda de conversa expondo o assunto. Fale sobre o gênero textual que será estudado. Comente sobre o conceito de carta, para que é usado, dentre outros.
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Fonte: “Blog Aline Passos. História das cartas”.  Disponível em: <http://blogalinepassos.blogspot.com.br/2013/02/historia-da-carta_24.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, explique aos alunos que carta é um tipo de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de comunicação escrita, de natureza, pessoal, comercial, ou qualquer outra, que contenha informação de interesse específico do destinatário.
A carta é o elemento postal mais importante, é um meio de comunicação visual, constituída por algumas folhas de papel fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios.
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT é uma empresa do Governo Federal responsável pela entrega de correspondência no Brasil como também de envio para outros países.

A carta é um texto que você escreve sobre qualquer assunto para uma pessoa ou não, e é usada por muitas pessoas do planeta. É uma forma simples de se comunicar com alguém.
Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobre carta (envelope) a quantidade de selos correspondentes ao porte (valor da tarifa de serviço), garantindo assim a entrega da carta ou a sua restituição no caso de não ser encontrado o destinatário.

Professor, comente com os alunos que atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.

Fique sabendo!

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Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 48. (Coleção: A escola é nossa.).
Professor, após conversar com os alunos sobre as cartas, escolha uma carta do livro “Tem uma História nas Cartas da Marisa”, da escritora Mônica Stahel e faça a leitura para os alunos.

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Fonte: “Editora Saraiva. Tem uma história nas Cartas de Marisa”. Disponível em: <http://www.editorasaraiva.com.br/produto/infantil-e-juvenil/literatura-infantil/tem-uma-historia-nas-cartas-da-marisa/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, após a leitura, escolha uma das cartas e proponha que os alunos façam a interpretação da mesma, passe na lousa ou distribua cópias da atividade para que o aluno tenha como registro no caderno de Língua Portuguesa.
 Querida Ângela,

Depois que você foi embora para Ribeirão Preto, eu fiquei um tempão andando pela casa que nem barata tonta, achando tudo muito sem graça. Cada vez que eu pensava que ia ter que esperar as outras férias para brincar outra vez com você, me dava vontade de sair gritando de raiva. Mamãe me deu um picolé para eu ficar contente, mas a raiva era tanta que eu mastiguei toda a ponta do pauzinho, até ficar franjinha. Mais tarde a Maria e a Cláudia vieram me chamar para brincar. Nós ficamos pulando corda na calçada, e depois sentamos no muro e ficamos brincando de botar apelidos nos meninos. O Carlinhos ficou sendo o Carlão-sem-sabão. Toda vez que a mãe dele chamava para tomar banho, ele volta depois com outra roupa, mas com a mesma cara. A Cláudia disse que o Carlinhos abre o chuveiro só pra mãe dele ouvir o barulho, mas vai ver ele fica sentado na privada vendo a água correr. Aí troca de roupa, e pronto.
A mania do Chico é dizer que um jogo não valeu sempre que ele está perdendo. Então, o apelido dele ficou sendo mesmo Chico-não-valeu. Não deu para inventar mais apelido porque os meninos ficaram loucos da vida, quiseram tomar a corda da gente e começaram a puxar nosso cabelo. No fim cansou, a gente acabou indo todo mundo jogar queimada na casa do Fernando.
Eu voltei para casa contente da vida, mas quando o Fábio me viu foi dizendo: “Tá tristinha porque a priminha foi embora? Vai ser ruim mexericar sozinha por aí, né?” Ah, Ângela, que raiva! Às vezes dá vontade de trocar esse irmão marmanjo por uma irmã do meu tamanho como você!

Um beijo,
Marisa

Fonte: STAHEL, Mônica. Tem uma história nas cartas da Marisa. Belo Horizonte: Formato, 1996. p. 5.

Professor, antes de iniciar a atividade de interpretação de texto, explique para seus alunos que existem vários tipos de cartas, como carta: pessoal, comercial, dentre outras. Comente que a carta que foi lida é uma carta pessoal, fale sobre as características deste tipo de carta.
Fique sabendo!
A carta pessoal é um tipo de texto utilizado entre as pessoas com o objetivo de corresponderem entre si, contando as novidades, trocando informações, enviando e recebendo notícias de familiares e amigos.  A linguagem utilizada é de acordo com o nível de intimidade estabelecido entre o remetente – a pessoa que envia, e o destinatário – a pessoa que recebe. Podendo ser mais formal ou informal.
                

Interpretando o texto

 
1. Esse texto é uma carta pessoal.

a) Quem escreveu esta carta?_____________________________

 b) Para quem ela escreve?
_____________________________________________________

c) Essas pessoas são adultas ou crianças? Como você descobriu?
____________________________________________________


2. Na carta, Marisa faz referências a três brincadeiras: pular corda, colocar apelido em meninos e jogar queimada.

a) Que outras brincadeiras desse tipo você conhece?
______________________________________________________
b) De qual delas você mais gosta de brincar?
______________________________________________________

3. No final da carta, Marisa conta que Fábio, seu irmão, a provocou e a deixou com raiva.

a) Esse irmão é mais novo ou mais velho que Marisa?
______________________________________________________

b) Que palavra mostra isso?

_______________________________________________________

Identificando diferentes expressões


1.       O que quer dizer mexericar? Marque a resposta correta.

( ) Chupar mexericas.
( ) Conversar em segredo, fazer intrigas.
( ) Cantar em voz baixa.

2.       Depois da partida de Ângela, Marisa ficava andando pela casa que nem barata tonta. Você já ouviu a expressão barata tonta? Expressões como essa são criadas pelo povo. O que significa “barata tonta” no texto?

( ) Pessoa nojenta, antipática.
( ) Pessoa desnorteada, perdida.
( ) Pessoa que tem medo de baratas.
( ) Pessoa atenta.

3.      Normalmente as cartas apresentam, logo na primeira linha, o nome da cidade e a data em que foram escritas. Na carta de Marisa não há essas informações.

a)      Se você fosse Marisa e estivesse escrevendo essa carta hoje, que cidade e que data deveriam aparecer no início dela?
___________________________________________________________________

b)      Que expressão Marisa usa para se despedir de Ângela?
___________________________________________________________________

    4. Em que situação as pessoas escrevem cartas pessoais?

_____________________________________________________________________
 

Produzindo.


Professor, proponha aos alunos que respondam a carta de Marisa.

Imagine que você seja Ângela, a prima de Marisa. Escreva em seu caderno uma resposta à carta de Marisa, comentando sobre a tristeza da separação de vocês, a importância de ter amigos em ocasiões difíceis, o que você está sentindo. Conte também o que tem feito, se fez novos amigos, como está se relacionando com os colegas da escola.

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, converse com seus alunos sobre a aula anterior, comente sobre o livro que foi lido, as características que eles observaram na carta da Marisa para Ângela. Logo após apresente outro modelo de carta para seus alunos.
Professor, apresente outro modelo de  carta e peça que os alunos observem a estrutura. Para que os alunos tenham a visualização da carta pessoal, você poderá projetá-la utilizando um data show ou também, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
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Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 47. (Coleção: A escola é nossa.).
 
Professor, questione os alunos sobre qual a diferença que eles perceberam observando a carta de Marisa e a carta que Bruna escreveu para Gabi.
Nesta atividade os alunos deverão perceber que a estrutura da segunda carta está diferente, pois há local, data, saudação, assunto, despedida e assinatura.
Proponha que a turma faça a interpretação da 2ª carta em dupla, observando como o texto foi redigido. Passe na lousa ou distribua cópias para que os alunos tenham como registro no caderno de Língua Portuguesa.
 

Interpretando o texto.

 
a.      Quem escreveu a carta que você leu?
b.      Para quem ela foi escrita?
c.      A que faixa etária provavelmente pertence a autora da carta? Como você chegou a essa conclusão?
d.      Em sua opinião quem é Pepê?

Releia

“A gente não se desgrudava um só minuto..”
  A linguagem empregada por Bruna aproxima-se da linguagem que usamos no dia a dia. Encontre na carta outros trechos que evidenciam esse fato E sublinhe com lápis de cor azul.

Professor, após as duplas responderem a interpretação de texto, faça a correção coletiva e converse sobre as observações que os alunos fizeram sobre os motivos de Bruna empregar em sua carta uma linguagem parecida com a linguagem falada no dia a dia (informal). Em seguida, relembre sobre as características de uma carta pessoal.

Após a correção da atividade proponha como “Atividade de casa”, que os alunos identifiquem em uma carta sua estrutura.


Atividade de casa


Uma carta costuma conter as seguintes partes:
  • Local e data
  • Saudação
  • Assunto
  • Despedida
  • Assinatura

Observe a carta abaixo e identifique esses elementos, escrevendo nela os nomes correspondentes.

 

Goiânia, 31 de julho de 2009

Querido amigo Lucas;

Gostaria de dizer-lhe que estou com muitas saudades, e não vejo à hora de estarmos juntos outra vez!
Por aqui estamos todos bem, somente a saudade nos incomoda. Estamos nos preparando para a grande viagem até sua casa.
Já fiz vários planos para aproveitarmos muito estas férias.
Um forte abraço...


Gustavo

Fonte: Acervo da autora.

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula fazendo a correção coletiva da atividade de casa, observe se os alunos tiveram dificuldade em identificar os elementos da carta lida.
Após a correção coletiva da atividade de casa, proponha aos alunos que elaborem uma carta para alguém. Pode ser para um amigo da escola, um parente, um vizinho. Lembre os alunos das características de uma carta pessoal.
Escrever carta
O que você acha de também escrever uma carta? Ela pode ser enviada a um amigo, um parente, um professor ou qualquer outra pessoa que você quiser.
A seguir, apresentamos algumas dicas que podem ajudar a realizar essa atividade.

Dicas importantes
Ao redigir uma carta, lembre-se de que ela deve conter:
  •  O nome do lugar onde você está e a data em que a carta está sendo escrita;
  •  O nome da pessoa para quem você está escrevendo, isto é, seu destinatário;
  •  Uma saudação para seu destinatário;
  •  O desenvolvimento da carta, ou seja, o assunto sobre o qual deseja falar;
  •  A despedida;
  • Sua assinatura (afinal, você é o remetente, isto é, a pessoa que está enviando a carta.).
Professor, após cada aluno escrever a sua carta é interessante que você faça junto com ele a reescrita da carta para que possa identificar o que precisa ser mudado no seu texto para ter coerência. Assim, você poderá revê-la para avaliar se algo nela precisa se melhorado. Para isso, observe as seguintes questões.
Convide os alunos a fazerem uma autocorreção sobre a sua escrita seguindo os questionamentos abaixo para orientá-los.
Refletindo sobre a escrita
·         Minha carta possui os elementos básicos (local, data, nome do destinatário, saudação, assunto, despedida e assinatura)?
·         A carta está escrita com letra legível, sem rasuras, borrões e amassados?
·         Preocupei-me em sanar as dúvidas ortográficas?
·         Preenchi o envelope de maneira adequada?  

Professor, após os alunos fazerem a reescrita de suas cartas, explique sobre a necessidade de colocá-las em um envelope preenchido e selado para enviar ao destinatário, ou seja, para quem a carta foi escrita. Mostre alguns modelos de envelope e como devem ser preenchidos.
Veja a seguir como preencher devidamente um envelope. Se necessário, reproduza para eles colarem no caderno de Língua Portuguesa ou projete a imagem utilizando um projetor multimídia.

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Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007. p. 51. (Coleção: A escola é nossa.).

Para os Correios entregar a carta que você escreveu, o envelope deve ser selado. Você pode comprar selos na própria agência dos Correios.
Professor, distribua para os alunos envelopes para que eles possam preencher de acordo com a estrutura de um envelope, se preferir construa com os alunos envelopes personalizados.

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Fonte: “Blog da educadora de infância. Dobragem de envelopes com 4 movimentos”. Disponível em: <http://educadoraluisinha.blogspot.com.br/2008/10/aqui-est-dobragem-do-envelope.html >. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, explique para os alunos que os selos transmitem mensagens por meio de suas estampas. Essas estampas costumam abordar diversos temas, como: ecologia, história, esporte.
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Fonte: Sítio: “Selos e cartas”. Disponível em: <http://selosecartas.blogs.iol.pt/files/2010/05/canada_carta_israel1.jpg>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, comente com os alunos, que os selos têm enorme valor educativo e cultural, despertando nas pessoas o desejo de colecioná-los. O hábito de colecionar selos recebe o nome de filatelia.
No sítio abaixo você poderá saber mais sobre filatelia ou até mesmo convidar seus alunos a irem ao Laboratório de Informática para acessarem os sítio e pesquisarem sobre como colecionar selos.
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Fonte: Sítio: “Correios. Eu amo filatelia”. Disponível em: <http://blog.correios.com.br/filatelia/filatelia/como-colecionar/>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Visitando uma agência dos Correios: Trabalho de Campo

Professor, procure saber onde fica a agência dos Correios mais próxima de sua escola. Convide os alunos a visitarem a agência e levarem as cartas devidamente preenchidas para serem entregues aos destinatários. Lembrando que há uma taxa de envio das cartas, neste caso é importante que os alunos venham preparados para este trabalho.
Lembre-se que toda atividade que necessita sair da escola, é importante um planejamento coletivo, juntamente com os alunos, pois é precedida de algumas ações, tais como:
·         Agendar com a pessoa responsável pela agência do Correio, um horário de menor movimentação, para que eles possam receber os alunos;
·         Enviar uma solicitação por escrito;
·         Estabelecer uma data e horário em que será realizada;
·         Listar os alunos que irão fazendo chamada na saída e no retorno do trabalho;
·         Solicitar o uso do uniforme para os alunos;
·         Organizar o meio de transporte; se vamos a pé, ônibus ou outro meio de transporte;
·         Solicitar a autorização dos pais;
·         Criar regras de conduta para os alunos, antes, durante e após a atividade;
·         Estipular os objetivos do trabalho;
·         Levar câmera fotográfica digital ou o laptop do Projeto UCA, para registrar alguns momentos importantes;
·         Solicitar a ajuda de mais um profissional da escola para acompanhar você e sua turma.
Caso a sua região não disponibilize de agências de Correios ou se não for possível a visita, vocês também poderão montar uma caixa de cartas, eleger alguns alunos da turma para serem os carteiros, e distribuíram as cartas para seus respectivos destinatários.
Professor, após este trabalho de campo proponha aos alunos a fazerem uma pesquisa em casa sobre as formas de comunicação das crianças de hoje. Questione as famílias se o uso da carta é frequente ou se há outras formas de se comunicar?

Atividade de casa.
Falamos e produzimos cartas, visitamos uma agência dos Correios e enviamos nossas cartas. Atualmente percebemos que há outras formas de se comunicar e até mais rápidas. Pesquise com seus familiares qual o meio de comunicação mais utilizado para se comunicarem com outras pessoas?

4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a aula pedindo para que cada aluno comente sobre sua pesquisa e fale as observações que tiveram sobre o uso da carta nos dias atuais.
Fale sobre o uso da Internet, em especial o uso dos e-mails, que é o endereço virtual de uma pessoa.
Convide os alunos a irem para o Laboratório de Informática e proponha a eles a construção de um e-mail, para que cada aluno envie para alguém uma mensagem. Se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Professor, proponha aos alunos que troquem os endereços dos e-mails com os outros colegas para que todos possam enviar e receber mensagens.

Desenvolvendo atividades interdisciplinares

Professor, as atividades acima favorecem um trabalho interdisciplinar com: Português, História e Geografia, onde você poderá desenvolver atividades sobre os seguintes temas:
Temas transversais Meio ambiente e Pluralidade Cultural, dentre outros.
Recursos Complementares
Para o professor:
Sítio: “Portal do Professor MEC, aula da professora Denize D. Campos Rizzotto”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 05 de out. 2013. Aula:Desenvolvendo competências, a partir de um trabalho de campo. Apresenta dicas de como realizar um trabalho de campo.

Fonte: Sítio: “Correios. 42° Concurso Internacional de Redação de Cartas”. Disponível em: <http://www.correios.com.br/sobreCorreios/educacaoCultura/concursoCartas/default.cfm>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Fonte: Sítio: “Ensinando e aprendendo com a professora Ana Alice. Carta, bilhetes e convites”. Disponível em: <http://anaaliceflopes.blogspot.com.br/2011/05/cartas-bilhetes-e-convites-atividades.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Fonte: Sítio: “Cantinho das atividades escolares. Trabalhando com carta”. Disponível em: <http://lbganbarros.blogspot.com.br/2011/04/trabalhando-com-carta.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Avaliação
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se; compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; houve interesse e organização deles no momento das produções; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades.

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53151

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