sábado, 2 de julho de 2016

Aprender com as diferenças

in http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53710



Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione , 2007. p.112, 113, 114. (Coleção: A escola é nossa.).
 
Professor, após a leitura do texto explique para os alunos o que é preconceito e discriminação, para que assim compreendam e entendam que há uma diferença entre as duas palavras.

Discriminação: O termo discriminação tem sua origem na palavra latina "discriminatio" e quer dizer separação ou distinção. A discriminação é um ato de cortar ou de separar. Diz-se que há discriminação social quando, num grupo ou numa sociedade, parte da população recebe tratamento diferente e desigual em relação aos restantes.

Preconceito: É uma postura ou ideia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual.
Professor, para saber mais acesse o sítio disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/sociologia/preconceito.htm>. Acesso em: 12 de nov. 2013.

Professor, converse com os alunos sobre o texto lido e faça a interpretação oral com as seguintes questões:

  •  O texto trata de preconceito. O que você entende sobre isso?
  •  No final do texto, foi citado que é “importante aprender a aceitar os colegas de classe, do prédio ou da rua, independentemente das suas diferenças”. Você concorda com esse ponto de vista? Explique.

Professor, explique aos alunos que o texto que eles leram é uma reportagem, um texto jornalístico. Comente que uma reportagem sempre apresenta um título, são fatos reais, ou seja, com assuntos que realmente aconteceram. Caso você não tenha estudado com os alunos este gênero textual é interessante que você trabalhe sobre o mesmo.

Para saber mais acesse o sítio: “Info Escola. Textos jornalísticos”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/redacao/textos-jornalisticos/>. Acesso em: 13 de nov. 2013.

Após fazer uma explanação sobre textos jornalísticos faça a interpretação do texto, passe na lousa ou distribua cópias para que os alunos tenham o registro no caderno.

Interpretação escrita

 
        1)      Lemos um texto jornalístico, onde podemos encontrar este tipo de texto?
 
_______________________________________________________________
 
        2)      Para qual faixa de idade esse texto foi escrito? Como você descobriu?

        3)      Você sabe dizer como é chamada a pessoa que escreve uma reportagem? Em sua opinião, esse profissional pode inventar os acontecimentos que escreve? Por quê?

       4)      Nas reportagens, é comum aparecer à transcrição da fala de pessoas. Sublinhe, na reportagem lida, uma fala.

       5)      De acordo com o que estudamos sobre textos jornalísticos vamos comparar os textos “Ainda bem que tudo é diferente” e “Aprendendo com as diferenças”. Para isso complete o quadro com os nomes desses textos.
Narra acontecimentos criados pela imaginação de alguém.

Narra acontecimentos reais, que realmente ocorreram.


Apresenta personagens, isto é, seres imaginários criados pelo escritor.

Apresenta pessoas que realmente existem.

 
Professor, após os alunos concluírem as atividades, faça a correção coletiva. Em seguida proponha-lhes um debate sobre o tema que está sendo estudado, é interessante que você crie situações para que eles interajam e participem do debate.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias;
  • Localizar informações no texto;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Reconhecer o gênero textual: cartaz, texto jornalístico.
  • Perceber as características dos gêneros estudados;
  • Estruturar textos orais lógicos e com coerência de ideias;
  • Fazer os registros em cadernos;
  • Realizar debates;
  • Conhecer o significado das palavras preconceito e discriminação;
  • Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

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