EMAI - Atividade 1 – Localização – Mapa - Fronteira
NOVO PITANGUÁ - 9 - Localização e deslocamento
Coordenadas
Ordenadas
Geometria
|
5º
|
(EF05MA14) Utilizar e compreender diferentes
representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em
planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as
primeiras noções de coordenadas cartesianas.
|
Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante)
e representação de deslocamentos no plano cartesiano.
|
Geometria
|
5º
|
(EF05MA15A) Interpretar, descrever e representar a
localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante),
utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de
sentido e giros.
|
Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º
quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano.
|
Geometria
|
5º
|
(EF05MA15B) Construir itinerários para representar a
localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante),
utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de
sentido e giros.
|
Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º
quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano.
|
Geometria
|
Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e
representação de deslocamentos no plano cartesiano
|
(EF05MA14) Utilizar e compreender diferentes representações para a
localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas
e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de
coordenadas cartesianas.
|
Geometria
|
Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e
representação de deslocamentos no plano cartesiano
|
(EF05MA15) Interpretar, descrever e representar a localização ou
movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando
coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.
|
EMAI - Atividade 2 – quadro numérico
Números por extenso
Ordens
Classes
Composição
Decomposição
Leitura de gráfico
Arredondamento
Números
|
5º
|
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais no
mínimo até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal.
|
Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e
ordenação de números naturais.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais
positivos na forma decimal com compreensão das principais características do
sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição
e a reta numérica.
|
Números racionais expressos na forma decimal e sua representação
na reta numérica.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e
maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia
de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
|
Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento,
significados, leitura e representação na reta numérica.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA04A) Identificar diferentes escritas nas
representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas,
identificando as frações equivalentes.
|
Comparação e ordenação de números racionais na
representação fracionária e decimal utilizando a noção de equivalência.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA04B) Produzir diferentes escritas nas
representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas,
identificando as frações equivalentes.
|
Comparação e ordenação de números racionais na
representação fracionária e decimal utilizando a noção de equivalência.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais
positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na
reta numérica.
|
Comparação e ordenação de números racionais na
representação decimal e na fracionária utilizando
a noção de equivalência
|
Números
|
5º
|
(EF05MA07) Resolver e elaborar situações-problema de
adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja
representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como
cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
|
Situações-problema: adição e subtração de números
naturais e números racionais cuja representação decimal é finita.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA08) Resolver e elaborar situações problema de
multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja
representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e
diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por
estimativa, cálculo mental e algoritmos.
|
Situações-problema: multiplicação e divisão envolvendo
números naturais e racionais cuja representação decimal é finita por números
naturais.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA09) Resolver e elaborar situações-problema
simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a
determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento
de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas
de árvore ou por tabelas.
|
Problemas de contagem, combinando elementos de uma coleção
com todos os elementos de outra coleção.
|
Números
|
Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números
naturais (de até seis ordens)
|
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das
centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema
de numeração decimal.
|
Números
|
Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na
reta numérica
|
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal
com compreensão das principais características do sistema de numeração
decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta
numérica.
|
NOVO PITANGUÁ - 1- A numeração indo-arábica
Ordens
Classes
Arredondamentos
EMAI - Atividade 3 – Situações Problemas
Sequência e regra
Cálculo mental
Maior ou menor
Operação formas diferentes
Atividade 4 – Multiplicações
Multiplicações por 10, 100 e 1000
Situações Problemas
Tabela de Pitágoras
Termos das Operações
Atividade 5 - Jogos, coleções e malha quadriculada uso da
multiplicação
Atividade 6 – Operação com valor monetário
Divisão
Divisão em decomposição
NOVO PITANGUÁ - 3 - Adição e Subtração
Multiplicação
Divisão
Números
|
5º
|
(EF05MA08) Resolver e elaborar situações problema de
multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja
representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e
diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por
estimativa, cálculo mental e algoritmos.
|
Situações-problema: multiplicação e divisão envolvendo
números naturais e racionais cuja representação decimal é finita por números
naturais.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA09) Resolver e elaborar situações-problema
simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a
determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento
de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas
de árvore ou por tabelas.
|
Problemas de contagem, combinando elementos de uma coleção
com todos os elementos de outra coleção.
|
EMAI - Atividade 6 – continuação - Analisar e classificar
corpos redondos, prismas e pirâmides
Atividade 10 – poliedro
Prisma pirâmides
Aresta vértice faces
Planificação
Sólidos de Platão
Atividade 15 – polígonos
Nome dos polígonos
Tangram
Geometria
|
5º
|
(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas
planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e
comparar seus atributos.
|
Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações,
planificações e características.
|
Geometria
|
5º
|
(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos,
considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de
desenho ou tecnologias digitais.
|
Figuras geométricas planas: características,
representações e ângulos.
|
Geometria
|
5º
|
(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a
proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em
situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e/ou com o uso de
tecnologias digitais.
|
Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas
quadriculadas:
reconhecimento da
congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos
lados correspondentes.
|
Geometria
|
Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações
e características
|
(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas,
pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.
|
Geometria
|
Figuras geométricas planas: características, representações e ângulos
|
(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando
lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou
tecnologias digitais.
|
Geometria
|
Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento
da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes
|
(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade
entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de
ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.
|
EMAI - Atividade 7 – números naturais e números racionais
Fração
Nomear fração
Atividade 9 - Fração
Fração equivalente
NOVO PITANGUÁ - 4 - Frações de figuras
Frações de uma quantidade
Número na forma mista
Frações equivalentes
Comparação de frações
Operações com frações
Frações com denominadores diferentes
Números
|
5º
|
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais no
mínimo até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal.
|
Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e
ordenação de números naturais.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais
positivos na forma decimal com compreensão das principais características do
sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição
e a reta numérica.
|
Números racionais expressos na forma decimal e sua representação
na reta numérica.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e
maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia
de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
|
Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento,
significados, leitura e representação na reta numérica.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA04A) Identificar diferentes escritas nas
representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas,
identificando as frações equivalentes.
|
Comparação e ordenação de números racionais na
representação fracionária e decimal utilizando a noção de equivalência.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA04B) Produzir diferentes escritas nas
representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas,
identificando as frações equivalentes.
|
Comparação e ordenação de números racionais na
representação fracionária e decimal utilizando a noção de equivalência.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais
positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na
reta numérica.
|
Comparação e ordenação de números racionais na
representação decimal e na fracionária utilizando
a noção de equivalência
|
Números
|
5º
|
(EF05MA07) Resolver e elaborar situações-problema de
adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja
representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como
cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
|
Situações-problema: adição e subtração de números
naturais e números racionais cuja representação decimal é finita.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA08) Resolver e elaborar situações problema de
multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja
representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e
diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por
estimativa, cálculo mental e algoritmos.
|
Situações-problema: multiplicação e divisão envolvendo
números naturais e racionais cuja representação decimal é finita por números
naturais.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA09) Resolver e elaborar situações-problema
simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a
determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento
de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas
de árvore ou por tabelas.
|
Problemas de contagem, combinando elementos de uma coleção
com todos os elementos de outra coleção.
|
Álgebra
|
5º
|
(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a
relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar,
subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para
construir a noção de equivalência.
|
Propriedades da igualdade e noção de equivalência.
|
Álgebra
|
5º
|
(EF05MA11) Resolver e elaborar situações-problema cuja
conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que
um dos termos é desconhecido.
|
Propriedades da igualdade e noção de equivalência.
|
Álgebra
|
5º
|
(EF05MA12) Resolver situações-problema que envolvam
variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a
quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes
de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
|
Grandezas diretamente proporcionais
Problemas envolvendo a partição de um todo em duas
partes proporcionais.
|
Álgebra
|
5º
|
(EF05MA13) Resolver situações-problema envolvendo a
partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma
quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com
compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.
|
Grandezas diretamente proporcionais
Problemas envolvendo a partição de um todo em duas
partes proporcionais. Divisão desigual
|
Números
|
Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números
naturais (de até seis ordens)
|
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das
centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema
de numeração decimal.
|
Números
|
Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na
reta numérica
|
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal
com compreensão das principais características do sistema de numeração
decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta
numérica.
|
Números
|
Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento,
significados, leitura e representação na reta numérica
|
(EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a
unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um
todo, utilizando a reta numérica como recurso.
|
Números
|
Comparação e ordenação de números racionais na representação decimal e
na fracionária utilizando a noção de equivalência
|
(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
|
Números
|
Comparação e ordenação de números racionais na representação decimal e
na fracionária utilizando a noção de equivalência
|
(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos
(representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta
numérica.
|
Números
|
Cálculo de porcentagens e representação fracionária
|
(EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100%
respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um
inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo
mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
|
Números
|
Problemas: adição e subtração de números naturais e números racionais
cuja representação decimal é finita
|
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com
números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita,
utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental
e algoritmos.
|
Números
|
Problemas: multiplicação e divisão de números racionais cuja
representação decimal é finita por números naturais
|
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão
com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é
finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero),
utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental
e algoritmos.
|
Divisão, uso da vírgula
Uso da calculadora
Decimais
Reta numérica
Medida massa
Gráfico
Atividade 11 – Medida tempo clima
Temperatura
Tempo relógio horas
Tabela e gráfico
Atividade 14 – Tabela
Numero por extenso
Valor monetário
Decimais
Atividade 13 – divisão
Situações com grandezas e medidas
NOVO PITANGUÁ - 5 - Estatística e probabilidade
Gráficos e tabelas
6 - Números decimais
Sistema de numeração decimal
Operações com decimais
Porcentagem
7 - Grandeza e medida
Comprimento
Capacidade
Tempo
11 - Grandezas e medidas
Superfície
Volume
Temperatura
Massa
Grandezas e medidas
|
5º
|
(EF05MA19) Resolver e elaborar situações--problema
envolvendo medidas de diferentes grandezas como comprimento, massa, tempo,
temperatura, capacidade e área, reconhecendo e utilizando medidas como ometro
quadrado e o centímetro quadrado, recorrendo a transformações adequadas entre
as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
|
Medidas de comprimento, área,massa, tempo, temperatura
e capacidade: utilização de unidades convencionais e relações entre as
unidades de medida
mais usuais.
|
Grandezas e medidas
|
5º
|
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que
figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também,
figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
|
Áreas e perímetros de figuras poligonais: algumas
relações.
|
Grandezas e medidas
|
5º
|
(EF05MA21) Reconhecer volume como grandeza associada a
sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos,
utilizando, preferencialmente, objetos concretos.
|
Noção de volume.
|
Probabilidade e estatística
|
5º
|
(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de
um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente
prováveis ou não, explorando a ideia de probabilidade em situações-problema simples.
|
Espaço amostral: análise de chances de eventos
aleatórios.
|
Probabilidade e estatística
|
5º
|
(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de
um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm
a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).
|
Cálculo de probabilidade de eventos equiprováveis.
|
Probabilidade e estatística
|
5º
|
(EF05MA24) Analisar e Interpretar dados estatísticos
apresentados em textos, tabelas (simples ou de dupla entrada) e gráficos
(colunas agrupadas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a
outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de
sintetizar conclusões.
|
Leitura, coleta, classificação interpretação e representação
de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos
pictóricos e gráfico de linhas.
|
Probabilidade e estatística
|
5º
|
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis
categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas,
gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias
digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a
síntese dos resultados.
|
Leitura, coleta, classificação interpretação e
representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas,
gráficos pictóricos e gráfico de linhas.
|
Grandezas e medidas
|
Medidas de comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade:
utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida
mais usuais
|
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das
grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade,
recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos
socioculturais.
|
Grandezas e medidas
|
Áreas e perímetros de figuras poligonais: algumas relações
|
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de
perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a
mesma área podem ter perímetros diferentes.
|
Grandezas e medidas
|
Noção de volume
|
(EF05MA21) Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos
geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando,
preferencialmente, objetos concretos.
|
Probabilidade e estatística
|
Espaço amostral: análise de chances de eventos aleatórios
|
(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento
aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.
|
Probabilidade e estatística
|
Cálculo de probabilidade de eventos equiprováveis
|
(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em
eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance
de ocorrer (equiprováveis).
|
Probabilidade e estatística
|
Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados
em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos
pictóricos e gráfico de linhas
|
(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos,
tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do
conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos
com o objetivo de sintetizar conclusões.
|
Probabilidade e estatística
|
Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados
em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos
pictóricos e gráfico de linhas
|
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e
numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de
colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e
apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos
resultados.
|
EMAI - Atividade 12 – revisão de conteúdos
NOVO PITANGUÁ - 10 - Expressões numéricas
Números
|
5º
|
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais no mínimo até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
|
Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais.
|
Números
|
5º
|
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais positivos na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
|
Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na reta numérica.
|
Números
|
Problemas de contagem do tipo: “Se cada objeto de uma coleção A for
combinado com todos os elementos de uma coleção B, quantos agrupamentos desse
tipo podem ser formados?”
|
(EF05MA09) Resolver e elaborar problemas simples de contagem
envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de
agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos
os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por
tabelas.
|
Álgebra
|
Propriedades da igualdade e noção de equivalência
|
(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de
igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair,
multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para
construir a noção de equivalência.
|
Álgebra
|
Propriedades da igualdade e noção de equivalência
|
(EF05MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença
matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é
desconhecido.
|
Álgebra
|
Grandezas diretamente proporcionais
Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais |
(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de
proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de
um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de
receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
|
Álgebra
|
Grandezas diretamente proporcionais
Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais |
(EF05MA13) Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade
em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de
modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre
as partes e delas com o todo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário