Ciências Naturais
Sequência de atividades Coronavírus
Faça uma pesquisa sobre o novo coronavírus.
E responda:
A)
Quais cuidados de higiene e prevenção são
necessários para evitarmos qualquer doença relacionada a vírus?
B)
De qual país se originou o vírus?
C)
Esse vírus é muito comum em quais animais?
D)
Como ocorre a transmissão da doença?
E)
Quais são os sintomas?
Geografia
Ler e compreender informações expressas em mapas simples e
em outras formas de representação do espaço como meio de comunicação e leitura
da realidade. Mapa interativo com os números de casos registrados em cada
cidade do mundo
Língua Portuguesa
3.3 Identificar as finalidades e
funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da
contextualização do texto.
3.6 Construir compreensão global do texto lido, unificando e
inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências.
3.7 Compreender as relações
lógicas que se estabelecem entre partes de textos de diferentes gêneros e
temáticas.
3.10 Ler oralmente com autonomia, fluência ritmo e rapidez
Eixo 5: Desenvolvimento da oralidade
5.1 Participar das interações cotidianas em sala de aula. Leia com
atenção os dois textos abaixo:
Texto 1
Coronavírus: número de casos confirmados por dia se estabiliza,
diz OMS Cedo para fazer previsões A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou neste
sábado (8.fev.2020) que o número de casos do novo coronavírus “está se
estabilizando”. Apesar de ser considerada uma boa notícia, a agência diz que
ainda é cedo para fazer previsões. Os casos confirmados interromperam a
trajetória de alta na 4ª feira (5.fev.2020). Relatório divulgado pela OMS neste
domingo (9.fev.2020) afirma que 37.558 casos foram confirmados até agora. Foram
2.676 novos casos só neste domingo, número inferior à quantidade de casos
reportados diariamente nos últimos dias. O número de mortes pelo surto do novo
coronavírus subiu para 813 no domingo e superou as vítimas da epidemia da
Síndrome Respiratória Aguda Grave, a Sars, que provocou 774 mortes de 2002 a
2003. “Estamos em 1 período estável de 4 dias em que o número de casos
notificados não avançou. Isso é uma boa notícia e pode refletir o impacto das
medidas de controle implementadas. No entanto, é muito cedo para fazer qualquer
tipo de previsão sobre a erradicação do coronavírus”, disse Michael Ryan,
diretor do Programa de Emergências em Saúde da OMS. www.poder360.com.br
Texto 2:
1- Ambos os textos:
(A)São do mesmo gênero textual
(B) Tratam de um mesmo assunto
(C)Foram escritos por um mesmo autor
(D)Referem-se a um mesmo tema.
2- O assunto do texto 1 é:
(A) Os riscos de contaminação pelo coronavírus.
(B)As formas de contágio do coronavírus.
(C)A estabilização do número de casos do coronavírus.
(D)Os sintomas do novo
coronavírus.
3- Qual das frases abaixo
expressa a opinião do diretor do Programa de Emergências em Saúde da OMS:
(A) Os casos confirmados
interromperam a trajetória de alta na 4ª feira.
(B) No entanto, é muito cedo para fazer qualquer tipo de previsão sobre
a erradicação do coronavírus.
(C) Foram 2.676 novos casos só neste domingo.
(D) O número de mortes pelo surto do novo coronavírus subiu para 813 no
domingo.
4- Quantos casos do novo coronavírus já foram confirmados até no
domingo dia 09/02?
5- O gênero textual do texto 1 é:
(A)Informativo- científico
(B) Notícia
(C)Biografia
(D) Entrevista
6- No trecho: “ Apesar de ser considerada uma boa notícia, a agência
diz que ainda é cedo para fazer previsões”, o termo destacado transmite ideia
de:
(A) Lugar
(B) tempo
(C) modo
(D) consequência
7- Qual é a finalidade do texto
2?
Matemática
Eixo: Números operações Capacidade:
3.1 construir significados para os números, resolver problemas do
cotidiano, usando linguagem matemática e reconhecer padrões.
Eixo: Tratamento da informação Capacidade:
4.1 Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da
leitura de gráficos e tabelas, realizando associações e efetuando cálculos
simples de probabilidade .
Leia com atenção os dados registrados no gráfico:
A)
Em qual dia foi registrado a maior confirmação
de casos do coronavírus?
B)
Qual foi
a diferença entre os números de casos registrados nos dias 21 de janeiro e 01
de fevereiro?
C)
De acordo
com o gráfico o dia com o menor registro de casos foi....
D)
Qual o
total de pessoas infectadas nos dias 5 e 9 de fevereiro?
Leia a notícia:
O novo coronavírus causou
a morte de 1.113 pessoas em todo o mundo, sendo a maioria na China, com 97
novos óbitos reportados nesta quarta-feira (noite de terça, 11, no Brasil) pela
Comissão Nacional de Saúde do país.
Em seu boletim diário, a comissão divulgou cerca de 2.000 novos
casos de contágio, sendo que 1.638 foram diagnosticados na província de Hubei,
onde a doença surgiu em dezembro passado. Em todo país, o número total de
pessoas infectadas chega 44.741.
Nesta terça, a Organização
Mundial da Saúde (OMS) avaliou que existe “uma possibilidade realista de parar” a
propagação do coronavírus se forem feitos investimentos de forma coordenada.
“Se investirmos agora (…), temos uma possibilidade realista de
parar esta epidemia”, destacou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom
Ghebreyesus, em coletiva de imprensa em Genebra, Suíça.
Quatrocentos cientistas de todo o mundo começaram na terça-feira
uma reunião de dois dias de duração nesta cidade suíça sob os auspícios da OMS,
com o objetivo de intensificar a luta contra esta nova doença.
O novo coronavírus passou a ser identificado como COVID-19 para
que seja “fácil de pronunciar”, sem ser uma referência “estigmatizante” para um
país ou população em particular, explicou Ghebreyesus.
Responda
A) Dos 2.000 novos casos de contágio, 1.638
foram diagnosticados na província de Hubei. Quantos caso foram registrados em
outros locais da China?
(A) 372
(B) 462
(C) 362
(D) 3638
B) O novo coronavírus causou a morte de
1.113 pessoas em todo o mundo. A forma correta de decompor esse número é:
(A) 10000+1000+10+3
(B) 1000+100+13
(C) 1000+100+10+3
(D) 10000+1000+100+10+3
C)
Em todo país, o número total de pessoas infectadas chega 44.741. Escreva esse
número por extenso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário