PLANILHA DE ACOMPANHAMENTO DOS
RESULTADOS DA AAP (AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO) – ADC (AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMPLEMENTAR) – ADE (AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE ENTRADA) SONDAGEM INICIAL.
5º ANO
|
HABILIDADE
|
NÚMEROS E OPERAÇÕES
|
Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo
alguns significados das operações do campo aditivo, envolvendo números
racionais, sem uso de regras
|
Calcular o resultado de adições e subtrações com números naturais,
pelo uso das técnicas operatórias convencionais
|
Calcular o resultado de algumas operações com números racionais, por
meio de estratégias pessoais.
|
Calcular o resultado de multiplicações e divisões com números
naturais, pelo uso de técnicas operatórias convencionais
|
Calcular o resultado de operações
com números naturais. MAT50
|
Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
|
Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números
naturais.
|
Comparar ou ordenar números racionais de uso frequente, na
representação fracionária e na representação decimal
|
Completar quadros numéricos ou sequências numéricas. MAT45
|
Compor e decompor números naturais.
MAT46
|
Escrever números ditados pelo
professor. MAT44
|
Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
|
Identificar fração como representação que pode estar associada a
diferentes significados.
|
Identificar frações equivalentes
|
Interpretar informações apresentadas por meio de porcentagens
|
Ler números racionais de uso frequente na representação fracionária e
na representação decimal
|
Localizar números racionais em uma
reta numérica. MAT54
|
Localizar números racionais na reta numérica
|
Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas
ordens.
|
Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal,
tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
|
Relacionar as diferentes
representações de um mesmo número racional. MAT56 texto igual MAT58
|
Relacionar representações fracionária e decimal de um mesmo número
racional
|
Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes
significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial
(positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou
negativa).
|
Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes
significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de
proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
|
Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal
envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
|
Resolver situação-problema que envolva o uso de porcentagem no
contexto diário, como 10%, 20%, 25%, 50%
|
Resolver situações-problema do
campo aditivo com a ideia de transformação. MAT47
|
Resolver situações-problema do
campo multiplicativo com a ideia de combinatória. MAT48
|
Resolver situações-problema
envolvendo a divisão de números naturais. MAT49
|
Resolver situações-problema envolvendo a ideia de probabilidade
|
Resolver situações-problema
envolvendo números racionais. MAT57
|
Resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das
operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais
|
Resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das
operações do campo aditivo envolvendo números naturais
|
Resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das
operações do campo multiplicativo envolvendo números naturais (duas ou três
operações)
|
Resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das
operações do campo multiplicativo envolvendo números racionais na forma
decimal
|
Resolver situações-problemas que envolvam combinação de elementos de
uma coleção e de contabiliza-las usando estratégias pessoais
|
Resolver situações-problemas que envolvam diferentes representações de
números racionais
|
Utilizar as regras do sistema de numeração decimal para leitura ou
escrita de números naturais
|
Utilizar frações com significado de parte-todo
|
Utilizar sinais convencionais (+,-,x,:,=) na escrita de operações
|
ESPAÇO E FORMA
|
Ampliar ou reduzir figuras planas pelo uso de malhas
|
Calcular a medida da área de figuras triangulares pela decomposição de
figuras quadrangulares
|
Calcular a medida do perímetro de figuras triangulares
|
Compor e decompor figuras planas
|
Estabelecer relações entre figuras
tridimensionais e suas planificações. MAT55
|
Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e
outras representações gráficas.
|
Identificar ângulos retos
|
Identificar ângulos retos, agudos e obtusos
|
Identificar eixos de simetria num polígono
|
Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras
bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
|
Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos
redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
|
Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus
lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).
|
Identificar quadriláteros observando as relações entre seus lados
(paralelos, congruentes e perpendiculares)
|
Interpretar representações no plano cartesiano, usando coordenadas
|
Reconhecer elementos e propriedades de poliedros, explorando
planificações de algumas destas figuras
|
Reconhecer elementos e propriedades de polígonos e círculos
|
Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas,
desenhadas em malhas quadriculadas.
|
Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de
figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
|
Resolver situações-problema envolvendo o número de faces, vértices e
arestas de um poliedro
|
Resolver situações-problema,
utilizando malha quadriculada para representar, no plano, a posição de uma
pessoa ou objeto. MAT52
|
GRANDEZAS E MEDIDAS
|
Avaliar a adequação do resultado de uma medição
|
Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o
intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
|
Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
|
Ler hora em relógios digitais e de ponteiros
|
Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema
monetário brasileiro, em função de seus valores.
|
Reconhecer e utilizar medidas como o metro quadrado e o centímetro
quadrado
|
Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do
sistema monetário brasileiro.
|
Resolver problemas que envolvam o uso de medidas de comprimento, massa
ou capacidade, representadas na forma decimal
|
Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida
padronizadas como km/m/ cm/mm, kg/g/mg, l/ml.
|
Resolver situação-problema envolvendo unidades usuais de tempo e
temperatura
|
Resolver situações-problema que
envolvam medidas de comprimento ou massa ou temperatura. MAT53
|
Resolver situações-problema utilizando o sistema monetário brasileiro
|
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
|
Interpretar dados apresentados em
gráficos de barra ou de linha. MAT51
|
Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em
gráficos de colunas).
|
Ler informações e dados apresentados em tabelas.
|
Resolver situação-problema com dados apresentados por meio de gráficos
de linhas
|
Resolver situação-problema com dados apresentados por meio de tabelas
simples ou tabelas de dupla entrada
|
adaptação (baseada) na planilha do Núcleo Pedagógico Norte 1
ESCALA DE CORES
COR
|
%
|
CONCEPÇÃO
|
AÇÃO
|
|
0% a 15%
|
Extremamente preocupante
|
Priorizar e rever
estratégias
|
|
16% a 25%
|
Muito preocupante
|
Priorizar e rever
estratégias
|
|
26% a 49%
|
Preocupante
|
Retomar e rever
estratégias
|
|
50% a 75%
|
Moderado / Satisfatório
|
Retomar e completar
|
|
76% a 100%
|
Plenamente Satisfatório
|
Completar
|
Plano
de Intervenção Pedagógica
Tipo
de recuperação (intensiva e continua)/ desafio
Nenhum comentário:
Postar um comentário