terça-feira, 10 de março de 2020

Ciências Naturais e Humanas


Ciências Naturais e Humanas

As disciplinas de Ciências Humanas do ensino fundamental buscam trazer a compreensão dos conceitos e espaço. Além disso, procura apresentar a compreensão das relações sociais criadas ao longo dos anos e das variadas culturas.
SUJEITO E ESPAÇO, apresenta os conceitos de indivíduo e grupo, de maneira a desenvolver o pensamento geográfico.
ESCALAS E CONEXÕES -  Estuda os conceitos de tempo histórico e outros termos importantes para a compreensão da geografia.
GEOGRAFIA DO BRASIL - Utilização do Brasil e suas regiões como ponto de partida para o estudo de questões geográficas.
TRABALHO - Introduz as principais ocupações de trabalho das sociedades, como agricultura e mineração.
PENSAMENTO ESPACIAL - Compreende os conceitos básicos de localização geográfica, ensinando à criança que ela está inserida em um espaço (como a escola), dentro de um bairro pertencente à uma cidade; por exemplo.
NATUREZA E MEIO AMBIENTE - Reconhece a utilização do meio ambiente pelos seres humanos, para fins de extração ou produção de energia, por exemplo.
NOÇÕES DE SUJEITO - Estabelece as noções de indivíduo, além do estudo do “eu”.
NOÇÕES DE SOCIEDADE - Estuda os conceitos de sociedade, formando o pensamento social, insere o estudo do “outro” e “nós”.
LUGAR - Estuda o espaço em que se vive, tanto de maneira física quanto social, abordando as formações urbanas e rurais ao longo do tempo.
TEMPO - Desenvolve o conceito de tempo, ensinando sobre como as ações humanas acontecem ao longo dos anos e modificam o ambiente.
CULTURA E EXPRESSÕES HUMANAS - Estuda a organização humana em sociedades, bem como o uso da arte e da cultura como expressão dos povos ao longo do tempo.
Em ciencias Naturais você vai estudar ou já estudou e vai revisar sobre temas como matéria e energia, seres vivos e meio ambiente e também sobre vida, Terra, Universo...

Pensar cada um de nós quanto a nossa história pessoal...
Linha do tempo
Arquivo Pessoal de Juliana Mesquita
É importante, o passado deve dialogar com o presente. 

E você escrever sua própria história, protagonismo.
Refletir suas ações  e se conhecer, pensamento critico

O ensino de História e Geografia visa levar o aluno a identificar seu grupo de convívio e as relações que estabelece com outros tempos e espaços; conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais; questionar a realidade, identificando problemas e buscando possíveis soluções; valorizar o patrimônio sociocultural, respeitando sua diversidade; utilizar a
linguagem cartográfica para interpretar e representar informações; adotar atitudes responsáveis de preservação e conservação do meio ambiente, atuando como cidadão consciente dos seus direitos e deveres.

História é a ciência que estuda as ações dos seres humanos no tempo e no espaço.

A história é a ciência que estuda os acontecimentos do passado utilizando os vestigios que a humanidade deixou. Esses vestígios também são considerados fontes historicas. A partir disso a História tenta compreender as mudanças e permanências do tempo prresente.

O trabalho do historiador é colher informações sobre o passado para analisá-lo e tentar compreender sua relação com o presente.

Os historiadores estudam o passado das pessoas, dos povos e nações, buscando entender melhor o momento presente. Em História, o estudo do passado é feito a partir de um olhar do presente. Neste sentido, a partir de um olhar atual, buscamos compreender as mudanças que ocorreram desde os primórdios da civilização.

A História permite entender a forma como as sociedades se organizavam, seus costumes, cotidiano, produção de riquezas e mentalidades. Os historiadores escrevem sobre o passado utilizando as fontes históricas, ou seja, tudo o que traz informações que servem para construção do conhecimento histórico.

Periodização da História
Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos:
Pré-História: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.
- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C. até 476 (invasão do Império Romano).
Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
- Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa).
- Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.

O QUE A HISTÓRIA ESTUDA?
A história estuda as mudanças e permanências ocorridas na sociedade. Procura perceber o modo como às pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos atuais. Ou seja, a história estuda o tempo passado e também o presente. Por isso, pode-se dizer que dizer que a história é o estudo dos seres humanos no tempo e no espaço.

AS FONTES DA HISTÓRIA
O trabalho do historiador é semelhante ao do detetive. Ao investigar um caso examina todos os vestígios. Os vestígios produzidos pelo homem na sua passagem pela terra são chamados de fontes históricas.
As fontes históricas podem ser escritas, visuais, orais e da cultura material.

QUEM FAZ A HISTÓRIA?
A história não é feita apenas pelos grandes personagens, mas por todos nós; isto é por pessoas como eu, você, a prefeita etc; grupos, como o dos idosos, soldados, artesãos, o dos pobres, dos ricos, o das mulheres etc.; e instituições sociais, como a igreja, a Câmara dos Deputados, o exército etc. Todos nós, portanto, somos sujeitos da história.

Geografia é uma ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente e vice-versa.

A Geografia é uma ciência muito importante, pois permite ao homem compreender melhor o planeta em que vive. Para isso, esta ciência dispõe de diversos recursos matemáticos e tecnológicos. A estatística, por exemplo, é muito usada na área da pesquisa populacional. Os satélites são fundamentais na elaboração de mapas, além de fornecerem dados importantes para a verificação de mudança na vegetação do planeta.
No Brasil, o estudo da Geografia é obrigatório para os alunos do Ensino Fundamental e Médio e deve ser oferecido pelas escolas. 
Principais áreas da Geografia e exemplos de temas estudados por cada área:
- Geografia Física: relevo, rios, vegetação.
- Geografia Humana: população (crescimento demográfico, alfabetização, migração, etc).
- Geografia Política: relações políticas, conflitos entre nações.
- Cartografia: elaboração e interpretação de mapas.
- Geografia Turística: desenvolvimento do turismo mundial e regional.
- Geografia Ambiental: estuda as consequências das atitudes humanas no meio ambiente.
- Geografia Urbana: desenvolvimento das cidades, planejamento urbano.
- Geografia Social: problemas sociais (violência, desemprego, falta de habitação).
- Geografia Agrária: questões ligadas ao campo (meio rural).
- Geomorfologia: formas da superfície terrestre.
- Climatologia: climas, temperatura e fenômenos climáticos (seca, furacões, tempestades).
- Hidrografia: estudo dos recursos hídricos (mares, rios, lagos, oceanos).
Curiosidades:
- O profissional que atua em Geografia é conhecido como Geógrafo.
- O dia do Geógrafo é comemorado em 29 de maio.

Serve para estudar as características dos lugares e a distribuição da população, dos fenômenos e dos acontecimentos que acontecem e evoluem à superfície da Terra,e nos permite o conhecimento da realidade social, econômica, ambiental e cultural.
A Geografia é a ciência responsável por estudar a superfície do  globo terrestre e as características deste. Com isto em mente, podemos considerar que a Geografia nos ajuda a compreender conceitos importantes, como lugar (espaço limitado para o convívio humano) e espaço geográfico (que é aquele onde o homem faz constantes modificações).
Deste modo, podemos considerar que a Geografia é uma ciência fundamental para que nos ajuda a compreender os aspectos físicos da terra.

Texto Adaptado

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/8811316#readmore




Nenhum comentário:

Postar um comentário