terça-feira, 17 de março de 2020

Plano de Intervenção Pedagógica



PLANILHA DE ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS DA AAP (AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO) – ADC (AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMPLEMENTAR) –  ADE (AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE ENTRADA) SONDAGEM INICIAL. 
5º ANO
HABILIDADE
NÚMEROS E OPERAÇÕES
Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo alguns significados das operações do campo aditivo, envolvendo números racionais, sem uso de regras
Calcular o resultado de adições e subtrações com números naturais, pelo uso das técnicas operatórias convencionais
Calcular o resultado de algumas operações com números racionais, por meio de estratégias pessoais.
Calcular o resultado de multiplicações e divisões com números naturais, pelo uso de técnicas operatórias convencionais
Calcular o resultado de operações com números naturais. MAT50
Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
Comparar ou ordenar números racionais de uso frequente, na representação fracionária e na representação decimal
Completar quadros numéricos ou sequências numéricas. MAT45
Compor e decompor números naturais. MAT46
Escrever números ditados pelo professor. MAT44
Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
Identificar frações equivalentes
Interpretar informações apresentadas por meio de porcentagens
Ler números racionais de uso frequente na representação fracionária e na representação decimal
Localizar números racionais em uma reta numérica. MAT54
Localizar números racionais na reta numérica
Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
Relacionar as diferentes representações de um mesmo número racional. MAT56 texto igual MAT58
Relacionar representações fracionária e decimal de um mesmo número racional
Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).
Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
Resolver situação-problema que envolva o uso de porcentagem no contexto diário, como 10%, 20%, 25%, 50%
Resolver situações-problema do campo aditivo com a ideia de transformação. MAT47
Resolver situações-problema do campo multiplicativo com a ideia de combinatória. MAT48
Resolver situações-problema envolvendo a divisão de números naturais. MAT49
Resolver situações-problema envolvendo a ideia de probabilidade
Resolver situações-problema envolvendo números racionais. MAT57
Resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais
Resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações do campo aditivo envolvendo números naturais
Resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações do campo multiplicativo envolvendo números naturais (duas ou três operações)
Resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações do campo multiplicativo envolvendo números racionais na forma decimal
Resolver situações-problemas que envolvam combinação de elementos de uma coleção e de contabiliza-las usando estratégias pessoais
Resolver situações-problemas que envolvam diferentes representações de números racionais
Utilizar as regras do sistema de numeração decimal para leitura ou escrita de números naturais
Utilizar frações com significado de parte-todo
Utilizar sinais convencionais (+,-,x,:,=) na escrita de operações
ESPAÇO E FORMA
Ampliar ou reduzir figuras planas pelo uso de malhas
Calcular a medida da área de figuras triangulares pela decomposição de figuras quadrangulares
Calcular a medida do perímetro de figuras triangulares
Compor e decompor figuras planas
Estabelecer relações entre figuras tridimensionais e suas planificações. MAT55
Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
Identificar ângulos retos
Identificar ângulos retos, agudos e obtusos
Identificar eixos de simetria num polígono
Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).
Identificar quadriláteros observando as relações entre seus lados (paralelos, congruentes e perpendiculares)
Interpretar representações no plano cartesiano, usando coordenadas
Reconhecer elementos e propriedades de poliedros, explorando planificações de algumas destas figuras
Reconhecer elementos e propriedades de polígonos e círculos
Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Resolver situações-problema envolvendo o número de faces, vértices e arestas de um poliedro
Resolver situações-problema, utilizando malha quadriculada para representar, no plano, a posição de uma pessoa ou objeto. MAT52
GRANDEZAS E MEDIDAS
Avaliar a adequação do resultado de uma medição
Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
Ler hora em relógios digitais e de ponteiros
Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.
Reconhecer e utilizar medidas como o metro quadrado e o centímetro quadrado
Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
Resolver problemas que envolvam o uso de medidas de comprimento, massa ou capacidade, representadas na forma decimal
Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/ cm/mm, kg/g/mg, l/ml.
Resolver situação-problema envolvendo unidades usuais de tempo e temperatura
Resolver situações-problema que envolvam medidas de comprimento ou massa ou temperatura. MAT53
Resolver situações-problema utilizando o sistema monetário brasileiro
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Interpretar dados apresentados em gráficos de barra ou de linha. MAT51
Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
Ler informações e dados apresentados em tabelas.
Resolver situação-problema com dados apresentados por meio de gráficos de linhas
Resolver situação-problema com dados apresentados por meio de tabelas simples ou tabelas de dupla entrada

adaptação (baseada) na planilha do Núcleo Pedagógico Norte 1

ESCALA DE CORES
COR
%
CONCEPÇÃO
AÇÃO

0% a 15%
Extremamente  preocupante
Priorizar e rever estratégias

16% a 25%
Muito preocupante
Priorizar e rever estratégias

26% a 49%
Preocupante
Retomar e rever estratégias

50% a 75%
Moderado / Satisfatório
Retomar e completar

76% a 100%
Plenamente Satisfatório
Completar

Revisão de conteúdo
Plano de Intervenção Pedagógica
Tipo de recuperação (intensiva e continua)/ desafio
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário