quarta-feira, 18 de março de 2020

CNH 5º Ano - Resumos de Geografia

Em isolamento social - lendo e pensando em aulas - achei muito coisa boa neste site www.cambe.pr.gov.br › site › curriculoeducacao › nos planos de ensino para ensinar Geografia e História (Ciências Humanas) e Ciências Naturais.

Geografia
Tem alguns resumos ou conceitos que podemos passar em lousa.

Conteúdo
Território Brasileiro: 
- Conceito de País. 
- Fronteiras do país. 
- Estados brasileiros. 
- Localização geográfica (localização em diferentes dimensões políticoadministrativas). 
- Mapas temáticos.
- Instâncias do poder público brasileiro. 

- Conceito de Região (O que é Regionalizar). - Regiões brasileiras. Território Brasileiro: - Ocupação do espaço, urbanização. - Características Naturais: clima, vegetação, relevo, Hidrografia. - Atividades econômicas: agricultura, pecuária, extrativismo, industrialização, comércio, serviços, turismo. 
1 – Apropriar-se do conceito de REGIÃO, entendendo os critérios da regionalização do Brasil. 
2 - Identificar características culturais das regiões brasileiras; 
a) O sotaque; b) As roupas típicas; c) Os hábitos alimentares; d) As tradições... e)- Desigualdades Regionais. 
- Distribuição de renda e desigualdades sociais no país. 
- Legendas complexas.

- Origem da minha família. 
População brasileira: 
- formação do povo brasileiro (indígenas, africanos, europeus); 
- crescimento, distribuição da população no território e migrações; 
- condições de vida, diversidade cultural e preconceito.
Território Brasileiro: 
- Natureza e meio ambiente (questão ambiental). 
- Escala cartográfica. 

No que eles chamam de detalhamento

Livro Didático “Ligados.com Geografia” 5º ano: Unidade 1 (Planeta Terra, Hemisférios, Continentes, Países) e Unidade 2 (Território Brasileiro). 
- Retomar com os alunos a noção de que os espaços menores integram espaços maiores, desde a casa ou escola até o planeta (casa-rua-bairro-cidade-município-estado-país-continente-planeta). 

- PAÍS: é uma determinada área geográfica e uma entidade politicamente independente, que conta com o seu próprio governo, a sua administração, as suas leis, as suas forças de segurança e, obviamente, a sua população. 
A palavra PAÍS abrange o mesmo significado que o da palavra NAÇÃO (do latim nātio), em especial na sua acepção como nação política. Os países encontram-se divididos por linhas imaginárias que determinam o seu território. Estas linhas são conhecidas pelo nome de FRONTEIRAS, as quais são responsáveis pela delimitação do espaço no qual cada governo tem a sua jurisdição.

- Para administrar o país, foi necessário dividi-lo (utilizar o mapa do Brasil político com divisão em estados). 
O Brasil é uma federação, ou seja, uma reunião de diversas unidades federativas. Atualmente, é formado por 26 estados mais o Distrito Federal. No Distrito Federal está localizada a capital do país: Brasília. 
- Brasília, a capital do Brasil ou capital federal. 
Brasília é a sede do governo brasileiro e o centro de decisões políticas e econômicas do país. 
Lá trabalham o presidente da República, os ministros, os senadores, os deputados federais e os juízes do Supremo Tribunal Federal. 

- Os ESTADOS são Unidades Políticas e Administrativas do território brasileiro. Cada um deles tem um governo próprio, cuja sede fica na capital do estado, onde residem o governador e seus assessores diretos. 
A capital é o centro das decisões políticoadministrativas e econômicas que se referem ao estado. Para facilitar a identificação, cada estado é representado por uma sigla.

- Existem diferentes formas de se representar uma determinada porção do espaço. 
Assim, temos os mapas temáticos, que costumam ser divididos em: econômicos, políticos, demográficos, históricos e físicos, além daqueles estilizados. Ex: Mapas Físicos
- são mapas utilizados para representar o espaço físico de um determinado ambiente, apresentando informações como os rios, o relevo, a vegetação, a altitude, entre outros elementos. 
(Utilizar os mapas do livro didático e os mapas da escola).

-Uma Região pode ser definida como uma porção da superfície terrestre que reúne características que a diferenciam das outras porções. 
A divisão do espaço geográfico em porções que têm características semelhantes é chamada de Regionalização. 
- A divisão do Brasil em cinco macrorregiões (grandes regiões) foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é o órgão do governo brasileiro responsável por coletar, organizar e apresentar informações sobre o nosso país. 
- Essa divisão foi criada com base em um conjunto de critérios, como: 
  • a localização das Unidades da Federação;
  • as semelhanças de elementos naturais dos estados, como clima e vegetação predominantes; 
  • as semelhanças de aspectos sociais, culturais e econômicos dos estados.
Livro Didático “Ligados.com” – 5º ano: Págs. 36 e 37. 
Toda Unidade 5 (O Brasil e suas regiões). Características Naturais do Território Brasileiro: 
Livro Didático “Ligados.com” – 5º ano, Unidade 3 (Brasil: clima e vegetação) e Unidade 4 (Brasil: relevo e rios). 
Atividades Econômicas: conceituar (agricultura, pecuária, extrativismo, industrialização, comércio, serviços e turismo), exemplificar, relacioná-los entre si e localizar nas regiões; destacando a distribuição/concentração dessas atividades nas diferentes regiões do país. Desigualdades Regionais: Livro Didático “Ligados.com” 5º ano, págs. 90 e 91. 
Distribuição de renda e desigualdades sociais no país: 
O Brasil está entre os países de maior desigualdade social. Isso significa que a distribuição da renda entre a população é feita de modo desigual. Em nosso país, a maior parte da renda fica concentrada em uma pequena parcela da população, o que quer dizer que poucas pessoas ficam com muito dinheiro. A desigualdade na distribuição da renda gera contrastes sociais. Esses contrastes podem ser percebidos, por exemplo, quando observamos que algumas pessoas têm acesso a alimentação adequada, a moradia digna, a boa educação, a lazer e a atendimento à saúde de qualidade, enquanto outras não têm. Existem muitas pessoas que não têm renda suficiente nem para satisfazer as necessidades básicas de alimentação, moradia e educação. 
(Utilizar imagens/fotos de periferia/favelas e condomínios de luxo, de uma mesma cidade, destacando as desigualdades sociais observadas na paisagem). 
Legendas Complexas: 
-Legenda: decodifica os símbolos usados no mapa: como as cores e formas, como linhas de diferentes espessuras para diferenciar, por exemplo, ruas e rodovias. - Sabemos que os mapas são importantes formas de comunicação. Sendo assim, eles possuem a sua própria linguagem, usada para transmitir informações de forma simples, prática e direta. Essas linguagens são os símbolos dos mapas, e seus significados estão disponíveis nas legendas. 
- A escolha dos símbolos cartográficos não é aleatória. Ela obedece a uma lógica previamente sistematizada. Existem três tipos principais: pontual, linear e zonal: 
Pontual: Os símbolos cartográficos pontuais são utilizados para representar localidades ou elementos cujas áreas totais são muito pequenas ou até insignificantes perante o tamanho total da área representada. Exemplos: aeroporto em uma cidade; cidade em um país; pontos de ônibus em um bairro.
Linear: Os símbolos lineares são utilizados para representar objetos ou elementos de largura muito pequena, mas grandes em extensão. Exemplos: rodovias, rios e ferrovias. 
Zonal: Os símbolos zonais são utilizados para representar objetos ou áreas de grande extensão com relação à área representada. Exemplos: reservas florestais, tipos de relevo, campos de cultivo, entre outros. 
 Além disso, esses três tipos de símbolos podem variar conforme a suas cores, os seus tamanhos ou a direção para onde apontam. De modo que, para alguns elementos, já existem algumas cores previamente definidas, como o azul para a água e o verde para florestas e coberturas vegetais. 
De modo geral, os símbolos de um mapa precisam estar de acordo com o que é representado – não podemos, por exemplo, utilizar a figura de um avião para representar uma estação de trem. Também
deve estar de acordo com o título e tema nele tratados. Ter conhecimento sobre esses critérios é muito importante para facilitar a leitura de mapas de todos os tipos.

- Utilizar a descendência dos alunos como ponto de partida para o conteúdo: 
População Brasileira (Livro Didático “Ligados.com Geografia” 5ºano, pág. 124). 
Livro Didático “Ligados.com Geografia” 5ºano: * Unidade 6 (A População Brasileira); * Unidade 7 (O Povo brasileiro) pág. 126: 
Preconceito ; * Unidade 8 (Migrações e condições de vida). 
MISCIGENAÇÃO: 
Miscigenação é a mistura entre raças, de povos de diferentes etnias.
- A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. 
São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos. 
Povos indígenas: antes do descobrimento do Brasil, o território já era habitado por povos nativos, nesse caso, os índios. Existem diversos grupos indígenas no país, entre os principais estão: Karajá, Bororo, Kaigang e Yanomani. No passado, a população desses índios era de quase 2 milhões de pessoas. 
Povos africanos: grupo humano que sofreu uma migração involuntária, pois foram capturados e trazidos para o Brasil, especialmente entre os séculos XVI e XIX. 
Nesse período, desembarcaram no Brasil milhões de negros africanos, que vieram para o trabalho escravo. Os escravos trabalharam especialmente no cultivo da cana-de-açúcar e do café. Imigrantes europeus e asiáticos: os primeiros europeus a chegarem ao Brasil foram os portugueses. Mais tarde, por volta do século XIX, o governo brasileiro promoveu a entrada de um grande número de imigrantes europeus e também asiáticos. Na primeira metade do século XX, pelo menos quatro milhões de imigrantes desembarcaram no Brasil. Dentre os principais grupos humanos europeus, destacam-se: portugueses, espanhóis, italianos e alemães. Em relação aos povos asiáticos, podemos destacar japoneses, sírios e libaneses. Tendo em vista essa diversidade de raças, culturas e etnias, o resultado só poderia ser uma miscigenação, a qual promoveu uma grande riqueza cultural. Por esse motivo, encontramos inúmeras manifestações culturais, costumes, pratos típicos, entre outros aspectos.

Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma temporária ou permanente. Esses fluxos migratórios podem ser desencadeados por vários motivos: econômicos, culturais, religiosos, políticos e naturais (secas, terremotos, enchentes etc.). 
- No Brasil, o fator que exerce maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica, pois o modelo econômico vigente força indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à procura de trabalho para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência. 
- Durante décadas, os principais fluxos migratórios no território brasileiro se direcionavam para a Região Sudeste, isso ocorria devido ao intenso processo de industrialização desenvolvido naquela Região. No entanto, as migrações para o Sudeste diminuíram e, atualmente, a Região Centro-Oeste tem exercido grande atração para os fluxos migratórios no Brasil, se tornando o principal destino. Natureza e Meio Ambiente
Questão Ambiental: 
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, ou SUSTENTABILIDADE é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras. 
É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro (definição da ONU). Sugestão para conhecimento do professor: documentário “A História das Coisas” (disponível no You Tube). 
Livro Didático “Ligados.com Geografia” 5ºano, pág.24 (Preservação); pág. 58 (sustentabilidade); pág. 74 (A degradação dos rios); pág. 92 (sustentabilidade- comunidades tradicionais).
Escala cartográfica. 
Livro Didático “Ligados.com Geografia” 5ºano, pág. 40 e 41. 
LIVRO DA CAIXA DO PACTO – 2º ANO: “PRIMEIROS MAPAS – COMO ENTENDER E CONSTRUIR”. Maria Elena Simielli. Editora Anglo. (pág. 30- Entendendo como são feitos os mapas; pág. 31- Entendendo Escala). 
A noção de ESCALA propicia ao aluno a compreensão do papel da relação proporcional entre o desenho e o espaço real, uma vez que determinadas generalizações impedem a observação detalhada de alguns fenômenos (escalas pequenas), enquanto outras oferecem mais elementos, mas reduzem a área do conjunto a ser observado (escalas grandes). 
 * ESCALA GRANDE = MAIS DETALHES→ EX: PLANTA DE CASA OU BAIRRO. 
 * ESCALA PEQUENA = MENOS DETALHES→ EX: MAPA DO BRASIL.

Relembrar

- É importante destacar o fato de que a URBANIZAÇÃO é um processo que atinge cidade e campo, pois envolve a transferência de pessoas da área rural (campo) para a área urbana (cidade).
A URBANIZAÇÃO associada à concentração de pessoas nas cidades e na substituição das atividades do setor primário (agricultura, pecuária e extrativismo) por atividades do setor secundário (indústrias) e terciário (comércio e serviços).
Entretanto, por se tratar de um processo, ela somente se concretiza quando ocorre o aumento da população urbana em relação à população rural, ou seja, a URBANIZAÇÃO só se define quando a população urbana torna-se maior que a população rural.
A Inglaterra foi o primeiro país a se urbanizar. Em 1850 já contava com mais de 50% de população urbana.
No Brasil, o processo de urbanização se consolida a partir da década de 1970, quando a população urbana supera a rural.

- Quilombo é o nome dado no Brasil aos locais de refúgio dos escravos fugidos de engenhos e fazendas durante o período colonial e imperial.
Nesses locais, os escravos passavam a viver em liberdade, criando novas relações sociais. Muitos quilombos existiram no Brasil e centenas deles ainda existem, formando o que hoje é chamado de comunidades quilombolas (livro do PR, pág.196 e 198).

- FUNÇÃO SOCIAL DO MAPA:
Mais do que uma ferramenta de orientação e localização, os mapas se transformaram num recurso importante para a expansão das civilizações, e o seu desenvolvimento foi colocado a serviço do poder. Eles foram fundamentais para a definição de estratégias militares e para a conquista de outros povos.
Na época das grandes navegações e dos descobrimentos marítimos (entre os séculos XV e XVI), por exemplo, os cartógrafos estavam presentes em cada expedição realizada. Sua função não era exatamente ajudar na localização, mas registrar e tornar pública a descoberta de novos territórios. A cartografia nunca foi uma ciência neutra, que representa exatamente o espaço ou a realidade. Por trás de todo mapa, há um interesse (político, econômico, pessoal), um objetivo (ampliar o território, melhorar a área agrícola etc.) e um conceito (o direito sobre determinada região, o uso do solo etc.). "O mapa é uma representação adaptada da realidade. Por isso, nunca é isento", diz Carla Gimenes de Sena, doutora em Pesquisa em Geografia e Cartografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Campus de Ourinhos.
Exemplo de mapa com intenção ideológica: mapa do Brasil sem a Amazônia, utilizado em livros didáticos dos EUA, com o objetivo de apresentar a Amazônia como território internacional e não brasileiro.
Para garantir melhor credibilidade das informações cartográficas, utilizar mapas oficiais, com fontes seguras, como IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
plano_de_trabalho_4_ano.pdf

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