terça-feira, 17 de março de 2020

NUMERAL


NUMERAL é a palavra que indica a quantidade, ordem, multiplicação ou fração. 
Os numerais podem ser:Cardinais: indicam quantidade.
Exemplos: um, dois, três, quatro, cinco…dez...
– Na minha casa tem três carros na garagem.

Ordinais: indicam ordem.
Exemplos: primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto…
– No campeonato de handboll, meu time ficou em quinto lugar.

Multiplicativos: indicam multiplicação.
Exemplos: dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo… 
– Minha irmã tem o dobro da minha idade.

Fracionários: indicam partes de um inteiro, divisão, fração.
Exemplos: meio, metade, um terço, um quarto… 
– Já comeram a metade do bolo.

Coletivos: indicam o número exato de indivíduos que compõem o conjunto.
Exemplos: dúzia, milheiro, milhar, dezena, centena, par, década. 
– Já faz mais uma década que eu fiz quinze anos.


Adaptado entre "acho" o caderno do futuro e essa publicação https://www.colegioweb.com.br/classes-gramaticais/numeral.html
O "lembre que" me remete a lição de lousa do caderno do futuro, mas não sei de qual ano, e os exercícios de fixação também... Gosto muito das atividades do caderno do futuro.
Exercícios

1) Classifique os numerais seguindo o exemplo

exemplos: trezentos - cardinal
                  doze avós - fracionário

a) oitocentos -
b) mil e setecentos -
c) triplo -
d) trigésimo -
e) milésimo -
f) dezessete -
g) treze -
h) um milhão -
i) décimos -
j) um quinto -
k) uma dúzia -
l) um século -
m) um -
n) um terço -
o) um nono -

2) Escreva os numerais por extenso

Cardinais

a) 13 - treze
b) 50 -
c) 30 -
d) 70 -
e) 16 -
f) 60 -
g) 18 -
h) 135 -

Ordinais

a) 10º - décimo
b) 20º -
c) 30º -
d) 40º -
e) 50º -
f) 70º


Nenhum comentário:

Postar um comentário