quarta-feira, 18 de março de 2020

CNH - História - resumos - Brasil

Brasil Independente
1- A história da república brasileira alternou momentos de democracia com momentos de ditadura.
- 1930 à 1945 – Era Vargas – Getúlio Vargas governou 4 anos depois de um golpe de estado, mais 3 eleito pelo Congresso Nacional e depois mais 8 após novo golpe de estado. Resumindo 15 anos de ditadura com graus diferentes de liberdade durante o período.
- 1946 à 1964 – Período Democrático – governos eleitos diretamente pelo povo: Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Juscelino Kubistchek, Janio Quadros e João Goulart. Resumindo 18 anos de democracia
- 1964 à 1985 – Ditadura Militar – governos exercidos apenas por militares eleitos de forma indireta pelo Congresso Nacional. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar. Neste período a restrição de direitos era a forma encontrada para que a sociedade fosse controlada.
- 1985 até hoje – período que se consolidou com a eleição indireta de uma chapa composta por civis (Tancredo Neves e seu vice José Sarney) e em 1988 com a promulgação de uma nova constituição para o Brasil. Resumindo 31 anos de democracia.
 O Brasil do século XXI é um país que ainda enfrenta muitos desafios para a garantia de direitos a todos os cidadãos. Mas com respeito a democracia e a liberdade ele tem avançado.
LIVROS: THAHIRA, Rosane Cristina. Projeto Buriti: História, 5º ano. São Paulo: Moderna, 2011. *(UNIDADE 7 TEMA 1,2 e 3) PÁGINA 90 a 102 *(UNIDADE 8 TEMA 1,2,3 e 4) – PÁGINA 104 a 116
CORREA, Aline. Akpalô história, 5: ensino fundamental. São Paulo: Brasil, 2010. *(CAPITULO 6, 7 PÁGINAS 76 a 101)

O sistema democrático vigente no Brasil é baseado em um modelo em que existem poderes independentes mas que se controlam mutuamente. Os três poderes ou funções de estado são Executivo, Judiciário e Legislativo. São independentes e coesos entre si. Poder Executivo: É a função do Estado que tem como objetivo administrar os interesses públicos com a execução de programas e projetos de governo de acordo com a aprovação legislativa e com a Constituição. Este poder é exercido: nos Municípios – Prefeito; nos Estados – Governador; na União – Presidente; e no Distrito Federal – Governador Distrital. Estes cargos são preenchidos através de voto popular. Poder Legislativo: É a função do Estado que tem como objetivo a elaboração, aprovação e fiscalização das leis. Este poder é exercido: nos Municípios – Câmaras de Vereadores; nos Estados – Assembleia Legislativa; na União – Câmara dos Deputados e Senado Federal; e no Distrito Federal – Assembleia Distrital. Estes cargos são preenchidos através de voto popular. Poder Judiciário: É a função do Estado que cuida para que essas leis sejam cumpridas e zela pelos direitos dos indivíduos. Fazem parte deste poder juízes, desembargadores e ministros observados os graus da justiça. Com a Constituição de 1988, o Ministério Público foi colocado como uma espécie de 4º poder. São eles que tem a função de propor ações contra aqueles que não estão desempenhando corretamente suas funções públicas e a defesa do interesse dos cidadãos. Ele pode ser estadual ou federal e é exercido por promotores e procuradores de justiça.


O sistema democrático vigente no Brasil é baseado em um modelo em que existem poderes independentes mas que se controlam mutuamente.
 Os três poderes ou funções de estado são Executivo, Judiciário e Legislativo. São independentes e coesos entre si.
Poder Executivo: É a função do Estado que tem como objetivo administrar os interesses públicos com a execução de programas e projetos de governo de acordo com a aprovação legislativa e com a Constituição. Este poder é exercido: nos Municípios – Prefeito; nos Estados – Governador; na União – Presidente; e no Distrito Federal – Governador Distrital. Estes cargos são preenchidos através de voto popular.
Poder Legislativo: É a função do Estado que tem como objetivo a elaboração, aprovação e fiscalização das leis. Este poder é exercido: nos Municípios – Câmaras de Vereadores; nos Estados – Assembleia Legislativa; na União – Câmara dos Deputados e Senado Federal; e no Distrito Federal – Assembleia Distrital. Estes cargos são preenchidos através de voto popular.
Poder Judiciário: É a função do Estado que cuida para que essas leis sejam cumpridas e zela pelos direitos dos indivíduos. Fazem parte deste poder juízes, desembargadores e ministros observados os graus da justiça.
 Com a Constituição de 1988, o Ministério Público foi colocado como uma espécie de 4º poder. São eles que tem a função de propor ações contra aqueles que não estão desempenhando corretamente suas funções públicas e a defesa do interesse dos cidadãos. Ele pode ser estadual ou federal e é exercido por promotores e procuradores de justiça.
Guia do Cidadão. Disponível em: http://www.alep.pr.gov.br/downloads/arquivos/cartilha-mpgeracao-atitude.pdf.

“O que e que eu vou ser? (Pedro Bandeira)

O que eu vou ser quando crescer?
Por que me perguntam tanto,o que eu vou ser quando crescer?O que eles pensam de mimé o que eu queria saber!Gente grande é engraçada!O que eles querem dizer?Pensam que eu não sou nada?Só vou ser quando crescer?Que não me venham com essa,pra não perder o latim.Eu sou um monte de coisase tenho orgulho de mim!Essa pergunta de adultoé a mais chata que há!Por que só quando crescer?Não vou esperar até lá?Eu vou ser quem eu já souneste momento presente!Vou continuar sendo eu!Vou continuar sendo gente!BANDEIRA, Pedro. Mais respeito, eu sou criança! Ilustrações de Odilon Moraes - 2 ed. 2009. Página 20.

http://escolabeatrizdesouzabrito.blogspot.com/2012/11/pedro-bandeira-o-que-eu-vou-ser-quando.html

 O Brasil é um país multirracial. Sua cultura é o resultado da mistura de diversas tradições que chegaram e chegam aqui. Mesmo assim percebe-se a existência de preconceitos e discrimação baseados em critérios raciais. Ainda hoje observam-se posturas permissivas que contribuem para o preconceito e para o racismo. Não basta que existam leis para a punição de comportamentos. É preciso que as novas gerações sejam educadas a ver a sociedade pela ótica da igualdade, buscando reconhecer a importância das culturas africanas, indígenas, europeia na formação da cultura do povo brasileiro.
www.cambe.pr.gov.br › site › curriculoeducacao ›plano_de_trabalho_2_ano.pdf

O Brasil possui mais de 205 milhões de habitantes (segundo estimativa do IBGE em 2016).
Essa população vive, em sua maioria, em espaços urbanos. Desde que o Brasil voltou a democracia, é inegável que a vida da população vem tendo melhoras significativas, principalmente depois do controle da inflação pois a economia estabilizada permite que todos tenham mais acesso aos bens de consumo. É necessário apontar que houve aumento de acesso aos serviços básicos essenciais, por exemplo, coleta de lixo, rede de esgotos, água encanada, luz elétrica. Isto traz uma melhoria na qualidade de vida das pessoas. Entretanto esses serviços ainda não atendem toda a população brasileira. Outro avanço diz respeito ao acesso à educação.
Por meio de programas governamentais e incentivos aos pais, os índices de crianças e adolescentes matriculados nas escolas vem aumentando e, com isso, o analfabetismo vem caindo. Uma das medidas que tem como objetivos melhorar a educação no país é a obrigatoriedade do Ensino fundamental de 9 anos. Mas ainda existem muitos problemas a serem resolvidos como: a erradicação do trabalho infantil; a diminuição dos índices de violência; o crescimento dos níveis de emprego, e, principalmente, a eliminação da desigualdade social.
Este é um problema que acontece quando a distribuição de renda, ou seja, do dinheiro e dos bens econômicos, é feita de forma inadequada e a maior parte da renda fica nas mãos de poucas pessoas. Assim existem poucos com muito dinheiro e muitos com pouco. Esse é um dos maiores desafios do Brasil atual, pois é a causa principal dos problemas já citados.
(Aline Correa, 2004)
LIVROS: ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes; BORELLA, Regina Nogueira. Ligados.com: História, 5º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. *(UNIDADE 7 CAPITULO 1 E 2 PÁGINAS 126 a 137) *UNIDADE 8 CAPITULO 1 E 2 PÁGINAS 140 a 157) CORREA, Aline. Akpalô história, 5: ensino fundamental. São Paulo: Brasil, 2010. *(CAPITULO 9 PÁGINAS 116 a 121)

Os Símbolos Nacionais do Brasil foram definidos na Lei 5.700 de 1º de setembro de 1971.
São símbolos nacionais: a Bandeira, o Hino, as Armas Nacionais e o Selo Nacional. Além de estabelecer quais são os símbolos, esta lei também fez determinações sobre como devem ser usados, padrões e formatos, significados, etc.
Estes símbolos são de extrema importância para nossa nação, pois representam o Brasil dentro e fora do território nacional.
Os Símbolos Nacionais são usados em cerimônias, documentos oficiais, eventos e localidades oficiais SUGESTÕES:
Lei Nacional 5.700/71. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5700.htm.
Acervo dos símbolos nacionais. Disponível em: https://www2.planalto.gov.br/acervo/simbolos-nacionais. Cultura 1- O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os povos africanos escravizados foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil.
Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo. LIVROS: ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes; BORELLA, Regina Nogueira. Ligados.com: História, 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. *(UNIDADE 3
CAPITULO 1 e 2) THAHIRA, Rosane Cristina. Projeto Buriti: História, 4º ano. São Paulo: Moderna, 2011.
*(UNIDADE 3 TEMA 1 e 2) *(UNIDADE 7 TEMA 3 PÁGINAS 100 a 103 2- Os conceitos de desigualdade e cidadania foram construídos e reconstruídos ao longo do tempo de nossa história. São conceitos relevantes e carecem de entendimento sobre suas diversas manifestações, para ações eficazes por parte de agentes públicos ocupados em compreender as necessidades básicas do ser humano independentes de etnias e condição social.
LIVROS: ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes; BORELLA, Regina Nogueira. Ligados.com: História, 5º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. *(UNIDADE 8 CAPITULO 1 e 2) CORREA, Aline. Akpalô história, 5: ensino fundamental. São Paulo: Brasil, 2010. *(CAPITULO 9 PÁGINAS 122 a 133)


Nenhum comentário:

Postar um comentário