terça-feira, 10 de março de 2020

EMAI 5º ANO 2020 / LIVRO DIDÁTICO NOVO PITANGUÁ MATEMÁTICA / Currículo Paulista / BNCC


EMAI - Atividade 1 – Localização – Mapa - Fronteira

NOVO PITANGUÁ - 9 - Localização e deslocamento
Coordenadas
Ordenadas

Geometria
(EF05MA14) Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.
Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano.
Geometria
(EF05MA15A) Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.
Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano.
Geometria
(EF05MA15B) Construir itinerários para representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.
Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano.


Geometria
Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano
(EF05MA14) Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.
Geometria
Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano
(EF05MA15) Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.

EMAI - Atividade 2 – quadro numérico
Números por extenso
Ordens
Classes
Composição
Decomposição
Leitura de gráfico
Arredondamento
Números
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais no mínimo até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais.
Números
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais positivos na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na reta numérica.
Números
(EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica.
Números
(EF05MA04A) Identificar diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes.
Comparação e ordenação de números racionais na representação fracionária e decimal utilizando a noção de equivalência.
Números
(EF05MA04B) Produzir diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes.
Comparação e ordenação de números racionais na representação fracionária e decimal utilizando a noção de equivalência.
Números
(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
Comparação e ordenação de números racionais na representação decimal e na fracionária utilizando
a noção de equivalência
Números
(EF05MA07) Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Situações-problema: adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita.
Números
(EF05MA08) Resolver e elaborar situações problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Situações-problema: multiplicação e divisão envolvendo números naturais e racionais cuja representação decimal é finita por números naturais.
Números
(EF05MA09) Resolver e elaborar situações-problema simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.
Problemas de contagem, combinando elementos de uma coleção com todos os elementos de outra coleção.

Números
Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens)
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Números
Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na reta numérica
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

NOVO PITANGUÁ - 1- A numeração indo-arábica
Ordens
Classes
Arredondamentos

EMAI - Atividade 3 – Situações Problemas
Sequência e regra
Cálculo mental
Maior ou menor
Operação formas diferentes

Atividade 4 – Multiplicações
Multiplicações por 10, 100 e 1000
Situações Problemas
Tabela de Pitágoras
Termos das Operações

Atividade 5 - Jogos, coleções e malha quadriculada uso da multiplicação

Atividade 6 – Operação com valor monetário
Divisão
Divisão em decomposição

NOVO PITANGUÁ - 3 - Adição e Subtração
Multiplicação
Divisão

Números
(EF05MA08) Resolver e elaborar situações problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Situações-problema: multiplicação e divisão envolvendo números naturais e racionais cuja representação decimal é finita por números naturais.
Números
(EF05MA09) Resolver e elaborar situações-problema simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.
Problemas de contagem, combinando elementos de uma coleção com todos os elementos de outra coleção.

EMAI - Atividade 6 – continuação - Analisar e classificar corpos redondos, prismas e pirâmides
Atividade 10 – poliedro
Prisma pirâmides
Aresta vértice faces
Planificação
Sólidos de Platão
Atividade 15 – polígonos
Nome dos polígonos
Tangram

NOVO PITANGUÁ - 2 - Poliedros
Geometria
(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.
Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações,
planificações e características.
Geometria
(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Figuras geométricas planas: características, representações e ângulos.
Geometria
(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e/ou com o uso de tecnologias digitais.
Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas:
reconhecimento da
congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes.


Geometria
Figuras geométricas espaciais: reconhecimento, representações, planificações e características
(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.
Geometria
Figuras geométricas planas: características, representações e ângulos
(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Geometria
Ampliação e redução de figuras poligonais em malhas quadriculadas: reconhecimento da congruência dos ângulos e da proporcionalidade dos lados correspondentes
(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

EMAI - Atividade 7 – números naturais e números racionais
Fração
Nomear fração
Atividade 9 - Fração
Fração equivalente

NOVO PITANGUÁ - 4 - Frações de figuras
Frações de uma quantidade
Número na forma mista
Frações equivalentes
Comparação de frações
Operações com frações
Frações com denominadores diferentes

Números
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais no mínimo até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais.
Números
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais positivos na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na reta numérica.
Números
(EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica.
Números
(EF05MA04A) Identificar diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes.
Comparação e ordenação de números racionais na representação fracionária e decimal utilizando a noção de equivalência.
Números
(EF05MA04B) Produzir diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes.
Comparação e ordenação de números racionais na representação fracionária e decimal utilizando a noção de equivalência.
Números
(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
Comparação e ordenação de números racionais na representação decimal e na fracionária utilizando
a noção de equivalência
Números
(EF05MA07) Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Situações-problema: adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita.
Números
(EF05MA08) Resolver e elaborar situações problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Situações-problema: multiplicação e divisão envolvendo números naturais e racionais cuja representação decimal é finita por números naturais.
Números
(EF05MA09) Resolver e elaborar situações-problema simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.
Problemas de contagem, combinando elementos de uma coleção com todos os elementos de outra coleção.
Álgebra
(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
Propriedades da igualdade e noção de equivalência.
Álgebra
(EF05MA11) Resolver e elaborar situações-problema cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.
Propriedades da igualdade e noção de equivalência.
Álgebra
(EF05MA12) Resolver situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
Grandezas diretamente proporcionais
Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais.
Álgebra
(EF05MA13) Resolver situações-problema envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.
Grandezas diretamente proporcionais
Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais. Divisão desigual


Números
Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens)
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Números
Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na reta numérica
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
Números
Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica
(EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
Números
Comparação e ordenação de números racionais na representação decimal e na fracionária utilizando a noção de equivalência
(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
Números
Comparação e ordenação de números racionais na representação decimal e na fracionária utilizando a noção de equivalência
(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
Números
Cálculo de porcentagens e representação fracionária
(EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Números
Problemas: adição e subtração de números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Números
Problemas: multiplicação e divisão de números racionais cuja representação decimal é finita por números naturais
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EMAI - Atividade 8 – leitura de situações problemas e soluções
Divisão, uso da vírgula
Uso da calculadora
Decimais
Reta numérica
Medida massa
Gráfico
Atividade 11 – Medida tempo clima
Temperatura
Tempo relógio horas
Tabela e gráfico
Atividade 14 – Tabela
Numero por extenso
Valor monetário
Decimais
Atividade 13 – divisão
Situações com grandezas e medidas

NOVO PITANGUÁ - 5 - Estatística e probabilidade
Gráficos e tabelas
6 - Números decimais
Sistema de numeração decimal
Operações com decimais
Porcentagem
7 - Grandeza e medida
Comprimento
Capacidade
Tempo
11 - Grandezas e medidas
Superfície
Volume
Temperatura
Massa

Grandezas e medidas
(EF05MA19) Resolver e elaborar situações--problema envolvendo medidas de diferentes grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, capacidade e área, reconhecendo e utilizando medidas como ometro quadrado e o centímetro quadrado, recorrendo a transformações adequadas entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Medidas de comprimento, área,massa, tempo, temperatura e capacidade: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida
mais usuais.
Grandezas e medidas
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Áreas e perímetros de figuras poligonais: algumas relações.
Grandezas e medidas
(EF05MA21) Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.
Noção de volume.
Probabilidade e estatística
(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não, explorando a ideia de probabilidade em situações-problema simples.
Espaço amostral: análise de chances de eventos aleatórios.
Probabilidade e estatística
(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).
Cálculo de probabilidade de eventos equiprováveis.
Probabilidade e estatística
(EF05MA24) Analisar e Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas (simples ou de dupla entrada) e gráficos (colunas agrupadas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráfico de linhas.
Probabilidade e estatística
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráfico de linhas.

Grandezas e medidas
Medidas de comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida mais usuais
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Grandezas e medidas
Áreas e perímetros de figuras poligonais: algumas relações
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Grandezas e medidas
Noção de volume
(EF05MA21) Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.


Probabilidade e estatística
Espaço amostral: análise de chances de eventos aleatórios
(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.
Probabilidade e estatística
Cálculo de probabilidade de eventos equiprováveis
(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).
Probabilidade e estatística
Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráfico de linhas
(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
Probabilidade e estatística
Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráfico de linhas
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

EMAI - Atividade 12 – revisão de conteúdos

NOVO PITANGUÁ - 10 - Expressões numéricas

Números
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais no mínimo até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e   ordenação de números naturais.
Números
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais positivos na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
Números racionais expressos na forma decimal e sua representação na reta numérica.


Números
Problemas de contagem do tipo: “Se cada objeto de uma coleção A for combinado com todos os elementos de uma coleção B, quantos agrupamentos desse tipo podem ser formados?”
(EF05MA09) Resolver e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.
Álgebra
Propriedades da igualdade e noção de equivalência
(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
Álgebra
Propriedades da igualdade e noção de equivalência
(EF05MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.
Álgebra
Grandezas diretamente proporcionais
Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais
(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
Álgebra
Grandezas diretamente proporcionais
Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais
(EF05MA13) Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário